Mulher com fones de ouvido sentada em frente a um computador
Foto de Christina Morillo via Pexels

Reter talentos nas companhias nunca foi tão difícil quanto é agora, em 2022. E não é força de expressão. Só neste ano, entre janeiro e junho, mais de 6 milhões de pessoas pediram as contas – um recorde para o período na história nacional. 

Muitos fatores são apontados para explicar esse fenômeno. Mas a falta de atenção por parte dos empregadores, sem dúvidas, está no centro dos argumentos de quem decide juntar suas coisas e ir embora.

Nem sempre, porém, é simples identificar os sinais de que as empresas estão olhando com desdém para o desenvolvimento dos profissionais. Até porque, é claro, o dia a dia do trabalho impede que os colaboradores possam comparar suas realidades com outras.

Pensando em como ajudar jovens profissionais a compreenderem esse cenário, o Na Prática ouviu Beatriz Menezes, coordenadora de Branding da MindMiners, para explicar como ocorre o desenvolvimento de talentos por lá. Confira!

Desenvolvimento deveria ser o foco?

Quando Beatriz ainda nem fazia parte do time da MindMiners, ainda no processo seletivo, o foco em desenvolvimento de pessoas da empresa já era um diferencial que havia chamado a sua atenção.

Segundo ela, a companhia possuía, e ainda possui, um benefício específico para o desenvolvimento pessoal, o Miners Learn. Com o auxílio, que é trimestral, os colaboradores têm acesso a cursos, eventos e workshops de desenvolvimento profissional. 

“Acredito que esse seja um dos principais exemplos de como a empresa incentiva que seus colaboradores estejam sempre se atualizando e evoluindo profissionalmente”, conta ela. “Além disso, existem iniciativas internas de troca de aprendizados e conhecimentos constantes entre todos do time, o que fomenta essa cultura de aprendizado e desenvolvimento.”

E como a organização avalia o sucesso da iniciativa?

Segundo Beatriz, a MindMiners realiza, a cada seis meses, o Performance Review, um momento no qual todos têm acesso a uma avaliação baseada em critérios objetivos.

“O Performance Review nos permite compreender em quais aspectos precisamos evoluir e quais são nossas fortalezas e é acompanhado por um Plano de Desenvolvimento Individual, realizado com direcionamento e suporte dos líderes, para que de fato todos consigam colocar em prática e exercitar aquilo que precisa ser aprimorado.”

Preocupação constante com as lideranças

Além dos treinamentos convencionais, os colaboradores em cargos de gestão na MindMiners têm acesso ainda ao Programa de Formação de Líderes.

Organizado pelo time de People & Culture, a iniciativa oferece ferramentas e suporte para que essas lideranças consigam oferecer o melhor suporte para os seus liderados.

Para Beatriz, o treinamento beneficia todos os colaboradores da organização, na medida em que os líderes passam a ser mais habilidosos em como gerem suas equipes.

“Os liderados têm a oportunidade de receber o suporte de maneira mais estruturada dos gestores, preparando-os e engajando-os no desenvolvimento profissional de seu time.”

Como identificar e alcançar organizações que focam no desenvolvimento de talentos?

Beatriz diz que existem comportamentos que não dependem só das companhias e que podem ajudar jovens a ingressarem em organizações como a MindMiners.

Para ela, empresas que se preocupam com o desenvolvimento dos colaboradores estão sempre em busca de colaboradores que também desejam se desenvolver.

Pessoas curiosas, abertas a novos conhecimentos, saem na frente nessa procura, segundo a coordenadora. 

“Aqui na MindMiners, temos como um dos pilares da nossa cultura a competência. Ou seja: sempre buscamos pessoas que tenham mentalidade de crescimento, pessoas inconformadas e que sempre estão em busca de novos conhecimentos.”

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: