Pedro Henrique Fragoso, sócio da BTG Pactual

O mundo corporativo incorpora novas tecnologias a todo instante. Agora, é como se as decisões mais técnicas estivessem cada vez mais apoiadas em ferramentas. No resto do tempo, portanto, sobra mais tempo para desafios mais humanos e estratégicos. Nesse novo mundo, a habilidade que temos de negociar, influenciar e nos relacionar com os outros é fundamental.

Para falar desse assunto e explorar a importância dele, a Fundação Estudar convidou Pedro Henrique Fragoso, sócio da BTG Pactual, para encerrar o primeiro dia do evento Conferência Na Prática, que conectou jovens de 23 estados com empresas de diversas áreas. Ele falou quais são os 4 passos para ser mais influente no mundo coporativo já no início da carreira.

Os passos fundamentais para ser mais influente no início da carreira

#1. Obsessão por detalhes

Segundo Pedro, o início da vida profissional é quando as pessoas menos confiam no nosso trabalho. Não temos resultados, provas da nossa capacidade nem temos as nossas habilidades técnicas completamente desenvolvidos.

Por essa razão, ele acredita que é fundamental ser muito detalhista nesse periódo. Assim, ele explica, evitamos erros, retrabalho e podemos observar pontos de melhoria com mais efetividade.

Essa capacidade, no fim das contas, faz com que consigamos gerar mais confiança das nossas lideranças. Elas passam a checar menos o nosso trabalho, nos dão mais autonomia e, com o tempo, assumimos projetos mais complexos.

#2. Criar uma boa reputação

O local onde estamos no início da carreira nem sempre é o nosso lugar definitivo. Muitas pessoas, Pedro explica, descobrem novos caminhos e acabam precisando remanejar seus objetivos.

Para essas pessoas, a chave é dar o melhor de si mesmo em funções com as quais não temos uma ligação muito forte. Isso cria uma reputação de dedicação e qualidade que faz com que as pessoa ao nosso redor nos incentivem e nos indiquem para oportunidades no futuro, em posições mais desejadas.

#3. Aprender o básico antes do complexo

Um erro comum que atrasa as carreiras no mundo corporativo é a antecipação. Na visão de Pedro, essa é uma característica natural dos jovens que precisa ser trabalhada para não gerar erros comprometedores.

Nesse caso, o certo é “não avançar o sinal”. Aprender o básico das habilidades técnicas com perfeição é a chave para ganhar experiência e evoluir para tarefas mais complexas.

#4. Desenvolver softs skills

A longo prazo, as nossas capacidades técnicas são menos exigidas que as nossas capacidades comportamentais. Ou seja: a maior parte da nossa carreira exige que saibamos lidar com pessoas.

Por isso, Pedro sugere que as pessoas foquem em aprender a liderar e, mais do que isso, que elas aprendam a liderar ouvindo seus liderados. Isso porque, quando as pessoas se sentem ouvidas, elas confiam mais.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: