Notebook aberto na página do Quora e mão em mouse

O Quora é uma plataforma de perguntas e respostas em que qualquer um pode participar. Seu diferencial é o fato de que os próprios usuários criam as questões, respondem, editam e organizam todo o conteúdo.

A estrutura de funcionamento do Quora – que, inclusive, atrai figuras como Obama – permite que seu uso se dê também para fins profissionais. Dá para participar com objetivo de alavancar a carreira e procurar soluções para empresas, por exemplo.

Se tudo que está lá é baseado em opiniões, por que confiar no material? Não é seguro acreditar plenamente em nada que está na internet, mas usar o Quora tem vantagens, nesse quesito, em relação aos outros sites similares. Apesar do crescimento do número de usuários, ele consegue ter conteúdo de qualidade, mesmo sem restrições de tópicos.

“Uma das coisas que mais me agradam no Quora é que ele felizmente tem uma comunidade colaborativa de alto nível, com isso a discussão do tópico torna-se muito rica”, diz Marcos Torres, designer de user experience e user interface na Fundação Estudar.

Isso ocorre, em parte, porque há moderação feita pelos Administrators. E os próprios leitores podem votar a favor ou contra uma postagem, o que serve como outro filtro. A anonimidade só existe em interações específicas: os usuários podem postar respostas anônimas, mas precisam revelar a identidade para votar, comentar ou denunciar.

Ainda contribui para sua credibilidade o fato de que muitos aproveitam o Quora para se destacar – ou destacar alguma instituição. As perguntas (e respostas) aparecem nos mecanismos de busca. Então, a maioria dos participantes publica material sério e evita se expor de forma negativa.

A junção de informação de valor com características de redes sociais faz do Quora – que tem site e aplicativo – uma plataforma em que leitores e produtores de conteúdo procuram estabelecer reputação pessoal e profissional.

Como usar o Quora para avançar profissionalmente

Decisão de carreira

Pela disponibilidade de material e possibilidade de perguntar qualquer coisa, o Quora serve muito bem para quem está na fase de decisão de carreira.

Dá para tirar dúvidas ou pesquisar opiniões sobre uma área, por exemplo. Com uma pergunta, o usuário descobre exatamente as informações que procura, vindas de pessoas que entendem do assunto.

A variedade de temas é tanta que, investigando por lá, não vai ser difícil conhecer outras profissões.

Baixe grátis a nossa Matriz de Decisão de Carreira para te ajudar a encontrar a melhor área e setor para atuar

Procurar emprego

Enquanto os usuários seguem os conhecidos nas principais redes sociais, no Quora eles acompanham o conteúdo e, por meio dele, conhecem novas pessoas. Essa premissa pode render até oportunidades de emprego.

É o caso do empresário Faisal Khan, por exemplo, cuja história de sucesso começou no Quora. Faisal conseguiu abrir sua própria consultoria financeira a partir de sua participação no site. Ele respondia tantas questões ligadas ao tema que criou uma comunidade extensa de pessoas que viriam a ser seus primeiros clientes.

Mas, para procurar emprego no Quora é preciso construir um perfil adequado e mostrar seu conhecimento. Tudo de forma pensada a fortalecer uma reputação no campo em que quer trabalhar.

O primeiro passo é resumir sua experiência e conhecimentos na sua página e, em seguida, convidar pessoas da sua rede a te acompanharem. Assim, quem já te conhecia, vê também seu lado profissional, o que, por si só, pode abrir portas.

O Quora dá a possibilidade de seguir tópicos e usuários, então encontre e siga todos que podem ser relevantes na sua procura por emprego. Inclusive, recrutadores das empresas de interesse.

Quando identificar as principais empresas e figuras da área, acompanhe-os também. Responder, com frequência, as perguntas que eles seguem pode fazer com que você seja notado.

Aperfeiçoamento

Quem quer se aperfeiçoar – tanto pessoal quanto profissionalmente – encontra no Quora bastante material.

“Existe uma infinidade de tópicos sobre comportamento humano e negócios, como alguns estudos que acabam se tornando life hacks que te ajudam a ser mais produtivo e melhorar seu relacionamento inter-pessoal até outros assuntos mais pessoais, de como ser mais na feliz na vida e no emprego”, diz Marcos.

A oferta gigante de informação não significa que não há conteúdo sobre campos específicos – pelo contrário. Dá para usar o Quora para aprender técnicas pontuais, que foi o caso de Marcos. Responsável pelo processo “desafiador” de reformular os portais Na Prática e Estudar Fora, ele conta que utilizou a plataforma para entender as melhores práticas e cases de sucesso.“Quebrei as minhas pesquisas em algumas etapas core que envolviam o projeto”, explica.

Leia mais: Especialista explica como “contratar” seu emprego para avançar na carreira

Fortalecer a reputação profissional

O Quora é um excelente recurso para construir confiança, autoridade em seu campo de atuação e se destacar profissionalmente.

Na plataforma, existem três métricas de valorização do conteúdo: visualizações, upvotes e comentários. Upvote – tipo de “curtida – é a maneira dos outros aprovarem sua resposta; basicamente, significa que ela contribui para a discussão.

Para se estabelecer como um colaborador influente, então, é preciso fornecer comentários úteis. O ideal é escolher tópicos que você domine e abordá-los com profundidade e estrutura. Assim como em uma postagem de um blog, adicionar imagens, parágrafos e cabeçalhos torna a leitura mais prazerosa.

Como usar os benefícios do Quora para empresas

Para quem pensa em abrir um negócio, ou já tem uma empresa aberta, o Quora também tem utilidade.

Pesquisa de mercado

O Quora recebe mais de 190 milhões de visitantes por mês, então pode servir como plataforma para uma espécie de pesquisa de mercado.

Dá para buscar avaliação do público de algum aspecto do produto, ou investigar opiniões sobre uma ideia e até entender que serviços os usuários sentem que faltam na indústria.

Divulgação

Não só o marketing pessoal na hora de buscar emprego, se você possui um negócio próprio, pode utilizar o Quora para divulgá-lo. Considerando o fluxo de visitantes, a plataforma tem potencial para ser uma ferramenta poderosa de marketing.

Quando responder alguma pergunta relacionada, pode incluir um link da sua empresa. Ou indicá-la quando alguém pergunta sobre o tipo de serviço que ela oferece.

No entanto, não adianta apenas colocar o link, é preciso fornecer conteúdo e conselhos úteis. A comunidade do Quora não aprecia nem vota a favor de respostas sem valor informativo.

Tudo que você compartilha – perguntando ou respondendo – aparece nos resultados dos buscadores. Assim, as pessoas podem ler, achar o conteúdo de qualidade e procurar saber mais sobre você ou seu negócio.

Uma outra forma de ganhar exposição para sua empresa é criar uma página própria para ela. Além de fazer com que a comunidade conheça melhor seu produto ou serviço, é uma ótima forma de conseguir opiniões.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: