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Saiba o que são as startups unicórnio – e quais brasileiras estão no ranking

Por Suria Barbosa

As startups unicórnio lançaram produtos ou serviços inovadores que mexeram com o mercado; mas não é só isso que elas têm em um comum. Entenda como funciona o ranking que conta com Uber e Spotify, e que já abarcou Google e Facebook.

O que Uber, Airbnb e Pinterest têm em comum? Além de terem introduzido grandes inovações ao mercado, elas são consideradas startups unicórnio. No mundo dos negócios, a figura mitológica é referência a um grande feito.

Uma empresa unicórnio é aquela que conseguiu algo tão difícil quanto encontrar a criatura mítica: ser avaliada em 1 bilhão de dólares antes de abrir seu capital em bolsas de valores.

Ou seja, as unicórnios são as que arrecadam essa quantia antes de vender ações para o público e se tornar uma IPO (Initial Public Offering, em português “Oferta Pública Inicial” – OPI).

Em 2013, quando a venture capitalist (ou investidora-anjo) Aileen Lee introduziu o termo ao público, a partir do artigo Welcome To The Unicorn Club: Learning From Billion-Dollar Startups, apenas 39 empresas recebiam o título. Hoje, cinco anos depois, o número que compõem o ranking se multiplicou em aproximadamente seis vezes.

Leia também: Você se adequaria a uma startup? 

Para Aileen, os primeiros unicórnios nasceram nos anos 1990, com o Google (antes chamado de Alphabet Inc.) sendo o “super-unicórnio” da década. Muitos foram fundados a partir dos anos 2000, mas o Facebook se destaca como o único super-unicórnio da década. Estas duas não fazem mais parte da classificação porque já fizeram suas OPIs.

Atualmente, entre as cinco mais valiosas das cerca de 240 startups unicórnios, duas são americanas – Uber e Airbnb. As outras três, Didi Chuxing, Xiaomi e China Internet Plus Holding, são chinesas. 

E as startups unicórnio brasileiras?

O Brasil entrou recentemente para a classificação com a 99 Taxi. A companhia do ramo dos transportes anunciou o feito após ser adquirada pela Didi Chuxing, em janeiro de 2018.

Logo em seguida, em março, o Nubank revelou que também tem valor superior a 1 bilhão de dólares, fazendo da fintech a segunda startup unicórnio brasileira. Há um embate em relação à classificação do PagSeguro, que tem valuation superior ao limite e é considerada um unicórnio por alguns veículos da mídia.

Segundo a StartSe, o problema vem do fato de que até pouco tempo atrás, o PagSeguro não era uma organização independente, tendo tido boa parte do seu crescimento sob o comando da UOL, que era sua dona. Então, apesar de ter sido o segundo empreendimento nacional a ter atingido a marca, o PagSeguro não é uma startup. Se esse é um critério, a companhia de pagamento não se classifica como o terceiro unicórnio do país.

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