Um Projeto: Fundação Estudar
Homem e mulher discutindo projeto

Por que o fracasso é tão importante para o Google

Por Rafael Carvalho

Adriana Noreña, diretora da empresa na América Hispânica, explica a importância da liberdade de errar e por que acredita que o futuro do Google está nos países latino-americanos

Exemplo clássico de sucesso no mundo da internet, o Google é case de praticamente todo curso de negócios e tema de várias anedotas sobre gestão. Uma delas envolve o CEO Larry Page e Sheryl Sandberg, na época vice-presidente da empresa e hoje COO do Facebook. Na história, Sandberg conta para Page que cometeu um erro que custou milhões ao Google. Ele, para a surpresa da executiva, não fica decepcionado: se esse tipo de erro não ocorresse era sinal de que a companhia não estava se arriscando o tanto que deveria.

“No Google cai bem dizer: me equivoquei e vou me corrigir”, explica Adriana Noreña, diretora geral da companhia para os países hispano-americanos, segundo relata a agência EFE. Ela esteve essa semana em Belo Horizonte, onde fica o único centro de engenharia do Google na América Latina, um espaço que atrai jovens talentosos de todo o continente.

Não é novidade que a liberdade de errar e a vontade de arriscar são ingredientes vitais para a inovação, mas poucos colocam isso em prática e incorporam esse ideal na cultura da empresa tão bem quanto o Google – que, não por coincidência, reúne alta concentração de líderes inovadores.

Para Noreña, perder o medo do fracasso é uma atitude que precisa ser estimulada abertamente, e não só em empresas de tecnologia. “É algo que precisa ser incentivado, ser dito e ser vivido. Há gente que não aceita isso. Em quantas empresas, quando se comete um erro, você vai para a rua? É preciso ter essa transparência e dizer que está ok. No Google, isso se faz muito”, ela diz.

Assista a bate-papo do Na Prática com Jorge Paulo Lemann

Enquanto algumas das apostas da empresa não deram certo, outras cresceram e se tornaram parte dos negócios que mais trazem lucro para a gigante da Internet. O segredo está em tornar os erros produtivos, tanto em aprendizado como em resiliência – termo emprestado da física para designar a habilidade de superar dificuldades. De acordo com Noreña, essa característica é mais comum entre os latino-americanos.

“Uma postura que é básica e que se vê muito no Brasil e na Argentina é a capacidade criativa. Isso no mundo publicitário é essencial. A segunda é que as economias da América Latina passaram por hiperinflações, desvalorizações. Então, a capacidade de adaptação dos modelos de negócios para sobreviver, digamos, foi colocada mais em teste na América Latina”, ela analisa. Essa é uma das razões que faz a executiva acreditar que o novo Google pode surgir nessa parte do globo. “Aqui há capacidade criativa, resiliência, o que provavelmente é algo mais difícil de ser visto em uma economia mais estável”, conclui.

Noreña também falou da importância de desenvolver talentos: “Há concorrência pelos talentos, porque são poucos, mas também há necessidade de gerá-lo. Nós fizemos várias coisas para ajudar a educar esses talentos, temos ferramentas online e o Google Academy. Há uma plataforma para a formação de agências, profissionais de marketing digital e consultores online que se chama Google Partners, onde os capacitamos e lhes damos ferramentas para que primeiro treinem e depois também façam disso um negócio”.

 

Dica do Na Prática:

Ainda não sabe qual rumo dar para a sua carreira? Não deixe de conhecer bem de perto o mercado de trabalho antes de tomar qualquer decisão, pois um erro nesta etapa pode gerar grandes frustrações, te levando até caminhos que não fazem sentido para você. Mas fique tranquilo, foi pensando neste desafio que a Fundação Estudar criou o Carreira Na Prática, um curso no qual você irá visitar empresas, entender a rotina de trabalho e tirar dúvidas com profissionais para tomar decisões mais embasadas. Inscreva-se até este Domingo, 29/05, com 20% de desconto usando o cupom MINHACARREIRA. Clique aqui para saber mais!

 

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo