Lista de podcasts sobre carreira

A tecnologia trouxe diversas ferramentas que tornaram se capacitar por conta própria mais fácil (e mais barato). Uma delas são os podcasts, publicações em áudio, similares a rádios, mas que podem ser ouvidas online e baixadas por qualquer pessoa – na maioria das vezes, de forma gratuita.

Pensando nos benefícios – além de grátis, oferecem liberdade para ouvir onde quiser, no ritmo desejado, em vários dispositivos – o Na Prática compilou uma lista de podcasts. Com temas sobre a vida profissional, mercado de trabalho, liderança, desenvolvimento e produtividade, eles podem ser uma adição interessante a sua rotina.

Lista de podcasts sobre carreira (para você alavancar a sua!)

#1 This Is Your Life

 

Reprodução Michael Hyatt

 

Podcast semanal criado por Michael Hyatt, mentor de liderança e ex-CEO de uma editora. “This is Your Life” apresenta dicas práticas como formas de gerenciar sua energia, acordar mais cedo, escapar das “armadilhas” do perfeccionismo, delegar como um bom líder e dizer não, quando necessário. “Meu objetivo é ajudá-lo a viver com mais paixão, trabalhar com maior foco e liderar com extraordinária influência”, diz o criador em seu site. Esse podcast encontra-se, atualmente, em um hiato, mas possui oito temporadas disponíveis.

 

#2 TED Talks Daily

Para quem adora as palestras do TED, esse podcast traz uma nova em cada um dos cinco dias úteis da semana. A coleção de TED Talks vai de assuntos instigantes, como Inteligência Artificial e Zoologia, mas também passa por temas diretamente ligados à vida profissional. Aqui, é possível aprender sobre liderança, desenvolvimento e conhecer muitas ferramentas para alavancar sua carreira.

 

#3 Dear HBR

 

Reprodução Harvard Business Review

 

Lançado neste ano pela Harvard Business Review (HBR), o podcast sobre carreira Dear HBR tem episódios baseados em perguntas de leitores, a cada duas semanas. Os apresentadores, que também são editores da publicação, exploram soluções para diversos dilemas do mundo do trabalho, com base em pesquisas acadêmicas e insights de especialistas. Em seu nono episódio, Dear HBR já discutiu chefes ruins, transições de carreira e chefes tóxicos, entre outros tópicos.

 

#4 GunCast

Um dos podcasts que o administrador Murilo Gun disponibiliza online. Com MBA em Gestão, é referência quando o assunto é internet: ganhou dois prêmios iBest como melhor site pessoal e publicou dois livros sobre o assunto. Murilo largou a vida de empresário que levava para ser comediante. No GunCast, semanalmente traz insights e reflexões sobre autodesenvolvimento, criatividade, empreendedorismo e inovação.

 

#5 The Productivityist

The Productivityist é um podcast semanal que fornece dicas e truques para aumentar sua produtividade e ajudar a alcançar suas metas, além de vários “hacks” para outros aspectos da vida. Ideal para quem trocar seus hábitos por outros mais eficientes, melhorar gerenciamento do tempo, organização e capacidade de priorização.

 

#6 How To Be Awesome at Your Job

 

Reprodução How to be awesome at your Job

 

Semanalmente, How To Be Awesome at Your Job traz pensadores, líderes e especialistas discutindo sobre como impulsionar a performance profissional. O resultado são dicas e insights específicos e praticáveis. Há conteúdo sobre como se destacar em entrevistas, linguagem corporal e criatividade, por exemplo.

 

#7 Accidental Creative

Em mais de dez anos de existência, o podcast Accidental Creative contabiliza milhões de downloads. Semanalmente, o podcast apresenta dicas e entrevistas com grandes pensadores, líderes e artistas. Os tópicos variam entre inspiracionais e práticos, mas são sempre ligados à produtividade no trabalho e felicidade.

 

#8 The James Altucher Show

 

Reprodução Altucher Confidential

 

James Altucher é um ex-gestor de fundos de cobertura, empreendedor e autor de best-sellers. Ele já fundou mais de 20 empresas – e já falhou em 17 outras. Em seu podcast, ele conversa com especialistas sobre questões ligadas à carreira e mercado. Os episódios trazem opiniões controversas, principalmente do próprio apresentador, com tom leve e bem-humorado. Entre os assuntos mais polêmicos: por que ele considera que as escolas de negócios são uma farsa, por que as ideias são a moeda de troca mais valiosa e até como ganhar milhões ao ano com o Youtube.

 

#9 VTCast

Produzido pelo portal Vida de Trainee, o VTCast não é mais atualizado, mas possui mais de 60 episódios – além de outros focados em conteúdos trazidos por correspondentes. O VTCast aborda questões específicas para a fase inicial da carreira, como estágios e trainees, processos seletivos e habilidades, por exemplo. Com cada edição focada em um assunto, frequentemente conta com entrevistas de especialistas em recrutamento.

 

#10 Career Tools

Podcast premiado que traz, semanalmente, conteúdo sobre como alavancar sua vida profissional – seja para quem está no início ou buscando se aperfeiçoar em uma profissão consolidada. Career Tools tem foco em assuntos práticos, de temas ligados à desenvolvimento e relacionamentos, dois aspectos cruciais para uma carreira de sucesso.

 

Bônus: Freakonomics

Embora não seja um podcast especificamente sobre carreira, Freakonomics aborda assuntos enriquecedores relacionados à Economia. Seu diferencial é sua abordagem: leve e engraçada, que torna o tema agradável para o público geral. O podcast é baseado no best-seller de mesmo nome e apresentado por um de seus autores, o jornalista Stephen Dubner. O Na Prática contou sobre uma de suas séries mais recentes, “The Secret Life of C.E.O.s”, confira:

O que um CEO realmente faz?

4 CEOs contam seu maior desafio liderando empresas gigantes

5 momentos decisivos na carreira de alguns dos maiores CEOs do mundo

As mulheres executivas sao contratadas para falhar?

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: