Empreendedorismo maker: encontro em São Paulo dissemina a “robótica para todos”

Um mundo em que todos saibam utilizar a robótica para solucionar problemas do dia a dia. A ambição é um dos idealismos por trás da cultura maker, movimento global que incentiva a atitude ‘mão na massa’ e promove a ideia de que todos podem (e devem!) criar e construir coisas. Com o Arduino, esse cenário fica muito mais próximo da realidade.

Trata-se de uma plataforma – grosso modo, uma placa, como a da imagem abaixo – que permite permite a automação de projetos eletrônicos e robóticos tanto por profissionais como por amadores, sejam eles artistas, estudantes ou entusiastas. Juntos, os usuários do Arduino somam uma comunidade global de milhares de usuários e que, no dia 2 de abril, vão se reunir em diversas cidades do mundo para trocar experiências e projetos baseados na plataforma. Trata-se do Arduino Day 2016; no Brasil, o evento acontecerá em São Paulo, no espaço Cubo.

O evento contará com a presença de Manoel Lemos, do Fazedores, entre diversas outras referências no assunto. As inscrições podem ser realizadas por aqui

A placa No fundo, a plataforma de prototipagem eletrônica resume-se a uma placa, mas que pode ser associada a outros dispositivos, dependendo do objetivo do criador. Iniciado na Itália, em 2005, o projeto surgiu com propósito educacional e voltado para aplicação em escolas. Não demorou muito para a tecnologia ganhar o mundo. A popularidade da plaquinha, inclusive, rendeu um documentário em 2010.


[reprodução]

Algumas características do Arduino ajudam a explicar esse sucesso: a tecnologia é de baixo custo, flexível, fácil de usar e possui código aberto. Para construir o software do LED Cube acima, por exemplo, uma dupla de norugueses levou menos de cinco dias.

As possibilidades de aplicação da tecnologia, no entanto, vão bem além. Um dos principais usos está relacionado à automação de casas – desde identificar a aproximação de uma pessoa e acionar as luzes quando ela chegar, até graduar a abertura das janelas de um escritório de acordo com a intensidade da luz do sol e temperatura ambiente. Se você se empolgou com o assunto, não deixe de participar do Arduino Day:

Arduino Day SP 2016
02 de Abril de 2016
8h às 18h
CUBO
Rua Casa do Ator, 919
Vila Olímpia, São Paulo, SP

Ingressos aqui

 

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts recentes

Protagonistas da Mudança: Isabel Aché Pillar

Em mais um vídeo da nossa série sobre protagonismo feminino em posições de liderança, o…

18 horas a

Protagonistas da Mudança: Kelly Baptista

Em mais um vídeo da nossa série sobre protagonismo feminino em posições de liderança, o…

18 horas a

Guia de profissões: conheça 87 carreiras, cursos e atuações

Depois que nós chegamos ao ensino médio, é comum que passemos a questionar qual será…

2 semanas a

Quais são os desafios de aprender a liderar em tech, segundo fundadora da Cuidas

Quem gosta de tecnologia costuma dar sinais cedo. Deborah Alves, fundadora da Cuidas e ex-aluna…

2 semanas a

Planejamento: 7 passos para se organizar e alcançar objetivos

Você já ouviu a frase: "Quem falha em planejar, planeja falhar"? Essa máxima não poderia…

2 semanas a

Business Intelligence: o que é, para que serve e como aprender?

Business Intelligence (BI) é um conjunto de estratégias, tecnologias e ferramentas que capacitam as organizações…

3 semanas a