Fundação Estudar - Na prática - Desenvolvimento pessoal e profissional de jovens

Como a tecnologia pode estar a serviço da saúde

mulher medica

Talvez você nunca tenha de dado conta mas, quando um paciente recebe alta, toda uma engrenagem interna de serviços é acionada dentro do hospital: o departamento financeiro precisa faturar a internação (no caso de redes privadas), a cozinha precisa cancelar a refeição do paciente, a enfermagem precisa suspender a medicação, a equipe de limpeza precisa higienizar o quarto para o próximo paciente etc.

Na imensa maioria dos hospitais, esse processo de notificação dos diferentes setores ocorre de forma “analógica” e pode levar horas. Mas um pequeno grupo de instituições já vem testando uma nova forma de se comunicar internamente. A solução foi desenvolvida e vem sendo aperfeiçoada a cada dia por Daniel Branco, fundador da startup Medicinia.

O Medicinia

No início dos anos 1990, Daniel ingressava no curso de Engenharia Elétrica, que abandonaria alguns semestres mais tarde para dedicar-se ao de Medicina. Mas, se Daniel optou por deixar o curso de Engenharia, a Engenharia jamais deixaria Daniel. Em 1995, época em que a internet chegava ao Brasil, ele criou o primeiro site de saúde do país: um Atlas de Histologia. Ao mesmo tempo, manteve-se envolvido com o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para a área da saúde. Em 2000, sentindo as transformações que o novo milênio traria para a Medicina, lançou o portal Medicinal, um site de referência em saúde para a população, que 2001 foi eleito um dos 10 melhores sites de saúde do Brasil e o melhor do Rio Grande do Sul, estado natal de Daniel. Em 2002, ele foi adquirido pela Associação Médica local.

Médico formado, Neurologista e Doutor em Neurociências, Daniel partiu para os Estados Unidos para um pós-Doutorado em Planejamento Neurocirúrgico na Harvard Medical School. Ao concluir seus estudos, foi convidado a permanecer na instituição como professor, mas o jovem brasileira queria novos desafios. Deixou a região de Boston rumo a Filadélfia para um MBA em Sistemas de Saúde e Finanças na prestigiada Wharton Business School. De volta ao Brasil, ingressou como gerente de novos negócios no Hospital Israelita Albert Einstein, onde estruturou transações de aquisição, gerenciou a unidade de Oncologia e iniciou o Centro de Inovação Tecnológica.

Daniel Branco [arquivo pessoal]

Trajetória incomum

Um estudante de Engenharia formado em Medicina, interessado em tecnologia e que se tornou um exímio administrador. Pode-se dizer muitas coisas da trajetória de Daniel Branco, mas uma característica define bem seu caminho: incomum. “É realmente um caminho pouco linear”, diz ele. Com tamanha experiência, acumulando diferentes conexões e conhecimentos, Daniel começou a empreender no fim dos anos 2000, com a criação de uma consultoria voltada para o investimento na área da saúde. Nesse novo negócio, um desafio fez brilhar os olhos de Daniel.

“Surgiu a provocação de criar um projeto de tecnologia em saúde”, conta ele. Duas áreas que na vida de Daniel sempre andaram juntas e que se revelava um ótimo negócio. “Existe um gap muito grande no mundo hoje quando se fala em soluções de tecnologia para a saúde. São áreas que andam em paralelo, mas que muitas vezes não se cruzam. Ainda existe muita resistência por parte da medicina em incorporar a tecnologia e no Brasil não é diferente.”

Assim surgia, em 2012, o Medicinia, um negócio que nasceu para aproximar médico e paciente. O projeto teve início com um site de Perguntas & Respostas de temas como doenças, sintomas, profilaxia – o paciente perguntava, o médico respondia. A iniciativa foi um sucesso.

“Hoje são mais de 350.000 pacientes ao mês fazendo perguntas ou pesquisando no que já foi respondido”, conta Daniel. Apesar do tamanho êxito, o Medicinia tinha um problema: não trazia retorno financeiro e, portanto, não era auto-sustentável. “Não havia ali um plano de negócio.” A solução encontrada foi transformar a plataforma em um canal mais afetivo de comunicação entre médicos e pacientes. Agendamento e cancelamento de consultas, solicitação e entrega de exames, envio de receitas – tudo isso pode ser feito pelo Medicinia, que além de portal desenvolveu também um aplicativo.

Além de conectar médicos e pacientes em consultórios e clínicas, o Medicinia otimizou a comunicação em hospitais, como descrito no início deste artigo. “‘É como se o nosso sistema fosse um grande whatsapp”, brinca Daniel. “Na verdade, o que fazemos é a gestão da informação dentro desses centros. A ideia é garantir que as tarefas sejam executadas o mais rápido possível.”

A Medicinia hoje conta com 15 colaboradores e está presente em 6 grandes hospitais do Brasil, como São Luiz, HCor e Albert Einstein. “A ideia é aprender a fazer bem feito nessas instituições e depois começar a expandir para outras redes”, conta o empresário.

Empreendorismo

A Medicinia hoje dá seus primeiros passos e, aos 40 anos, Daniel tem uma longa jornada pela frente. Algumas lições valiosas ele já aprendeu e compartilha com quem deseja empreender. “Criar é fácil, mas quem determina o sucesso do negócio é o mercado. Por isso, entender a necessidade do mercado é fundamental”, aconselha. “No caso do Medicinia, por exemplo, havíamos criado uma solução ótima – de Perguntas & Repostas -, mas que para o mercado não tinha valor. Tivemos que nos readequar.” Hoje, o sistema de P&R foi batizado de Medicinia População e constitui um braço social do negócio.

Aos jovens que querem empreender, Daniel sugere muito preparo. “Meus conselhos às vezes não são bem recebidos, mas costumo dizer que empreender não é diferente de casar ou ter filhos: é um compromisso de longo prazo, para o qual você precisa se preparar. Eu nunca deixei de priorizar meus estudos e minha vida para empreender. Aliás, durante muito tempo eu nem quis empreender. Mas me preparei muito pra isso”, diz. “Meu conselho é esse: aprimore-se sempre.”

 

Cursos Gratuitos e com Certificado:

Faça como mais de 100 mil universitários e recém-formados e acelere sua carreira
com os cursos gratuitos da Fundação Estudar.

Clique para garantir seu acesso gratuito!

 

Esta reportagem faz parte da seção Explore, que reúne uma série de conteúdos exclusivos sobre carreira em negócios. Nela, explicamos como funciona, como é na prática e como entrar em diversas indústrias e funções. Nosso objetivo é te dar algumas coordenadas para você ter uma ideia mais real do que vai encontrar no dia a dia de trabalho em diferentes setores e áreas de atuação.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

MAIS DO AUTOR

EM DESTAQUE

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!