Foto por Andrea Piacquadio via Pexels

Com o avanço das tecnologias, o modo como as pessoas fazem um processo seletivo mudou completamente. Desde a seleção ao modo como as pessoas fazem uma entrevista, todas essas fases, agora são feitas com base em ferramentas tecnológicas.

Até a confecção de um currículo, por exemplo, que antes era feito em uma folha de papel, hoje é conduzida por ferramentas e aplicativos que produzem todo o resumo profissional de uma pessoa.

Nesse novo universo, o uso da técnica de posicionamento de palavras-chaves tem ficado cada vez mais popular pelos candidatos que querem impressionar recrutadores e robôs de seleção. 

Sim, isso mesmo. A escolha das palavras que usamos no currículo influencia diretamente nas  chances de sermos escolhidos ou não para a entrevista.

Para ajudar a entender melhor essa ferramenta, o Na Prática promoveu nesta semana uma roda de conversa com a HRBP Sênior (Human Resources Business Partner) do iFood, Fernanda Ferreira, que deu dicas para usar boas palavras-chaves no currículo. Confira.

Como usar as palavras-chaves certas no currículo?

Segundo Fernanda, as palavras-chaves nos currículos costumam ser relacionadas ao contexto profissional de cada pessoa. Ou seja, são expressões e jargões comuns no setor do candidato.

“Se você é uma pessoa que estuda, lê, e fica sabendo das novidades da sua área, é possível que você já conheça algumas das palavras-chaves importantes”, explica Fernanda.

Dessa forma, se o candidato sabe as habilidades e competências buscadas na sua profissão, muito provavelmente ele vai conhecer um conjunto de palavras úteis para utilizar no currículo.

Para pesquisar, porém, ela indica que os candidatos busquem por vagas nos sites especializados em emprego. Assim, diz Fernanda, será possível ver como as empresas têm descrito habilidades, competências e cargos.

“Se a expressão se repete em mais de uma vaga, você já pode anotá-la para utilizar no currículo, desde que você realmente precise dela para descrever algo”, completa Fernanda. 

Uma ideia, na visão da especialista, é utilizar ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, para pesquisar as palavras-chaves mais utilizadas em cada área e nível hierárquico. 

Depois, Fernanda diz que, ao ter consciência das palavras-chaves a serem utilizadas, é importante que os candidatos saibam como dispor as palavras ao longo do documento do currículo.

“É legal que você insira o as palavras ao longo do currículo, mas é importante concentrar o máximo de palavras-chaves no resumo de qualificações”, explica. “Quando o recrutador vai olhar o currículo, ele fixa naquela parte, que é equivalente ao ‘sobre’ do Linkedin.

Assista à íntegra do papo:

Quer saber mais e conquistar sua vaga dos sonhos?

Inscreva-se na Semana da Carreira e continue acessando mais conteúdo sobre processos seletivos nesta semana.

Clique aqui e inscreva-se!

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: