Mão ajeitando a gravata em um terno.

Já pensou em como seria viver o dia a dia de um consultor estratégico, ajudando a solucionar problemas de grandes empresas? O Desafio Estratégico, competição de resolução de cases organizada pela consultoria Bain & Company, é a oportunidade ideal para se aproximar da realidade da profissão! As inscrições para 12ª edição estão abertas até 19 de abril, por aqui. Neste ano, a equipe vencedora ganha uma viagem internacional.

“Um cliente gigante, um problema real e quase impossível, um ambiente superdivertido e um monte de apoio para chegar ‘do outro lado’. Entrei sem saber bem o que era esse tipo de trabalho e saí energizado e convicto de que era a carreira que queria para mim”, conta Bernardo Dorigo, ex-participante que hoje trabalha como manager na Bain.

Para participar, é necessário formar um time de três a quatro universitários e então realizar a inscrição da equipe. Durante a competição, os participantes conhecerão melhor o trabalho de um consultor, resolvendo problemas de negócio que simulam situações reais enfrentadas pelos clientes da Bain. O objetivo do desafio é estimular o espírito estratégico e disseminar a cultura da consultoria aos estudantes.

Etapas do Desafio Estratégico

O desafio é composto por etapas regionais e a final internacional. Nas regionais das cidades Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro e Curitiba, os participantes passam por duas fases. A primeira é a solução de business case online, relacionado a uma situação enfrentada por uma empresa que disputa a liderança em seu mercado de atuação, no dia 21 de abril. E, a segunda, que é a final regional, no dia 11 de maio, a resolução presencial de um business case.

Por conta do histórico de maior número de inscrições, na cidade de São Paulo o concurso possui uma fase a mais entre as duas resoluções de business cases. Nesta etapa adicional, que acontecerá no dia 5 de maio, os participantes trabalham no escritório da Bain e expõem seus resultados a uma banca avaliadora.

Os estudantes brasileiros aprovados nas etapas regionais se reunirão em São Paulo, onde concorrem na final Latino-America, que acontece entre 8 e 10 de junho. Nesta fase, as equipes terão um final de semana para preparar a solução de um case, com orientação de consultores. No domingo, os participantes devem apresentar seu trabalho, em inglês.

Além de promover o contato dos estudantes com a realidade da consultoria estratégica, o desafio garante aos participantes da final Latino-Americana entrevista na Bain & Company, fazendo com que passem automaticamente pelas fases anteriores do processo seletivo. O grupo que vencer a final será premiado com uma viagem à Paris e arredores da França.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: