Fundação Estudar - Na prática - Desenvolvimento pessoal e profissional de jovens

PepsiCo na prática: conheça a responsável pelo negócio de snacks no Brasil

andrea alvares pepsico

Ao ver salgadinhos nas prateleiras dos supermercados mal dá para imaginar todo o trabalho que existe por trás destes produtos. No caso das marcas da PepsiCo – como Cheetos, Doritos, Fandangos e quase todas as outras que você consiga lembrar –, quem está por trás de grande parte desse trabalho é Andrea Alvares, 43 anos, diretora geral da unidade de negócios de snacks da PepsiCo Brasil. A marca é a líder no segmento aqui no país.

Há 14 anos na empresa, Andrea passou por alguns cargos, inclusive ficou dois anos trabalhando da Argentina, até chegar à diretoria – ela foi a primeira mulher a assumir o comando de uma área de negócios da PepsiCo no Brasil. Seu papel é definir a linha estratégica, o plano de negócios anual, os padrões de inovação e a agenda da operação da área. “Isso quer dizer que eu respondo pelo resultado dessa unidade de negócio, é uma grande responsabilidade”, diz Andrea.

Graduada em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, ela se preparou de muitas maneiras para assumir o posto. Antes de chegar à PepsiCo, Andrea passou pela PriceWaterhouseCoopers, logo no começo da carreira, e pela P&G (Procter & Gamble), onde ficou por sete anos. Toda essa experiência, segundo ela, a tornou capaz de lidar com as responsabilidades da sua atual função.

“Estudei durante a minha vida inteira, continuo aprendendo e fiz muitos cursos dedicados a liderança”, diz. “Gosto de estudar por períodos curtos, mas considero a possibilidade de um sabático para fazer um mestrado, por exemplo”. Para alguém que tem inquietação intelectual, como ela, estar em uma multinacional pode ser muito interessante. “Estamos em contato com o que há de mais novo”, afirma.

Leia também: Bens de consumo, o foco no produto

Resultados visíveis

Andrea não é uma workaholic, mas pode ser considerada uma worklover, e um dos motivos para que ela seja tão apaixonada pelo que faz é ver o resultado concreto do seu trabalho, seja nas prateleiras do mercado ou na vida das pessoas que trabalham com ela. Ser líder, não se pode esquecer, é ser responsável por impactar positivamente o trabalho de uma equipe inteira, ajudando a desenvolver profissionalmente essas pessoas.

Outros momentos de orgulho são os que envolvem tomadas de decisões importantes para o negócio. Andrea lembra com vaidade de uma campanha da qual participou enquanto estava na Argentina: ela foi responsável por uma virada muito positiva para a marca H2O no país. Seu orgulho mais recente é o lançamento da Lays no Brasil. “Fiquei muito feliz em ver a marca nas prateleiras, fazendo sucesso no mundo real”, diz, ressaltando o encanto pela concretude do seu trabalho. “Além disso tudo, é muito bom me sentir produtiva, aprender, criar e, claro, ter liberdade financeira.”

Para trabalhar em sua equipe, ela destaca que o jovem profissional precisa ter curiosidade intelectual, autonomia e capacidade de solução de problemas. “Resumindo, gente que tenta se virar e correr atrás de soluções, com atitude positiva diante dos problemas, vendo-os do tamanho que têm”, explica ela.

Leia também: Sete dicas para quem sonha em trabalhar na indústria de bens de consumo

Como é na PepsiCo

“Eu gostava muito de trabalhar na Procter, mas queria poder errar para aprender com minhas falhas, e a PepsiCo é um ambiente que sempre me proporcionou isso”, diz Andrea. Ela acredita que na empresa tem liberdade para atuar com experimentação empreendedora e um arcabouço técnico excelente, o que lhe dá segurança. O estilo de chefia também lhe agrada muito. “Ser assertivo não significa ser agressivo, nem mal educado. O que é importante é ser inclusivo e respeitoso”, conta Andrea.

O dia a dia é cheio, mas não a ponto de ser incômodo. “Entendo que tenho um ritmo de vida intenso, mas eu gosto. Isso envolve o trabalho e a família – sair, ter uma vida cultural e social ativa também faz parte da minha rotina”, ela fala com satisfação. É a vida que Andrea imaginava no começo da carreira? Sim. O principal da sua imagem de futuro era autonomia, realização pessoal e profissional e reconhecimento, tudo trazendo felicidade. “Na época eu incluía só um cachorro na cena. Hoje tenho três filhos, um cachorro e uma gata”, brinca.

Durante sua trajetória profissional, Andrea sente que foi muito importante ter pessoas com quem conversar, especialmente mulheres que abriram caminho em cargos de liderança. A liderança mundial da PepsiCo, aliás, é feminina. A indiana Indra Nooyi é conhecida por ter um diálogo aberto sobre a própria vida e as dificuldades que enfrentou em seu percurso profissional. Para Andrea, o mais importante – e também sutil – em ter uma mulher como presidente mundial é pensar “olha, também posso chegar lá”. Se torna, afinal, inspirador. A principal lição é não subestimar a própria capacidade de seguir adiante – e para cima!

 

Cursos Gratuitos e com Certificado:

Faça como mais de 100 mil universitários e recém-formados e acelere sua carreira
com os cursos gratuitos da Fundação Estudar.

Clique para garantir seu acesso gratuito!

 

Esta reportagem faz parte da seção Explore, que reúne uma série de conteúdos exclusivos sobre carreira em negócios. Nela, explicamos como funciona, como é na prática e como entrar em diversas indústrias e funções. Nosso objetivo é te dar algumas coordenadas para você ter uma ideia mais real do que vai encontrar no dia a dia de trabalho em diferentes setores e áreas de atuação.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

MAIS DO AUTOR

EM DESTAQUE

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!