As inscrições da primeira edição da seleção Recruta Stone deste ano estão abertas. Criado em 2014 e antes conhecido como Recruta Arpex, o processo seletivo diferenciado tem como objetivo encontrar novos talentos para a companhia do mercado de pagamentos, que em 2018 se juntou ao restrito ranking das startups unicórnio brasileiras.
Por meio de uma série de etapas-desafio, a Stone identifica os profissionais que mais se alinham com sua cultura para posições efetivas e de estágio. Não há limite de vagas e os selecionados podem atuar em diversas áreas, em qualquer uma das empresas do grupo. O objetivo, com o programa, é formar as futuras lideranças da companhia. Para a décima edição, é possível se inscrever até 25 de março, pelo site.
Para Karen Correa, participante do Recruta e analista de dados na organização, o ambiente da companhia é dinâmico e com autonomia para criação e execução de novas ideias. A profissional hoje é responsável por todos os indicadores relacionados aos vendedores e líderes do time comercial. “As coisas mudam muito rápido e você tem que se adaptar e conseguir entregar resultado mesmo assim”, conta, “você pode discordar do que não concorda, propor um novo jeito de fazer e executar da maneira que você acredita”.
Avaliação que busca o fit: o que o profissional precisa ter?
Não há restrição de cursos ou de data de conclusão. Quem está na graduação pode participar para tentar uma vaga de estágio e quem não está na faculdade, se aplica para vagas efetivas. Também não é preciso saber inglês; a única exigência para os candidatos é ter mais de 18 anos.
Há poucos requisitos porque no Recruta Stone o foco principal da avaliação dos participantes é o fit cultural. O que significa que o nível de alinhamento entre o perfil do candidato e a organização é bastante valorizado. Principalmente, se o profissional compartilha dos valores-chave para a empresa: “inteligência”, “energia” e “integridade”.
“Acredito que minha energia e minha espontaneidade me ajudaram a me destacar”, conta a Recruta Karen. “Sou uma pessoa muito agitada e muito enérgica, com muita vontade de fazer e construir.”
Além de energia, o senso de propósito alinhado com o da Stone fortalece a resiliência do profissional e o fit com a empresa, segundo Rodrigo Edington, Recruta hoje parte do time de M&A (fusões e aquisições) e Inovação. “Nem sempre as coisas vão dar certo ou sairão da forma planejada, mas ter um propósito e um objetivo claro te fazem persistir e continuar em frente para alcançá-los”, completa ele.
Como funciona o Recruta Stone
Durante a seleção, os candidatos têm chance de conhecer e vivenciar os diversos setores da companhia. Inclusive, fora de São Paulo e Rio de Janeiro, onde ficam os maiores escritórios. Ao fim, decidem em que área e empresa querem trabalhar.
Um dos pontos do processo é trabalhar o autoconhecimento dos participantes. Como resultado, a experiência acaba sendo válida mesmo que o candidato não consiga a oportunidade. Para a participante da última edição Ingrid Carraro, no Recruta, o maior inimigo a ser batido é você mesmo. “A estabilidade emocional é fundamental durante todas as etapas e, para mim, foi o principal desafio”, explica ela.
Em cada fase os candidatos precisam demonstrar o nível de autoconhecimento que possuem. “É difícil, porém muito divertido, gratificante e uma verdadeira jornada de autoconhecimento.”
Exatamente por conta disso, Rodrigo aconselha que o candidato curta o processo do Recruta Stone. “(…) Você irá aprender, ler, conhecer pessoas e se conhecer. Por isso, se entregue e aproveite”, diz, “o aprendizado durante o processo é incrível.”
Leia também: Por que o fit cultural é tão importante para os processos seletivos atuais
Outra vantagem da seleção nesse formato é que o profissional entra para a empresa com um bom conhecimento sobre os valores e processos, acrescenta Ingrid. Além disso, os participantes conhecem muitos líderes e já entendem mais sobre o clima do ambiente de trabalho.
De 4 de fevereiro a 15 de março, as candidaturas estão abertas. A inscrição inclui cadastro, com informações básicas, e realização de testes, como de perfil e lógica, além de questionários sobre a vida e livros. A finalização das etapas online está prevista para abril. Em maio e junho, acontecem as entrevistas e dinâmicas no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente. Ainda em junho, a semifinal, sendo que o processo termina em julho.
Realize sua inscrição até 25 de março pelo site do Recruta Stone.
O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo