entrevista de emprego

Muito se fala sobre como o candidato pode cativar o recrutador, ou sobre como dar as melhores respostas possíveis em uma entrevista de emprego. No entanto, há formas de impressionar quem está avaliando também fazendo as perguntas certas.

Uma boa entrevista é uma conversa em que ambos os lados entendem melhor se a oportunidade é adequada. Então, este momento deve servir para tirar qualquer tipo de dúvida, até as que surgirem na hora, como: quão flexíveis são os horários, como se dá a interação entre as equipes, etc.

Mas se quiser aproveitar a oportunidade para também se destacar ainda mais, há duas perguntas para se ter na manga. Pensadas pelo empreendedor Jason Lemkin, fundador e CEO do EchoSign (agora, Adobe Document Cloud) e descritas por ele em um tópico do Quora, estas questões também ajudam o candidato a descobrir quais são suas perspectivas reais na empresa.

 

 

Jason é um venture capitalist – um tipo de investidor de startup -, e, por isso, busca “entender o que realmente está acontecendo nos bastidores” dos seus investimentos. Para ele, essas questões específicas ajudam a cobrir informações que não se encontram na internet ou nas perguntas e respostas padrão das entrevistas.

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#1 Como a empresa vai estar daqui a um ano? De todas e quaisquer perspectivas – produto, pessoas, equipes, receita.

Segundo Jason, é surpreendente como a resposta dessa pergunta mostra se a empresa tem uma visão verdadeira e uma equipe que age conjuntamente em harmonia, ou não. Aqui, o principal aspecto a se perceber é se a resposta faz sentido e tem relação com todos os outros dados sobre a companhia dos quais o candidato tem conhecimento.

Leia mais: O que o recrutador avalia com suas respostas sem você saber

#2 O que preciso realizar nos primeiros 90 a 120 dias para ser um sucesso e causar impacto?

Jason diz que muitos recrutadores não sabem responder esta pergunta. Isso porque o principal objetivo deles, geralmente, é apenas “preencher um espaço”, explica. Mas, se for uma instituição organizada e com uma missão, eles provavelmente saberão descrever exatamente quem buscam e como esta pessoa pode causar um impacto em um período de 90 dias.

O principal objetivo do candidato, ao questionar, deve ser obter uma visão completa da empresa e do cargo que, possivelmente, ocupará. Quanto mais souber, maior a probabilidade de tomar a decisão certa.

Mas essas duas perguntas fazem mais do que captar informação: elas demonstram ao recrutador intenção e consciência sobre o futuro. Duas características importantes a se ter para a maioria das vagas de emprego. 

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