Um Projeto: Fundação Estudar
Homem ajeita gravata

O que 9 empresas cobiçadas esperam de um trainee

Por Rafael Carvalho

Saiba quais são os perfis desejados por grandes empresas como Nestlé, Ambev, Votorantim e Citi de acordo com seus recrutadores

Ser aceito em um programa de trainee de uma grande empresa é uma dupla conquista. Em primeiro lugar, a aprovação revela que você derrotou um universo de concorrentes que pode chegar à casa dos milhares no caso de algumas empresas. A admissão também significa que você ingressará em uma espiral de treinamento e desenvolvimento que poucos jovens experimentam no início da carreira – isso sem falar nos bons salários.

Todos esses benefícios não vêm de graça. Os critérios de seleção das companhias mais cobiçadas costumam ser rigorosos: além de sólidas competências técnicas, o candidato também deve esbanjar diversas habilidades comportamentais para ser aprovado.

Leia também: Confira os programas abertos de estágio e trainee

Aqui, reunimos os principais requisitos de 9 programas de trainee bastante disputados:

1. Votorantim
Qual é o nível de inglês exigido? Avançado ou fluente. O trainee lidará com documentos e clientes estrangeiros, além de ter contato constante com vocabulário técnico em inglês.

Experiência internacional é requisito? Não é um fator de eliminação, mas é visto como diferencial.

É preciso ter disponibilidade para mudanças?
Sim. O trainee pode viajar pelo Brasil para participar de projetos e até ser fixado em outro estado ao fim do programa. A necessidade de mobilidade internacional é menos comum, mas não impossível.

Qual é o perfil comportamental procurado pela empresa? Segundo Manuela Landi e Dimitriu Bezerra, coordenadores do programa de trainees da Votorantim, o jovem deve compartilhar valores e crenças com a empresa. “Autenticidade durante a seleção também é essencial”, diz Manuela. “Não queremos respostas prontas”. Outro requisito é ter disposição e energia para trabalhar em uma grande variedade de projetos, inclusive fora da sua área de formação original.

2. Ambev
Qual é o nível de inglês exigido? Fluente.

Experiência internacional é requisito? Não.

É preciso ter disponibilidade para mudanças? Sim. O candidato deve estar livre para se deslocar e residir em outras cidades, estados e países.

Qual é o perfil comportamental procurado pela empresa? Para ser escolhido, é preciso ter um perfil criativo, visionário e empreendedor, diz Daniel Ribeiro, diretor de talentos e atração da Ambev. Além do apetite por inovação, também é importante se sentir dono do negócio e valorizar a troca de experiências com outras áreas. “Queremos pessoas que tenham vontade de crescer, porque buscamos os futuros líderes da companhia”, afirma o executivo. “Nossa intenção não é ter um numero x ou y de trainees: se encontrarmos 10 jovens talentos ou 50 jovens talentos, vamos recrutá-los”.

3. Citi
Qual é o nível de inglês exigido? Avançado ou fluente.

Experiência internacional é requisito? Não.

É preciso ter disponibilidade para mudanças? Se você mora fora de São Paulo (SP), sim. Todas as vagas são na capital paulista.

Qual é o perfil comportamental procurado pela empresa? Segundo Andrea Aikawa, superintendente adjunta de RH do Citi, é esperado que o candidato saiba propor mudanças e ajude a desenvolver outras pessoas. “O trainee precisa ser capaz de trabalhar colaborativamente e encorajar os demais a atingirem os melhores resultados”, afirma. Outro requisito é a capacidade de associar ganhos econômicos para o banco a um impacto social positivo para clientes, governos e comunidades.

Inscreva-se no Curso por Email: O que ninguém te ensina na hora da fazer um currículo

4. Nestlé
Qual é o nível de inglês exigido? Avançado.

Experiência internacional é requisito? Não.

É preciso ter disponibilidade para mudanças? Sim. É preciso estar livre para viagens e mudanças tanto dentro quanto fora do Brasil.

Qual é o perfil comportamental procurado pela empresa? Iniciativa, autonomia, foco no resultado e responsabilidade pelo próprio desenvolvimento são as competências fundamentais de um trainee, segundo a Nestlé.

5. VLI
Qual é o nível de inglês exigido? Avançado ou fluente.

Experiência internacional é requisito? É desejável e considerada um diferencial para a empresa.

É preciso ter disponibilidade para mudanças? Sim. Desde o processo seletivo, o trainee assume o compromisso de residir em qualquer lugar do país onde haja operação da VLI. A empresa está hoje em 10 estados, além do Distrito Federal.

Qual é o perfil comportamental procurado pela empresa? Para se dar bem, o jovem precisa se identificar com a cultura da empresa. “Como a atividade de logística contribui diretamente com o desenvolvimento do país, o jovem que escolhe trabalhar nesse negócio também deve buscar um propósito maior para sua carreira”, diz Rute Galhardo, gerente de RH da VLI. “Queremos pessoas que consigam buscar soluções em campo e que sejam apaixonadas por empreender dentro da empresa”.

6. 3M
Qual é o nível de inglês exigido? Fluente.

Experiência internacional é requisito? Não, mas intercâmbio é desejável.

É preciso ter disponibilidade para mudanças? Sim. Após um ano de programa, o trainee poderá se mudar para regiões onde há fábricas da 3M: Sumaré, Itapetininga e Ribeirão Preto, todas no estado de São Paulo, e Manaus, no Amazonas.

Qual é o perfil comportamental procurado pela empresa? Patrícia Alves, supervisora da área de aquisição e planejamento de talentos da 3M do Brasil, diz que a empresa mira candidatos com capacidade de liderança, inovação e trabalho em equipe. Também é exigido que o trainee aja com transparência e seja capaz de desenvolver outras pessoas além de si mesmo.

7. GE
Qual é o nível de inglês exigido? Fluente.

Experiência internacional é requisito? Não, mas é um diferencial.

É preciso ter disponibilidade para mudanças? Sim. O programa prevê rotações em diferentes unidades da GE no Brasil e no mundo, o que exige que os trainees tenham mobilidade nacional e internacional. Pelo menos uma das rotações é feita em outro país.

Qual é o perfil comportamental procurado pela empresa? A empresa diz que seu foco são jovens com perfil de liderança. Proatividade, imaginação e capacidade de ser inclusivo também são critérios fundamentais para a seleção.

8. Microsoft
Qual é o nível de inglês exigido? No mínimo, avançado. Por ser uma multinacional, a Microsoft oferece treinamentos na língua inglesa e exige contato com profissionais estrangeiros.

Experiência internacional é requisito? Não.

É preciso ter disponibilidade para mudanças? Sim. O MACH (Microsoft Academy for College Hires) é um programa global, com duração de dois anos, que conta com treinamentos em vários países. O jovem deve ter disponibilidade para fazer três viagens internacionais nesse período, com duração média de uma semana cada uma. Depois disso, não há rotação e nem mudanças obrigatórias ao longo do programa.

Qual é o perfil comportamental procurado pela empresa? O programa de trainees não recruta candidatos externos; as vagas são disputadas entre os estagiários da empresa. De acordo com Daniela Sicoli, gerente de RH da Microsoft, as competências que fazem um jovem se destacar são agilidade, comprometimento, foco no cliente e capacidade de desafiar a companhia.

9. AES Brasil
Qual é o nível de inglês exigido? Avançado.

Experiência internacional é requisito? Não é obrigatório, mas é diferencial.

É preciso ter disponibilidade para mudanças? Sim. Os trainees podem fazer rotações em diferentes bases e usinas. A mobilidade exigida é dentro dos estados de São Paulo, para a AES Tietê e AES Eletropaulo, e Rio Grande do Sul, para a AES Sul.

Qual é o perfil comportamental procurado pela empresa? “Procuramos jovens dinâmicos, questionadores, que gostem de se relacionar e trabalhar em equipe”, diz Andrea Perosa, gerente de atração e gestão de Talentos da AES Brasil. Facilidade para o aprendizado e habilidade de comunicação também são requisitos.

 

Matéria originalmente publicada pelo portal EXAME.com

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo