melhores cursos do Coursera

Para quem deseja aperfeiçoar a própria formação e avançar na carreira, o ano novo serve como momento de renovação. Depois de avaliar as atitudes tomadas em 2017, está na hora de organizar os novos planos. E por que não voltar a estudar?

Engana-se, entretanto, quem acha que só com cursos presenciais se faz uma trajetória profissional de sucesso. Plataformas como o site Coursera, idealizada por dois professores da Universidade Stanford, disponibilizam formação à distância para qualquer pessoa interessada. Com um cadastro simples e por preços reduzidos, é possível acessar cursos ministrados em instituições da Ivy League (grupo formado por oito das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos), por exemplo. Em geral, os cursos são gratuitos, mas é possível obter um certificado emitido pelas universidades por valores que variam de 29 a 99 dólares. 

Para começar 2018 com os cursos das melhores universidades, conheça alguns dos temas que estão em alta no Coursera.

Learning How to Learn (Aprendendo a aprender)

Antes de se aventurar em alguma das formações disponíveis, um passo interessante é o de se adaptar ao processo de aprendizagem em si. No “Learning How to Learn”, ministrado originalmente em inglês mas com legendas em português, o aluno conhece o funcionamento do cérebro ao se deparar com novas informações, métodos de memorização e fixação do conteúdo.

Com os professores da Universidade da Califórnia em San Diego, também é possível descobrir formas de gerenciar a procrastinação (sem deixar o tempo de ócio necessário de lado) e de como decodificar conceitos complexos.

Aprendizagem Automática

Não são só pessoas que aprendem conceitos difíceis, mas também máquinas. Já se perguntou sobre como seu computador consegue entender processos complexos e transformar isso em uma função praticamente natural? Realizar cálculos surreais, dar o play em programas complexos, abrir infinitas abas no navegador — tudo isso, é claro, aprendido.

Quem orienta as atividades sobre inteligência artificial é o americano Andrew Ng, um dos idealizadores da plataforma e professor em Stanford. Os interessados devem se inscrever e encarar aulas em inglês (com legendas em espanhol ou mandarim simplificado).

English for Business and Entrepreneurship

Se você adora falar sobre empreendedorismo, mas ainda não pegou o jeito do inglês, esse é o curso ideal. Criado por professores da Universidade da Pensilvânia e oferecido em inglês, é uma oportunidade de aprender o básico sobre o tema e, de quebra, treinar o vocabulário sobre ele.

Nas unidades do curso (que não possui legendas no Coursera), o aluno aprende sobre apoio financeiro a novos negócios, como o empreendedorismo tem mudado o contexto de diferentes países, e formas de fazer um plano de negócios. Há testes de compreensão de textos e atividades regulares durante cinco semanas de duração.

Gigantes da Internet: Leis e Economia das Plataformas Digitais

O professor da Universidade de Chicago Randall Picker combina o panorama de grandes nomes da web, como o Google, à forma como as leis têm respondido a tal contexto. Como garantir que notícias falsas não alcancem a mesma relevância nas redes do que uma matéria baseada em fatos e checada? Questões como essa são abordadas em aulas interativas, com atividades e comparações entre leis dos Estados Unidos e de outros lugares do mundo. Para fazer o curso, é preciso saber inglês, o único idioma em que ele é ministrado.

A ideia é passar conceitos simples que ajudem a dosar o tempo dedicado a cada atividade no dia — quem sabe até organizar os planos para estudar fora em 2018, não?

Trabaja inteligentemente, no más duro

Esse é um curso de gestão de tempo e para como aplicá-la na vida pessoal e profissional. Dessa vez, a formação vem completa em espanhol, com legendas disponíveis em português, e conta com a orientação da professora Margaret Meloni, da University of California Irvine. A ideia é passar conceitos simples que ajudem a dosar o tempo dedicado a cada atividade no dia — quem sabe até organizar os planos para estudar fora em 2018, não?

Gerenciamento de Projetos: O Essencial para o Sucesso

Também oferecido pela University of California Irvine, o curso de gerenciamento de projetos combina lições sobre liderança e o básico sobre planejamento. Além disso, reflete sobre as formas de lidar com “pessoas difíceis” e de como equilibrar a dinâmica dentro de grupos de trabalho (por exemplo, com pessoas que se engajam menos ou mais nas atividades).

Marketing em um mundo digital

É inevitável pensar nas plataformas digitais atualmente, quando se pensa em marketing. Nesse curso, desenvolvido pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, o estudante tem contato com a forma como internet, smartphones e outras tecnologias mudaram o jeito com que se pensa o marketing. Para completar, a formação está entre as mais populares do Coursera e inicia as aulas em janeiro de 2018.

Introdução ao pensamento matemático

O curso de Stanford debruça-se, como o nome já diz, sobre o pensamento matemático construído através dos séculos. Ao longo de dez semanas, os alunos aprendem como aplicar esse método para resolver problemas complexos que aparecem no dia a dia, e que não estão restritos às questões de matemática na sala de aula. As aulas também começam em janeiro e a formação exige, em média, 10 horas semanais de dedicação.

Desenvolvendo ideias inovadoras para novas companhias

O subtítulo desse curso, oferecido pela Universidade de Maryland, deixa claro sua aplicação: é “o primeiro passo do empreendedorismo”. Tendo isso em mente, os alunos são guiados por conceitos básicos ligados aos empreendimentos. Entre eles, estão como identificar uma oportunidade, formas de aperfeiçoar o “mindset” empreendedor e maneiras de construir um plano de negócios. As aulas iniciam-se em 8 de janeiro e exigem uma dedicação semanal que vai de 3 a 5 horas.

Leia também:
30 novos cursos online e gratuitos das melhores faculdades do mundo
10 habilidades (e 22 cursos online) que estarão em alta em 2018
Veja cinco vídeos rápidos para guiar seu processo de autoconhecimento

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: