Como o conhecimento acadêmico pode ajudar sua carreira na prática?

Muitas vezes, a tendência é enxergar academia e mercado como mundos opostos, em que o segundo acaba inevitavelmente ganhando mais destaque: enquanto o conhecimento acadêmico, desenvolvido nas faculdades e universidades, seria de ordem teórica, o aprendizado do dia a dia profissional é o aquele realmente importa para ter sucesso na carreira. Na verdade, as coisas não são bem assim…

A atividade de pesquisa, muito comum na universidade, pode ensinar competências que vão ser muito úteis na carreira de qualquer profissional, não apenas os pesquisadores e cientistas. Quem trabalha com inovação, por exemplo, usa as mesmas competências que um acadêmico em busca de novos conhecimentos: buscar referências, fontes, empregar metodologias científicas. “Muitas vezes passa despercebido como essas habilidades são importantes no mercado”, explica Jhoney Lopes, responsável pelo Ensino a Distância do Na Prática.

Assista também: Como fazer melhores escolhas para a sua carreira?

O ideal é saber extrair o máximo de conhecimento desses dois mundos, e traduzi-lo em uma carreira de alto impacto. No vídeo a seguir, feito pelo Na Prática para o Portal Administradores, Jhoney explica como a formação teórica pode ser aplicada na prática e o que o mercado de trabalho também pode ensinar aos acadêmicos.

Conhecimento acadêmico, na prática:

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts recentes

Guia de profissões: conheça 87 carreiras, cursos e atuações

Depois que nós chegamos ao ensino médio, é comum que passemos a questionar qual será…

1 dia a

Quais são os desafios de aprender a liderar em tech, segundo fundadora da Cuidas

Quem gosta de tecnologia costuma dar sinais cedo. Deborah Alves, fundadora da Cuidas e ex-aluna…

2 dias a

Planejamento: 7 passos para se organizar e alcançar objetivos

Você já ouviu a frase: "Quem falha em planejar, planeja falhar"? Essa máxima não poderia…

2 dias a

Business Intelligence: o que é, para que serve e como aprender?

Business Intelligence (BI) é um conjunto de estratégias, tecnologias e ferramentas que capacitam as organizações…

1 semana a

Trabalho em equipe: 5 passos para desenvolver essa habilidade

O trabalho em equipe é uma necessidade que acompanha os profissionais desde a fase inicial…

2 semanas a

Técnica Pomodoro: saiba como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo

Você sabia que a técnica pomodoro promete ajudar quem tem dificuldade em terminar as suas…

2 semanas a