uma mulheer e dois homens de terno trabalhando em frente ao computador

Problema para uns, oportunidade para outros. A diferença entre estar no grupo destes “uns” ou no destes “outros” reside em uma capacidade crucial aos profissionais: pensamento crítico.

Esta, ao lado da comunicação e da criatividade, faz parte do hall das chamadas habilidades do século 21, segundo explica a professora Giedre Vasiliauskaite, da pós-graduação da Universidade de Rotterdam, na Holanda, e do master em negócios da Rotterdam Business School — em parceria com  o INEPAD — em entrevista a EXAME.com.

Essencial para o sucesso no mundo corporativo, o pensamento crítico, explica a especialista, se faz tão necessário por estar diretamente relacionado à capacidade de resolver problemas, inegável requisito de destaque no currículo executivo.

A seguir, confira trechos da conversa com a professora, em que ela explica o que é pensamento crítico, como se desenvolve e dá exemplos práticos do seu uso ambiente profissional:

O que significa ter pensamento crítico no mundo corporativo?

Giedre Vasiliauskaite: Um executivo que pensa criticamente tem uma maneira de pensar clara e bem estruturada e é capaz de se comunicar claramente, fazer as perguntas certas, de reconhecer o problema atrás do problema e olhar para uma questão sob diferentes perspectivas.

O pensamento crítico nos ajuda a identificar soluções possíveis e, claro, identificar oportunidades, incluindo o potencial das soluções identificadas. A partir do pensamento crítico, é possível encontrar formas de gerar negócios, conexões e perspectivas, simplesmente porque o problema foi correta e criticamente analisado.

Como os profissionais podem desenvolver esta habilidade?

Giedre Vasiliauskaite: Você desenvolve esta habilidade por meio do estudo da teoria do pensamento crítico e também praticando muito em situações reais. As pessoas se questionam se é possível ensinar a habilidade de pensamento crítico. Minha resposta é que, geralmente, sim, é possível.

Todos nós somos, na verdade, pessoas com experiência de 20 a 30 anos em argumentar (dependendo da idade dos estudantes). Quando eu argumento sobre a possibilidade de melhorar dons de pensamento crítico eu me apoio em estudos psicológicos sobre o cérebro: os humanos tem a habilidade de mudar padrões de pensamento e seus comportamentos.

Mas o que as aulas de pensamento crítico fazem efetivamente pelos profissionais?

Giedre Vasiliauskaite: As aulas de pensamento crítico fazem elevam nossos padrões de racionalização cotidianos para o nível da percepção. Quando você entende como o processo de racionalização funciona e quais são os erros comuns em que as pessoas incorrem, é mais fácil controlar o seu processo e, eventualmente, melhorar a sua racionalização. O pensamento crítico também ajuda a entender os elos, as carências e os defeitos na racionalização das outras pessoas.

Qual a principal barreira que bloqueia o pensamento crítico?

A automatização do pensamento é uma barreira para estas habilidades que não funcionam de maneira automática: boa comunicação, criatividade e pensamento crítico.

A senhora pode dar um exemplo concreto da vantagem de pensar criticamente?

O escritor da Harvard Business Review, John Baldoni, dá um bom exemplo nesse sentido: um executivo comum pode identificar o superávit da produção como um problema que o pensador crítico deveria ver como uma oportunidade para renovar o processo de produzir algo novo e, podemos acrescentar, explorar novos mercados, testar outras aplicações e apresentações do mesmo produto.

Leia também: Quais as habilidades necessárias para crescer na carreira?

Pensamento crítico é só necessário para profissionais experientes?

Não é só para os seniores. A nova geração que está chegando ao mercado agora é muito mais focada em colaboração e diversidade e é por isso que o pensamento crítico junto com a comunicação e a criatividade são chamados de talentos do século 21.

Por que é um talento do século 21?

Um estudo conduzido pela Accenture em 2013, chamado The Accenture 2013 Skills and Employment Trends Survey: Perspectives on Training e realizado com mais de quatrocentos empregadores executivos, mostrou que a necessidade crescente vista por empregadores quanto aos dons dos executivos é a habilidade de resolver problemas, e é aqui que age o pensamento crítico.

Quando nós revelamos a estrutura essencial de um argumento se torna mais fácil enxergar como as ideias são interconectadas. Portanto, podemos nos livrar de informações redundantes que embaralham a comunicação e desperdiçam tempo valioso.

Roger Martin, reitor da Rotman School of Management (da Universidade de Toronto, no Canadá), está reinventando sua universidade baseado na importância que ele atribui ao pensamento crítico, e é isso que estamos fazendo na Universidade de Rotterdam também.

Em tempos de crise como o pensamento crítico pode ajudar?

Um executivo com boas habilidades de pensamento crítico, ao invés de imediatamente procurar por uma solução, vai à busca do que e por que o problema aconteceu. Isso não é fácil de fazer. Esse executivo consegue simular possibilidades de intervenção projetando consequências possíveis e então selecionando as alternativas que dão os melhores resultados.

Veja, por exemplo, a questão da crise econômica que se desenvolveu desde 2009: com menos dinheiro no mercado, existe menos estabilidade e menor previsibilidade quanto ao que está por vir, desafiando indivíduos a se tornarem mais empreendedores e visualizar novas oportunidades para geração de negócios.

A mudança necessária tem duas dimensões pois requer não apenas rever as políticas nas organizações, mas também reforçar o padrão de pensamento empreendedor nas pessoas. Isso significa conquistar maior autonomia, mais capacidade para pensamento independente, identificação e aprender por meio dos erros, assim como realização na habilidade de sugerir soluções inovadoras em situações ambíguas.

Este artigo foi originalmente publicado em EXAME.com

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: