Fundação Estudar - Na prática - Desenvolvimento pessoal e profissional de jovens

Depois da startup unicórnio… você sabe o que é uma decacórnio?

decacórnio

O portal DRAFT continua a série que explica as principais palavras do vocabulário dos empreendedores da nova economia. São termos e expressões que você precisa saber: seja para conhecer as novas ferramentas que vão impulsionar seus negócios ou para te ajudar a falar a mesma língua de mentores e investidores. O verbete de hoje é…

DECACÓRNIO

O que acham que é: 

Um unicórnio com dez chifres.

O que realmente é: 

Decacórnio (Decacorn) é a designação dada a startups — geralmente de tecnologia — que valem 10 bilhões de dólares, ou mais. O termo é derivado de unicórnio (unicorn), como são chamadas as empresas avaliadas em um bilhão de dólares.

A ideia de usar o mítico unicórnio tem a ver com o fato de que, há alguns anos, era estatisticamente raro existirem negócios com esse grau de sucesso financeiro. Isso é tão comum, hoje, que a designação precisou ser multiplicada em dez vezes.

De acordo com Roberto Marins, professor de infraestrutura, governança e empreendedorismo da FIAP, estamos presenciando uma era de grande velocidade nas transformações. “No mercado das startups isso também é uma realidade. Algumas empresas estão se tornando mais robustas, com grande aceitabilidade de mercado e destacando-se no valor de faturamento.”

Uma reportagem da Bloomberg de 2015 (link em “Para saber mais”, no rodapé deste texto) afirma que os valores astronômicos atingidos por empresas — que levaram ao surgimento das denominações “unicórnio” e “decacórnio” — são resultado de uma matemática de “faz-de-conta”, uma forma de proteger os investidores, que ajudam as startups mais maduras a garantir avaliações altas em troca de prioridade na hora em que a companhia abre seu capital ou no caso de uma avaliação posterior desfavorável.

O fato é que em 2013 havia 38 unicórnios e, em 2014, esse número saltou para 68. Em janeiro de 2019, um ranking da consultoria CB Insights identificava mais de 300 unicórnios — e 18 decacórnios.

Quem inventou: 

O termo unicórnio foi cunhado por Aileen Lee, venture capitalist americana do Vale do Silício. Não há um criador conhecido para a derivação decacórnio.

Quando foi inventado: 

O termo unicórnio, na acepção atual, em 2013. Decacórnio, em 2015.

Para que serve: 

É apenas uma designação sobre o valor da empresa. Apesar de os decacórnios geralmente serem startups pré-IPO (Initial Public Offering), prestes a abrir seu capital vendendo suas ações ao público (e assim seus proprietários renunciarem parte de sua propriedade), a denominação em nada influencia na venda, segundo Marins. “Esse é o ciclo comum e a empresa continua destacando-se com os pontos favoráveis e desfavoráveis do IPO.”

Stone: saiba como foi sua jornada de startup à grande empresa pública

Quem já adquiriu o “status”: 

Uber, Airbnb e SpaceX são algumas das empresas classificadas como decacórnios. O Pinterest chegou a fazer parte desse grupo, mas em seu pré-IPO a empresa foi avaliada abaixo dos 12 bilhões em relação à última mensuração privada. Com isso, perdeu o título e passou a ser chamada ironicamente de Undercorn (ou “sub-córnio”, em tradução livre). Este termo, por sua vez, teria sido cunhado por Dan Primack, editor de negócios da newsletter Axios, e depois aplicado pelo New York Times ao caso do Pinterest. Curiosidade: já existe inclusive outro nome — hectocórnio — reservado às empresas que atingirem valor acima de 100 bilhões de dólares (nenhuma, por enquanto).

 

Efeitos colaterais: 

Cuidado em relação à gestão pelo alto valor atingido pela empresa. Para Marins, isso não é, em si, um ponto negativo — e, sim, um aspecto desafiador. “Exige-se mais da gestão para que a empresa não se desvalorize e continue crescendo e mantendo a imagem da marca, a presença de mercado e o faturamento, entre outros pontos.”

Quem é contra: 

Investidores que desconfiam da matemática empregada para estimar em 10 bilhões de dólares (ou mais) o valor de mercado de algumas startups.

Para saber mais:


1) Leia, na BloombergThe Fuzzy, Insane Math That’s Creating So Many Billion-Dollar Tech Companies.
2) Leia, na Business InsiderThere are so many $10 billion startups that there’s a new name for them: ‘decacorns’.
3) Leia, no New York TimesPinterest Dials Down Expectations as I.P.O. Nears.

 

 

Cursos Gratuitos e com Certificado:

Faça como mais de 100 mil universitários e recém-formados e acelere sua carreira
com os cursos gratuitos da Fundação Estudar.

Clique para garantir seu acesso gratuito!

 

Esta matéria foi originalmente publicada no Projeto DRAFT.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

MAIS DO AUTOR

EM DESTAQUE

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!