Entre os dias 6 e 31 de janeiro de 2023, foi realizado o HackMundo 2.0, a segunda edição do hackathon coordenado pela STEM para as Minas (@stemparaminas) em parceria com a Fundação Estudar. 

STEM para as Minas é um projeto sem fins lucrativos, que surgiu em 2019 nas plataformas digitais como forma de democratizar oportunidades do mundo da tecnologia e ciências (exatas, naturais e biológicas) para meninas e mulheres (cis e trans), em razão da baixa presença e representatividade desse público nessas comunidades. Sua missão é diminuir a desigualdade de gênero no Brasil no âmbito das áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em inglês), ajudando a ampliar o número de mulheres na pesquisa científica, olimpíadas de conhecimento, empresas de tecnologia e engenharia e nos cursos superiores de exatas e tecnologias.

O HackMundo é uma competição 100% online e gratuita no estilo hackathon. Seu objetivo é introduzir meninas à tecnologia e ao empreendedorismo na prática por meio da resolução de um problema na sua comunidade. Neste ano, as participantes deveriam adereçar um problema conectado a um ou mais de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

1 – Erradicação da pobreza

3 – Boa Saúde e Bem Estar

4 – Educação de Qualidade

5 – Igualdade de Gênero

13 – Combate às alterações climáticas

Foram 266 inscrições, entre participantes, mentores e avaliadores, sendo que 103 participantes – compondo 42 equipes de uma a três integrantes mais uma pessoa mentora – entregaram o projeto até o prazo indicado. 70% dessas participantes aprenderam a programar pela primeira vez no Hack Mundo.

A competição também contou com diferentes espectros de diversidade. As participantes representaram 23 estados brasileiros diferentes, 47% se autodeclararam como pretas e pardas e 21% se identificaram como LGBTQIAP +. Além disso, 7 das 9 integrantes das equipes vencedoras são de escolas públicas ou bolsistas em escolas particulares.

Os projetos vencedores da competição 

Para selecionar os projetos vencedores, foram recrutadas 19 pessoas avaliadoras que receberam treinamento prévio. Por se tratar de um hackathon focado para meninas com pouca ou nenhuma experiência em programação, elas avaliaram tanto aspectos técnicos do aplicativo quanto a jornada de aprendizado e aspectos de empreendedorismo e comunicação.

1º Lugar 

  • Projeto: a tua educação
  • Integrantes: Ana Luísa De Sousa Evangelista (15), Maria Luiza Carpanezi dos Santos (15), Marina Cristina da Silva (15)
  • Mentora: Fabiana Cardoso Leite 

Descrição:

“a tua educação” opõe falta de oportunidades, incentivo, acolhimento e voz. Alinhado ao ODS 4, ligado ao 3, 5 e 13, tem o objetivo de tornar jovens sem acesso a oportunidades, líderes e protagonistas da própria educação, agindo como mobilizadores dentro de sua comunidade pela educação. Simples, intuitivo e gamificado, é composto por 4 fases de 7 lições e 1 missão, guia psicológico, guia de oportunidades acadêmicas e premiação final com o objetivo de desenvolver e proporcionar as ferramentas para que o jovem se engaje pela sua educação.

Depoimento: 

Se pudéssemos definir essa experiência, definiríamos como: “surpresas cinesperadas”. Nós mudamos completamente nossa perspectiva com o mundo da tecnologia, inovação e programação, podemos dizer que diante dessa experiência mudamos nossa perspectiva da água para o vinho. Muito obrigada em nome de toda equipe para toda organização, vocês foram impecáveis com tudo, desde formações até organização. Como participante, foi surreal e temos certeza que escolhemos certo. Obrigada do fundo do nosso coração.

  • Maria Luiza Carpanezi dos Santos

2º Lugar

  • Projeto: Lótus
  • Integrantes: Clarice Braga Ramos (16), Esther Oliveira Lucas (16), Laura Cândido Loeser (16)
  • Mentora: Nicole Victory Marinho da Silva

Descrição do app

O Lótus busca resolver a falta de educação sexual, e também a pobreza menstrual com

ênfase em medidas de incentivo à educação menstrual. O Lótus com todas as suas funcionalidades, que são: conteúdos sobre educação sexual e educação menstrual, mini rede social para incentivo a ações de combate e indicações de conteúdos sobre essas pautas, busca mostrar informação para meninas de 10 a 18 anos.

Depoimento

Muitos Hackathons tem curta duração, necessitando de experiência, e tornando raso o conhecimento sobre o problema, porém o HackMundo é diferente. Ele nos fez pesquisar a fundo, nos apaixonando pelo problema. Com isso, desenvolvemos habilidades como planejamento, comunicação, liderança e persistência. O interesse pelo STEM só aumentou com o desenvolvimento do design e programação. Na real, o Lótus é a junção de toda essa caminhada. Nele carrega nossa dedicação, amor e superação. Tudo isso fruto do nosso trabalho em equipe, recheado de confiança, respeito e admiração.

  • Clarice Braga Ramos

3º Lugar

  • Projeto: Along
  • Integrantes: Giovana Dourado Carvalho (17), Mariana Amorim Lopes (17), Yasmin Santos de Amorim (19)
  • Mentora: Evelyn Melissa Serino Monteiro

Descrição do app

O projeto “Along” aspira ajudar estudantes a manterem uma rotina de estudos. Isso é feito por meio de espaços virtuais onde os usuários podem estudar juntos, com a criação de salas privadas ou abertas para demais estudantes. Além disso,há um fórum para socialização e um diário pessoal para reflexões acadêmicas, promovendo o autoconhecimento.

Depoimento

Participar da competição foi uma experiência única. Visto que o processo é desafiador e instigante, pois o período para aprender a desenvolver um aplicativo é curto. Mas sem dúvidas, essa foi a melhor parte: aprender. Tivemos sorte de sermos pareadas com meninas tão incríveis que se ajudaram e, juntas, aprenderam não só sobre programação e design, mas também sobre liderança, confiança e empatia. Apesar dos desafios, entregamos um projeto que já nos marcou para sempre.

  • Mariana Amorim Lopes

O HackMundo também contou com 4 projetos premiados com Menção Honrosa

  • Mind Plants: Cuidando da sua Saúde Mental
  • Intimi
  • AllCare
  • Gláuks

Todas as equipes participantes também foram encorajadas para levar os seus projetos para a Technovation Girls, a maior competição de empreendedorismo tech para meninas do mundo. 

Agradecimento especial aos apoiadores:

Apoio: Girl Up, Fundação Estudar, Technovation Girls Brasil

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: