eric ries palestrando

Boa notícia para os empreendedores: Eric Ries virá ao Brasil ainda esse ano para uma série de eventos sobre empreendedorismo. Com um currículo extenso — investidor de venture capital, blogueiro, escritor, consultor regular de outros empreendedores e empreendedor-residente da Harvard Business School — ele é hoje uma das principais referências no mundo das startups.

No Brasil, participará da HSM ExpoManagement como palestrante no dia 11 de novembro, e no dia seguinte, ministrará um workshop sobre a metodologia lean startup — leitores do Na Prática tem desconto de 20% com o cupom ESTUDAR. Inscreva-se aqui.

A fama de Eric Ries remonta a quatro anos atrás, quando lançou o livro The Lean Startup, disseminando uma metodologia de gestão que, aqui no Brasil, foi traduzida como “startup enxuta”.

A lean startup, ou startup enxuta, é uma metodologia para criar negócios de forma enxuta, eliminando desperdícios e etapas desnecessárias. Consiste, entre outros princípios, em gastar poucos recursos para testar uma ideia antes de investir pesado nela. Segundo Ries, a metodologia serve para ajudar startups a falharem menos. Ou pelo menos não fracassarem por erros que poderiam ser evitados — afinal, a maioria das startups nasce com pouco dinheiro e precisa crescer rápido.

Ries diz ter feito, com o lean, uma interessante descoberta: empreendedorismo e inovação não se opõem à gestão como intuitivamente alguns pensam; eles se complementam. “O que realmente precisamos é de uma nova teoria geral da gestão”, diz ele, embora essas não sejam as palavras que se espera de um fanático do empreendedorismo.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: