Um Projeto: Fundação Estudar
seleção Recruta Stone

Inscrições abertas para o Recruta Stone: processo seletivo com foco no fit cultural

Por Suria Barbosa

Durante a seleção da Stone, candidatos têm seu perfil testado enquanto desenvolvem seu autoconhecimento. As vagas são efetivas e de estágio e não há restrição de cursos, ou por experiência. Inscreva-se até 20 de setembro.

A nova edição da seleção Recruta Stone está aberta. Até o ano passado conhecido como Recruta Arpex, o processo seletivo diferenciado tem como objetivo encontrar novos talentos para o mercado de pagamentos.

Por meio de nove etapas inusitadas, a Stone seleciona os profissionais que mais se alinham com sua cultura para posições efetivas e de estágio. Não há limite de vagas e os selecionados podem atuar em diversas áreas, em qualquer uma das empresas do grupo. É possível se inscrever pelo formulário online, até 20 de setembro.

Durante o Recruta Stone, os candidatos têm chance de conhecer e vivenciar os diversos setores da companhia. Inclusive, fora de São Paulo e Rio de Janeiro, onde ficam os maiores escritórios. Ao fim da rotação, decidem em que área e empresa querem trabalhar.

Um dos pontos do recrutamento da Stone é trabalhar o autoconhecimento dos participantes. Como resultado, a experiência acaba sendo válida mesmo que o candidato não consiga a oportunidade.

“Eu sempre tive na cabeça que me conhecia totalmente, mas quando essa questão foi posta à prática, no processo do Recruta, foi um choque de realidade que eu pouco me conhecia, pouco entendia o que me motivava, pouco sabia onde eu queria chegar”, conta Gustavo Botelho, aprovado na seleção Recruta Stone em 2014. No processo, ficou clara sua vontade de empreender. “Sempre tive essa ideia de abrir uma empresa, mas nunca tinha ido lá à fundo [entender] qual que era o motivo raiz disso”, explica. 

Avaliação que busca o fit cultural

Não há restrição de cursos ou de data de conclusão. Quem está na graduação pode participar para tentar uma vaga de estágio e quem não está na faculdade tem chance nas vagas CLT. Também não é preciso saber inglês; a única exigência para os candidatos é ter mais de 18 anos.

Há poucos requisitos porque no Recruta Stone o foco principal da avaliação dos participantes é o fit cultural. Ou: se o candidato tem o perfil alinhado com a organização. Principalmente, se compartilha dos valores-chave para a empresa: “inteligência”, “energia” e “integridade”.

“Inteligência para saber alocar forças, reconhecendo que esforço sem resultado não é nada. Energia para querer chegar lá. Não basta apenas saber o caminho, ninguém pode chegar lá por você. E não existe evolução sem Integridade. E integridade não é o que você fala, é o que você faz”, detalha ao Na Prática Lívia Kuga, líder de talent acquisition na Stone.

As fases da seleção Recruta Stone

O processo contempla nove fases no total – chamadas de “missões”. Enquanto as cinco primeiras são online, as quatro últimas contam com a presença dos candidatos. Todas tem cunho eliminatório.

De 20 de agosto a 20 de setembro, os interessados podem se inscrever por meio do formulário do Recruta Stone. A inscrição inclui cadastro, com informações básicas, e realização de testes, como de perfil e lógica, além de questionários sobre a vida e livros.

Em outubro e novembro, os selecionados passam por dinâmica e entrevistas. A fase será realizada em duas ocasiões, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. Ainda em novembro, quem tiver passado pelo fim de semana de atividades em grupo e entrevistas participa da semifinal, com uma missão surpresa. No dia 29 de novembro, ocorre a última etapa do Recruta.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo