Jovens na muralha da China

Neste especial, você pôde conhecer um pouco sobre organizações e movimentos que representam uma grande oportunidade de desenvolvimento para os jovens que ainda estão na faculdade. Também aprendeu como cada uma dessas experiências pode ser um diferencial para seu desenvolvimento e inserção no mercado de trabalho. Mas as possibilidades não param por aí! Você já pensou, por exemplo, em fazer parte do Centro Acadêmico da sua faculdade ou do Diretório Central de Estudantes da sua universidade?

Desde criança, o acadêmico de Licenciatura em Letras / Português da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e de Bacharelado em Ciências Jurídicas da Universidade da Região da Campanha (URCAMP) Carlos Silva desenvolveu seu gosto por questões políticas dentro da própria universidade. Com apenas 25 anos, ele já foi vice-presidente do Diretório Central de Estudantes da URCAMP e atualmente ocupa o cargo de diretor da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul. “Minha trajetória no Movimento Estudantil teve como prerrogativa lutar para que os estudantes tivessem melhores condições dentro e fora da sala de aula. Seja com a facilitação de meia-entrada em eventos ou com meio-passe na passagem de ônibus”, conta.

As experiências que teve até agora fizeram com que Carlos desenvolvesse seu espírito de liderança e senso de responsabilidade, habilidades que ele considera fundamentais para os profissionais de hoje. “Cada vez mais o mercado de trabalho exige um perfil dinâmico e de liderança. É só assim que esses profissionais vão conseguir crescer em suas profissões e buscar sempre o melhor para si, sua família e sociedade”, diz.

Além dos movimentos estudantis, é importante lembrar que os universitários também podem se engajar em uma série de experiências acadêmicas, como monitorias e programas de pesquisa e extensão. Entre as principais habilidades desenvolvidas nesse tipo de atividade estão a visão crítica, a capacidade de análise e o aumento do conhecimento teórico da área estudada.

Todas essas oportunidades estão disponíveis para quem quiser aproveitá-las. Mas lembre-se de que nada vai cair do céu e que, muitas vezes, é você quem vai ter que procurar por mais informações. Para te ajudar descobrir onde está todo o desenvolvimento que o período como universitário pode te proporcionar, seguem algumas dicas:

Seja proativo: você tem que ser a pessoa mais interessada no seu desenvolvimento e em tornar a faculdade o lugar mais proveitoso possível. Por isso, tome a frente das situações e não fique esperando as coisas acontecerem.

Participe dos eventos para os calouros: a maioria dos cursos tem uma aula inaugural ou um evento organizado pela própria faculdade em que todas as oportunidades disponíveis são apresentadas. Fique atento e, se você tiver essa chance, não deixe de aproveitá-la, porque ela pode te ajudar a começar a definir os passos que quer seguir ainda no início da sua caminhada como universitário.

Converse com os veteranos: deixe a vergonha de lado e procure conversar com quem já passou pelo que você está passando. Alunos de períodos mais adiantados que o seu podem compartilhar experiências e falar um pouco mais sobre as oportunidades que encontraram dentro da faculdade. Para saber como elas foram nada melhor do que ouvir quem já passou por elas, certo?

Experimente: quanto mais experiências você acumular durante a faculdade, melhor será o seu autoconhecimento e a sua certeza sobre qual rumo seguir depois de formado.

Por fim, seja protagonista da sua vida profissional e comece a correr atrás da carreira dos seus sonhos ainda na faculdade. Aproveite as oportunidades que despertarem seu interesse da melhor maneira possível. Certamente, valerá a pena, e você vai se tornar um profissional mais realizado!

Esta reportagem faz parte de uma série que o Na Prática organizou para ajudá-lo a conhecer diversas formas de aproveitar o período da faculdade ao máximo. Para conferir o especial completo, baixe o PDF abaixo:

Botão Especial

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: