Informações complementares no currículo podem ser chave para pessoas sem experiência

Ao fazer um currículo, você preenche a sua formação acadêmica, descreve suas experiências, anota suas competências e, no fim, muitas vezes, sente que ainda falta algo.

Trata-se, é claro, de um sentimento comum. A insegurança, principalmente no início da carreira, nos faz pensar que há pouco naquele documento que possa ser útil.

Daí que pensamos: o que fazer então? Quais elementos da minha vida profissional podem ajudar?

Bom, nem sempre a resposta está na nossa vida profissional. Ao contrário, as informações complementares podem vir de itens que não se relacionam com trabalho.

Pensando isso, o Na Prática traz hoje uma lista com x possibilidades para rechear (do jeito certo) o seu currículo.

3 itens para incluir nas informações complementares do currículo 

#1. Cursos

Primeiramente, pare e pense em todos os cursos que você fez ao longo da sua vida e pense quais compuseram habilidades e seu modo ser de hoje.

Se por um lado esses cursos podem não ter uma ligação direta com a vaga que você quer, por outro lado eles podem dizer ao recrutador o seus tipos de dedicação, foco e referências.

Mas tome cuidado: colocar todos os cursos já feitos pode ser considerado apenas como uma tentativa de ludibriar o recrutador. Tente escolher os que mais fazem sentido para você e, o mais importante, aqueles que têm certificado.

69 sites que oferecem cursos online gratuitos com certificado

#2. Projetos pessoais

Muitas vezes, nós criamos algo fora da faculdade ou fora do emprego que evidencia nossas características pessoais e nossas habilidades. Pode ser algo pequeno, como um trabalho extra curricular, ou algo maior, como um site ou um podcast.

Pare e pense nas suas atividades fora do currículo comum da faculdade e fora de experiências de trabalho. Qual delas evidencia uma habilidade importante sua? Vale a pena colocá-la no seu currículo? Se a resposta é assim, a seção de informações complementares é o lugar ideal para alocá-las.

#3. Trabalhos voluntários

Por fim, tente lembrar de atividades das quais você participou como voluntário. Ou seja: pense nas atividades que você se incluiu e foi importante sem receber um pagamento financeiro por isso.

Pode ser algo em alguma organização do seu bairro, em algum projeto de extensão ou mesmo na igreja. Considere tudo o que você já fez e reflita sobre o que pode ser útil para chamar a atenção dos recrutadores.

Trabalho voluntário: saiba como a experiência pode impactar sua carreira

#4. Dica extra para melhorar suas informações complementares

Se você é uma pessoa jovem, com pouca experiência, e está com dificuldades para preencher o currículo, pense em como poderia adquirir pontos dessa lista. Pesquise por programas de voluntariado, crie um projeto pessoal sobre algo que quer aprender e faça cursos.

No fim, as empresas vão compreender que você está atrás de qualificação e, em algum momento, você vai receber o seu “sim”.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: