Um Projeto: Fundação Estudar

Veja como responder as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego

Por Redação, do Na Prática

Uma entrevista de emprego não precisa ser tão estressante assim. Nessa websérie, você aprende a fazer sua apresentação pessoal, falar de pontos fortes e fracos e vender seu peixe

Seja para uma vaga em startup ou para o programa de trainee de uma grande empresa, as entrevistas de emprego têm uma estrutura parecida: o candidato se apresenta e o entrevistador faz uma série de perguntas para entender melhor quem ele é, o que ele já fez e o que é capaz de fazer.

É comum que um entrevistador tenha na agenda várias entrevistas no mesmo dia, uma seguida da outra. Isso suscita a questão: como responder as perguntas da melhor maneira e se destacar no meio de tanta gente?

Como em qualquer outra avaliação, preparar-se é a melhor resposta. “Se você estuda durante dias para uma prova da faculdade, por que não vai fazer o mesmo para a entrevista de emprego, que não deixa de ser um teste?”, comenta Gabriel Vinholi, um dos responsáveis pelas metodologias dos cursos de carreira da Fundação Estudar.

Inscreva-se no curso por e-mail: O Passo a Passo para Sobreviver aos Processos Seletivos Mais Concorridos

Nos vídeos a seguir, ele dá dicas sobre como responder as perguntas mais comuns nas entrevistas. O objetivo não é dar uma resposta ou contar o que você deve falar, mas trazer reflexões que vão te ajudar a chegar em respostas mais profundas, embasadas e verdadeiras – o que com certeza vai chamar a atenção do recrutador. Assista!

Como responder perguntas em uma entrevista de emprego

1. Quais são seus pontos fortes e fracos?

Leia também: Está entrando no mercado? Saiba como fazer seu currículo e baixe um modelo

2. Me fale sobre você…

3. Como você se vê daqui a 10 anos?

4. Por que devo te contratar?

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo