Não existe fórmula secreta para ter sucesso com o próprio negócio. Mas existem algumas pistas. Boa parte dos negócios mais bem sucedidos costuma estar baseada em uma premissa: a simplicidade. A ideia simples, mas bem executada, pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Conheça 18 casos de pequenas empresas que apostaram em ideias simples, mas descoladas e bem feitas, e estão crescendo:
No meio do concreto que cerca São Paulo, uma bicicleta, daquelas com cestinha, avança cheia de flores. A ideia partiu de uma dupla de amigas e a A Bela do Dia faz e entrega arranjos de flores pela cidade.
O meio de transporte ganhou pontos com a instalação de ciclofaixas na cidade e traz de volta um pouco da gentileza à cidade grande. Além de entregas especificas, a empresa trabalha com assinatura de flores. O pedido mínimo é de 30 reais.
Apps, smartphones, tecnologia. Na contramão do avanço dos aparelhos eletrônicos, uma nova leva de interessados em atividades manuais começa a surgir. São artistas ou amadores que gostam de pintar, costurar ou bordar que se reúnem no A Gathering of Stitches, espaço para atividades de artesanato nos Estados Unidos.
Um nicho do mercado de apps é matar a curiosidade dos usuários. Já existem programas para descobrir até o nome de uma música que está tocando. Se a curiosidade está em uma peça de roupa, o problema está resolvido. Uma brasileira criou, em Londres, um app que identifica uma peça de roupas através da foto. O ASAP54 já recebeu 3,8 milhões de dólares em aportes de três investidores.
A preocupação com a saúde fez muita gente abrir os olhos para processos mais artesanais e naturais de produção de comida. É o caso da ChocoVivo, que faz de barras a chocolate quente sem usar aditivos químico, leite em pó e outros componentes comuns aos produtos industrializados.
Na frente, uma loja de discos de vinil, como antigamente. No fundo, mesas transformam o lugar em um dos mais falados dos últimos tempos em São Paulo. Pilotado pela chef Talitha Barros, o Conceição Discos é um misto de restaurante e café, que serve lanches rápidos e pratos no almoço, sem deixar de ser uma loja de discos.
Conceição Discos [reprodução]
Quer um produto específico e não encontra pronto? A CustomMade reúne produtores de várias áreas que topam desenvolver um produto específico para cada cliente. De móveis a joias, os usuários conhecem os “fazedores” e encomendam o produto com as características que procuram.
Ter um maquiador ou cabeleireiro em casa costuma ser luxo de celebridades. A Glamsquad está mudando este cenário nos Estados Unidos, oferecendo serviços como cabelo e maquiagem em casa a preços mais acessíveis. Os agendamentos podem ser feitos com 90 minutos de antecedência, pelo aplicativo.
A Hampton Creek ainda é uma pequena empresa, mas já movimentou o mercado. No ano passado, a companhia foi processada pela Unilever, nos Estados Unidos. O principal produto da Hampton Creek é um molho, tipo maionese, o Mayo, feito sem ovos.
A inovação incomodou a dona da Hellmann’s, que afirma que a empresa faz propaganda enganosa e promove concorrência desleal. Além do molho, a companhia faz cookies e tem investidores de peso, como Bill Gates, que já aportaram mais de 120 milhões de dólares no negócio.
O Instagram já ultrapassou a marca de 300 milhões de usuários. As fotos na rede social ganharam o mundo rapidamente e viraram moda. Para ganhar este mercado, a brasileira Instastore permite imprimir as imagens publicadas no Instagram e transformá-las em álbuns, posters ou ímãs.
Instastore [reprodução]
A garrafinha da foto parece mais uma opção para armazenar café durante o dia. Mas a Minipresso, da Wacaco, tem um diferencial em relação a outras garrafas térmicas: ela é uma cafeteira portátil. Com cápsulas ou pó, é possível produzir a bebida na hora, pressionando várias vezes um botão.
Leia também: Veja as ideias de negócio mais promissoras para 2015
Com casos cada vez mais comuns de condições degradantes de trabalho na produção de roupas, o consumo consciente virou moda e foi parar no smartphone. O app Moda Livre indica se determinada marca faz uso de métodos questionáveis de contratação de mão de obra. O app foi feito pela ONG Repórter Brasil, referência na defesa dos direitos humanos.
Metade loja de itens esportivos, metade galeria de arte. Esta loja na Califórnia leva o surfe a sério e expõe e comercializa obras de arte inspiradas nas ondas, além de quase tudo que os surfistas precisam, de roupas a pranchas e acessórios. O negócio foi eleito um dos mais descolados de 2014, segundo o Business Insider.
A lanchonete Na Garagem conseguiu o que muitos empreendedores tentam: começar um negócio pequenino, dentro de uma garagem, e ter sucesso rapidamente. Com poucos lanches no cardápio, o local, em São Paulo, vive cheio de gente querendo provar os sanduiches, vendidos literalmente em uma garagem. A simplicidade, neste caso, foi o acerto do chef Gilson de Almeida.
O Postmates é uma plataforma de delivery que garante entrega de produtos no mesmo dia quando a remessa acontece em uma mesma cidade. Os entregadores ganham até 25 dólares por hora para fazer as entregas. Ideal para pequenos negócios e startups, o negócio já recebeu investimento de 23 milhões de dólares.
Para muitos fãs de séries e programas de TV, as redes sociais são perigosas. Os spoilers deixam muita gente de mau humor. Para acabar com isso, o app Spoiler Shield cria um filtro para dezenas de programas e evita que o usuário leia notícias sobre episódios que ainda não assistiu. Basta programar a rede social e o nome do programa para não correr nenhum risco.
É fato: ninguém fica feliz em enfrentar filas. Pensando nisso, o app Tem Fila? mostra como está o tempo de espera em bancos e restaurantes próximos ao usuário. Assim, fica mais fácil programar o dia sem perder tempo. É um caso típico de negócio que pode resolver o problema de muita gente.
A maioria das pessoas vai à academia para gastar energia. Um empreendedor americano, no entanto, pensou em como transformar essa energia em algo realmente útil. Com equipamentos específicos, a The Green Microgym usa o esforço do exercício para gerar energia. O resultado é uma academia que gasta até 85% menos eletricidade do que as convencionais.
The Green Microgym [reprodução]
Centenas de e-mails por dia inúteis e indesejados. Muita gente assina newsletters sem nem perceber e se incomoda com tanta propaganda no e-mail. A ferramenta Unroll.me facilita o cancelamento de várias listas ao mesmo tempo. A plataforma mostra os remetentes e o usuário decide se quer ou não continuar recebendo a propaganda.
Esta matéria foi originalmente publicada em Exame.com.
Muito se fala sobre quais são as soft skills que os profissionais devem cultivar para…
Em mais um vídeo da nossa série sobre protagonismo feminino em posições de liderança, o…
Em mais um vídeo da nossa série sobre protagonismo feminino em posições de liderança, o…
Depois que nós chegamos ao ensino médio, é comum que passemos a questionar qual será…
Quem gosta de tecnologia costuma dar sinais cedo. Deborah Alves, fundadora da Cuidas e ex-aluna…
Você já ouviu a frase: "Quem falha em planejar, planeja falhar"? Essa máxima não poderia…
Deixe um comentário