Definido pelo CEO da Microsoft como o melhor produto da história da empresa, o Excel é uma das ferramentas mais presentes no dia a dia das empresas. Por isso, seu domínio parcial ou completo virou exigência para grande parte das carreiras corporativas.

O gerenciador de dados se tornou tão onipresente que conhecê-lo já nem é considerado diferencial em processos seletivos. Mas o que fazer se você ainda não aprendeu a usá-lo além das aplicações mais básicas? Ou se precisa aperfeiçoar o seu manejo de funções, tabelas e gráficos?

Leia também: Faça (online!) os mesmos cursos que os analistas de Wall Street

Felizmente, não faltam cursos online sobre o assunto — inclusive em português. Abaixo, fizemos uma seleção de 7 pacotes de aulas grátis que podem ajudar você a se tornar um mestre das planilhas. Confira:

1. Escola Virtual da Fundação Bradesco

O portal de educação oferece cursos para os níveis básico, intermediário e avançado tanto de Excel 2007 quanto de Excel 2010. O curso básico de Excel 2010 é o mais procurado de toda a plataforma, segundo a Fundação. Para acessar o material, é preciso fazer um cadastro no site. Ao fazer o login, desabilite seu bloqueador de pop-up e clique no menu “Catálogo” para ver a relação de cursos disponíveis. Os cursos de Excel estão dentro da pasta “Informática”. O site funciona melhor em Internet Explorer.

Link para as aulas

2. Unieducar

Há aulas de Excel 2013 para os níveis básico, intermediário e avançado. Na versão gratuita, cada módulo tem 4 horas de duração, com prazo de 30 dias para encerrar o curso a partir do seu início e certificado online. Há também pacotes pagos, com duração maior e outros benefícios, com carga horária de até 280 horas. O curso ensina a inserir e classificar dados em planilhas, usar referências absolutas em fórmulas e trabalhar com células.

Link para as aulas

Inscreva-se no nosso Curso por Email: 7 Livros de Negócios Essenciais

3. Projeto Meu Brasil

Este é um curso de pequena duração para apresentar o Excel para iniciantes. Em 10 aulas, o professor ensina o básico sobre planilhas, cálculos, gráficos e funções. A oferta inclui sessões como “Formatação de células”, “Função SE”, “Trabalhando com várias planilhas” e “Fórmulas matemáticas”. No fim do curso, o aluno é submetido a um teste de múltipla escolha. Se obtiver uma nota maior ou igual a 7, a impressão do certificado de conclusão será liberada. É preciso fazer um cadastro no site para ter acesso aos vídeos.

Link para as aulas

4. Cursos iPED

A escola oferece um plano de aulas gratuito de Excel 2007, além de opções pagas. A versão sem custos não inclui certificado. Dividido em três capítulos, curso ensina o aluno a trabalhar com pastas, planilhas e células, formatar gráficos, proteger dados, fazer operações com datas e horas e inserir funções em uma fórmula.

Link para as aulas

5. Curso de Excel com Jhonny Lopes

O canal do professor de informática Jhonny Lopes é um dos mais acessados no YouTube quando o assunto é Excel. A página dele no site de vídeos, que também agrega cursos sobre outros programas do pacote Office, já conta com mais de 7 milhões de visualizações e 128 mil inscritos. Há diversas trilhas de aulas, tais como “Excel: passo a passo”, “Excel Intermediário”, “Função SE”, “Formatação no Excel” e “Excel VBA”.

Link para as aulas

Está em busca da vaga ideal? Não deixa de se inscrever na Conferência Na Prática, conferência de carreiras gratuita que te conecta com as melhores empresas e oportunidades

6. Professor Claudio Damasceno

Neste outro canal do YouTube, há aulas da ferramenta para alunos de nível básico, intermediário e avançado. O professor também traz temas específicos da rotina aplicados ao mundo do Excel, tais como fluxo de caixa, controle de estoque e cadastro de clientes. Também há um vídeo especial com “7 erros imperdoáveis” de quem trabalha com o programa.

Link para as aulas

7. Videoaulas da Microsoft

Outro recurso para melhorar as suas habilidades no Excel é beber direto da fonte e consultar os tutoriais oficiais da Microsoft, empresa responsável pelo desenvolvimento do programa. Há materiais didáticos para Excel 2016, Excel 2013, Excel para Mac 2011 e Excel 2010. Alguns vídeos estão em português, outros estão em inglês. Há dicas sobre “preenchimento relâmpago” de dados, atalhos de teclado, função PROCV e matemática básica para Excel.

Link para as aulas

 

Este artigo foi originalmente publicado em EXAME.com

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: