Conheça a The School of Life, escola que ensina a viver bem

Não é novidade que o ensino formal nas escolas e universidades não dá conta de todos os desafios que encontramos ao longo de nossa vida pessoal e na carreira. Foi com a intenção de preencher essa lacuna que surgiu a The School of Life, escola que tem por objetivo desenvolver inteligência emotional através da cultura e ensinar seus alunos a viver bem.

Fundada em pelo filósofo e escritor suíço Alain de Botton em 2008, em Londres, a escola tem um quadro de professores de primeira linha. Um deles é o escritor David Baker, ex-editor da famosa revista Wired inglesa, que conversou com o Na Prática sobre o seu papel na escola. Ele também é co-fundador da The School of Life no Brasil — com unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo — e estará no país em outubro ministrando um curso intensivo de cinco dias.


David Baker [The School of Life]

Para David, a missão da escola é “ajudar pessoas a viverem a vida que elas querem, e não a vida que os outros querem para elas”. Como? Dando apoio e guiando os alunos em passos pequenos e experimentais fora de suas zonas de conforto.

O que a school of life oferece

A The School Of Life oferece aulas livres, muitas vezes sobre temas inusitados, e que não têm a pretensão de mirar um público-alvo específico. Da mesma forma, não existe formação prévia como requisto. Segundo David, a escola é voltada para qualquer um que esteja interessado em viver uma vida mais plena, gratificante e verdadeira.

Assim, os cursos não são pautados diretamente por disciplinas (filosofia, psicologia, arte, história…), e sim pelas questões e reflexões que fazem parte do nosso dia-a-dia. ‘Como equilibrar vida pessoal e trabalho’, ‘Como escolher um parceiro’, ‘Como ser mais criativo’ e ‘Como tomar decisões melhores’ são algumas das aulas disponíveis.

Como são os cursos

Em seus cursos, David é conhecido por tratar temas complexos de maneira clara e objetiva. “O mundo está cheio de coisas fascinantes, mas às vezes é difícil apreciá-las porque, acidentalmente ou não, usamos uma linguagem complicada para discuti-las. Nas minhas aulas, palestras e até mesmo no meu modo de fazer jornalismo, eu tento contornar isso, evitando jargão e ajudando as pessoas a pensar sobre esses temas e como eles afetam suas vidas”, explica.

Sobre o intensivo que vai ministrar no Brasil, já adianta que é um curso bastante profundo e intenso. “Trabalharemos temas como trabalho, amor, autoimagem e autoestima”, conta. O curso ainda receberá como professores convidados Stephen Little, referência na técnica de mindfullness, a escritora Martha Medeiros, a atriz Cristina Mutarelli e o artista plástico Paulo Von Poser. É possível obter mais informações aqui.

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts recentes

Adaptabilidade: o que é e como desenvolver

Muito se fala sobre quais são as soft skills que os profissionais devem cultivar para…

1 dia a

Protagonistas da Mudança: Isabel Aché Pillar

Em mais um vídeo da nossa série sobre protagonismo feminino em posições de liderança, o…

5 dias a

Protagonistas da Mudança: Kelly Baptista

Em mais um vídeo da nossa série sobre protagonismo feminino em posições de liderança, o…

5 dias a

Guia de profissões: conheça 87 carreiras, cursos e atuações

Depois que nós chegamos ao ensino médio, é comum que passemos a questionar qual será…

2 semanas a

Quais são os desafios de aprender a liderar em tech, segundo fundadora da Cuidas

Quem gosta de tecnologia costuma dar sinais cedo. Deborah Alves, fundadora da Cuidas e ex-aluna…

2 semanas a

Planejamento: 7 passos para se organizar e alcançar objetivos

Você já ouviu a frase: "Quem falha em planejar, planeja falhar"? Essa máxima não poderia…

2 semanas a