Dupla discute ideias no computador

Levantar dinheiro para um projeto pessoal — seja ele uma empresa, o lançamento de um produto, um evento, um projeto cultural ou até mesmo um sonho — não é uma tarefa fácil. Com a promessa de melhorar a conexão entre quem tem a ideia e milhares de possíveis colaboradores, o financiamento coletivo, também chamado de crowdfunding, tem se tornado um grande aliado de jovens empreendedores em todo o mundo.

Por meio de diversas plataformas de crowdfunding, é possível arrecadar fundos através de uma multidão que acredita em sua ideia; e o melhor, de um jeito rápido, fácil e desburocratizado. A seguir, confira algumas dicas para captar dinheiro via financiamento coletivo:

1. Escolha a plataforma de crowdfunding que melhor se adequa a sua proposta

Todas as plataformas têm o mesmo objetivo: auxiliar a arrecadação de fundos do seu projeto, mas algumas contam com diferenciais. Se você é novato em crowdfunding, o ideal é avaliar as diferentes formas de apoio oferecidas pelas plataformas e buscar uma que vá te assessorar de perto.

Leia também: Quais são e como funcionam as plataformas de crowdfunding no Brasil

2. Saiba como explicar seu negócio

É importante que conte para os contribuidores o que é o seu projeto e como pretende utilizar o dinheiro. Diferentemente de lidar com um investidor, você não precisa mostrar um planejamento detalhado do seu negócio, basta apenas convencer os usuários de que sua ideia é boa e merece cada contribuição.

3. Estipule uma meta de arrecadação realista

A meta de arrecadação deve ser condizente com os custos de lançamento da empresa ou de seu produto, se esse for o caso, mais as taxas administrativas e custos com as recompensas que precisará confeccionar e enviar. Além disso, tente se planejar ao máximo para evitar imprevistos e surpresas ruins ao longo do caminho. Escolha uma meta realista, assim você se sentirá muito mais motivado para alcançá-la.

4. Pense nas recompensas que serão oferecidas

É necessário ter recompensas para seus contribuidores. Elas são parte importante de sua campanha. Se você quer financiar uma empresa, ofereça os serviços em primeira mão aos contribuidores. Se você visa arrecadar fundos para lançar um produto, nada mais justo do que dar o produto como recompensa para quem contribuir e acreditar na sua ideia mesmo antes de lançada. Campanhas assim, que oferecem produtos inovadores e exclusivos, que não se encontram no mercado, têm mais chances de ser um sucesso.

6. Tenha uma boa rede de contatos

Você pode maximizá-la antes mesmo de a campanha ir ao ar, falando sobre seu projeto e instigando a curiosidade. Assim, quando a campanha estiver lançada, já terá potenciais contribuidores.

7. Peça feedbacks sobre sua campanha

Antes de lançar, mostre a campanha para seus amigos e familiares. Eles poderão dar um feedback e sugerir melhorias que você não havia pensado. Se estiver tudo ok, é hora de divulgar!

8. Use as redes sociais para divulgação

Para a maioria das campanhas, as redes sociais — principalmente o Facebook — são o canal mais importante para a captação de fundos e sua utilização deve ser diária.

Precisa de fundos para tirar seu projeto do papel? Crie logo a sua campanha de arrecadação e conte com a contribuição das pessoas que acreditam na sua ideia!

 

Tahiana D’Egmont é CEO da Kickante. Empreendedora digital de longa data, é especialista e marketing digital e community building e tem a missão de viralizar as campanhas de arrecadação digital na plataforma de crowdfunding. 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: