Um Projeto: Fundação Estudar
livros recomendados por palestrantes do TED

10 livros recomendados por palestrantes do TED

Por Suria Barbosa

Especialistas que realizaram TED Talks indicam livros sobre Negócios, Matemática, Psicologia e Autoconhecimento, que não conseguem largar – inclusive porque alguns os ajudam a responder questões importantes sobre si mesmos.

Regularmente, a página “Ideas” das conferências TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) organiza listas de livros indicados pelos especialistas que realizam as chamadas “TED Talks”. Há recomendações sazonais para o inverno, temporada de férias e feriados de fim de ano, por exemplo.

O Na Prática selecionou 10 livros recomendados pelos palestrantes do TED, seja porque eles não conseguem parar de lê-los, ou porque consideram que as obras respondem questões importantes sobre si mesmos. As indicações vão de Negócios e Matemática a Psicologia e Autoconhecimento.

Leia mais: O novo livro preferido de Bill Gates

#1 Why We Do What We Do: Understanding Self-Motivation, de Edward Deci e Richard Flaste

“Edward L. Deci é uma lenda no estudo da motivação, e seu livro de 1996, ‘Why We Do What We Do’, oferece uma boa introdução inicial ao seu trabalho.”

— Dan Pink, escritor de negócios (TED Talk: “The puzzle of motivation”)

 

#2 IGen, de Jean M. Twenge

“Este livro alarmante é sobre a geração nascida depois de 1995 que cresceu com telefones celulares, Instagram e todo o resto. A tese de Twenge, amplamente documentada, está resumida no subtítulo do livro: ‘Por que as crianças superconectadas de hoje crescem menos rebeldes, mais tolerantes, menos felizes e completamente despreparadas para a vida adulta.’”

Rabino Lord Jonathan Sacks (TED Talk: “How we can face the future without fear, together”)

 

#3 Give and Take, de Adam Grant

(em português, “Dar e Receber”)

“Neste livro, ‘Give and Take’, Adam Grant, professor da Wharton, mostra como o ato de doar no trabalho pode levar a uma maior felicidade e sucesso.”

Shawn Achor, defensor da psicologia positiva (TED Talk: “The happy secret to better work”)

 

#4 Flow: The Psychology of Optimal Experience, de Mihaly Csikszentmihalyi

(em português, “Aprender a Fluir”)

“‘Flow’ ilumina o tipo de vida que todos deveríamos estar vivendo. Mihaly Csikszentmihalyi argumenta que um dos mais altos estados de ser é o estado do fluxo – quando você está totalmente engajado em uma atividade, dirigindo o canal estreito entre o tédio e a ansiedade. Eu falo muito sobre ele e tento viver de acordo com ainda mais. ”

Susan Cain, especialista em introversão (TED Talk: “The power of introverts”)

 

#5 Stumbling on Happiness, de Daniel Gilbert

“‘Stumbling on Happiness’, de Daniel Gilbert, é uma explicação fantástica de por que somos tão ruins em planejar o que é bom para nós.”

Stefan Sagmeister, designer (TED Talk: “The power of time off”)

 

#6 The Hidden Brain, de Shankar Vedantam

(em português, “O Cérebro Oculto”)

“Que papel os preconceitos inconscientes desempenham na maneira como tomamos decisões quando compramos, pensamos, votamos, julgamos e condenamos? O que não sabemos sobre o que acreditamos molda muito mais sobre nossas vidas e nossas ações do que imaginamos. O autor faz um ótimo trabalho de educar os leitores sobre o papel do viés inconsciente de uma forma interessante, que nos faz querer virar as páginas.”

Casey Brown, especialista em precificação (TED Talk: “Know your worth, and then ask for it”)

 

#7 Thinking, Fast and Slow, de Daniel Kahneman

(em português, “Rápido e Devagar”)

“Em ‘Thinking, Fast and Slow’, o ganhador do Prêmio Nobel, Daniel Kahneman, explora como a economia comportamental e os vieses cognitivos influenciam nossa tomada de decisão diária.”

Alex Laskey, defensor da economia de energia (TED Talk: “How behavioral science can lower your energy bill”)

 

#8 The Goal: A Process of Ongoing Improvement, de Eliyahu M. Goldratt

(em português, “A Meta”)

“Esta é uma daquelas leituras obrigatórias para qualquer leitor de negócios, especialmente pessoas interessadas em manufatura enxuta. Com insights e cheio de momentos ‘A-ha!’, é um livro de negócios habilmente disfarçado como um romance. Surpreendentemente fácil de ler, vai abalar o seu próprio gerenciamento e fazer com que você veja sua empresa e sua organização sob uma nova luz. Abrange produtividade, estratégia, gerenciamento de mudanças – você escolhe!”

Julio Gil, gerente de engenharia industrial (TED Talk: Future tech will give you the benefits of city life anywhere)

 

#9 The Liar in Your Life, de Robert Feldman

“‘The Liar in Your Life’ é um ótimo livro sobre como e por que o engano está minando nossa cultura. Este perito em fraude, também professor de psicologia da Universidade de Massachusetts, foi o autor de um famoso estudo que descobriu que estranhos se mentem uns aos outros cerca de três vezes nos primeiros dez em que se conhecem.”

Pamela Meyer, especialista em mentiras (TED Talk: How to spot a liar)

 

#10 Foolproof, and Other Mathematical Meditations, de Brian Hayes

“Eu recentemente peguei ‘Foolproof’ em uma livraria em San Francisco, e simplesmente não consegui largar! Neste livro maravilhoso – usando Sudoku, curvas de Hilbert, caos, π e muito mais – Hayes nos mostra o lado colorido, criativo e imaginativo da matemática.”

Roger Antonsen, matemático (TED Talk: Math is the hidden secret to understanding the world)

 

Dica do Na Prática:

Conhecer de perto as etapas de um processo seletivo e entender como acontece cada uma delas aumenta as suas chances de contratação. Se você ainda não se sente 100% confiante, não se preocupe, a Fundação Estudar reuniu as maiores referências no assunto em um curso online para te ajudar neste desafio. Inscreva-se agora pagando somente R$ 39 com o cupom PROCSEL_20 clicando aqui.

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo