Biblioteca Catálise 2015

No Catálise, construímos uma capacitação intensa com o objetivo de acelerar sua carreira a partir dos temas autoconhecimento, propósito e autodesenvolvimento. Para elaborar o conteúdo do programa, nos baseamos em uma bibliografia de ponta. Neste espaço exclusivo, compartilhamos com os participantes do Catálise os livros que utilizamos, para aqueles que quiserem ir mais fundo nesse universo:

 

Career Coaching: An Insider´s Guide de Marcia Bench

career coaching book

Entenda as ferramentas utilizadas pelos coaches a partir da expertise de mais de 27 anos da Marcia Bench, uma das veteranas da área. O livro é inclusive utilizado como manual de diversos programas de treinamento de coaches ao redor do mundo (inclusive o oferecido pelo Career Coach Institute, fundado pela autora), e traz exemplos de situações de coaching, questões, dicas e pontos de reflexão, além de exercícios e material complementar.

 

The decision book: 50 Models for Strategic Thinking de Mikael Krogerus e Roman Tschäppeler

Um guia rápido para compreender a si mesmo e fazer as escolhas certas, já que todos os dias temos que tomar decisões – seja você um jovem recém-formado ou alguém ansioso por um novo ponto de vista. O livro é ilustrado e traz cinquenta modelos e estratégias para melhor estruturação e, posteriormente, compreensão de muitos desafios constantes da vida, além de ferramentas e até mesmo um exercício incomum inspirado por Warren Buffet.

 

Motivação 3.0 de Daniel Pink

Muitas empresas continuam usando recursos como aumento, promoção ou punição para motivarem seus funcionários – um modelo que foi bem-sucedido até o século passado. Em Motivação 3.0, Daniel Pink nos prova que a motivação baseada em recompensas e punições já não é mais eficiente. Os fatores motivacionais vêm de dentro de cada um de nós. É o legado que deixaremos no mundo e nosso nível de satisfação pessoal e profissional que nos fazem buscar um melhor desempenho e resultado no que nos propomos a fazer.

 

Flow: The Psychology of Optimal Experience de Mihaly Csikszentmihalyi

Pesquisas realizadas pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi sobre “experiência ótima” têm revelado que o que torna uma experiência verdadeiramente gratificante é um estado de consciência que ele chama de flow. Durante o flow, as pessoas geralmente sentem prazer profundo, criatividade e um total envolvimento com a vida. No livro, ele demonstra as maneiras de controlar esse estado positivo: ao ordenar a informação que entra em nossa consciência, é possível descobrir a verdadeira felicidade e melhorar significativamente a qualidade de vida.

 

Why We Do What We Do: Understanding Self-Motivation de Edward Deci

Em um livro que desafia o pensamento autoritário sobre a motivação, o psicólogo social Edward Deci oferece uma alternativa à atual teoria de recompensa-punição, que, longe de ser anárquica, defende o nosso sentido internalizado de liberdade, responsabilidade e compromisso.

 

Attitudes, Personality, and Behavior de I cek Ajzen

Por que as pessoas dizem uma coisa e fazem outra? Por que as pessoas se comportam de forma inconsistente de uma situação para outra? Como as pessoas traduzem suas crenças e sentimentos em ações? Este livro descreve como e por que as crenças, atitudes e traços de personalidade influenciam o comportamento humano, abrangendo teorias existentes e detalha novas abordagens teóricas para as relações entre intenções e comportamento.

 

Mindset (também em português) de Carol Dweck

Neste livro, a expert em motivação e psicologia da personalidade Carol Dweck mostra o que descobriu em mais de 20 anos de pesquisa: o mindset não é uma mera peculiaridade. Ele cria todo o mundo mental e determina como cada um se torna otimista ou pessimista, molda seus objetivos e define uma atitude em relação ao trabalho e aos relacionamentos.

 

Get out of your own way de Mark Goulston e Philip Goldberg

Um guia simples e prático sobre como transformar quarenta comportamentos autodestrutivos comuns, incluindo procastinação, inveja, obsessão, raiva, autopiedade, compulsão, carência, culpa, rebelião, inação, entre outros.

 

O poder do hábito de Charles Duhigg

Durante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela – ou seja, seus hábitos – foram modificados de maneira fundamental para que todas essas mudanças ocorressem. Há duas décadas pesquisando ao lado de psicólogos, sociólogos e publicitários, cientistas do cérebro começaram finalmente a entender como os hábitos funcionam – e, mais importante, como podem ser transformados. Para o autor do livro, Charles Duhigg, a chave para se exercitar regularmente, perder peso, se tornar uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias e ter sucesso é entender como os hábitos funcionam. Transformá-los pode significar a diferença entre fracasso e sucesso.