Foto por Jonathan Borba

“Como líder, você deseja que as pessoas em sua organização confiem em você. E com razão. Em nosso treinamento com líderes, muitas vezes vemos que a confiança é um indicador importante para saber se os outros os avaliam positiva ou negativamente. Mas criar essa confiança ou, talvez mais importante, restabelecê-la quando você a perdeu nem sempre é tão simples.”

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O trecho acima é a introdução de um artigo da Harvard Business Review intitulado “3 Elements of Trust” – em tradução livre, “3 Elementos da Confiança”. Os autores analisaram dados das avaliações de 87 mil líderes e conseguiram identificar três grupos principais de itens que costumam formar a base da confiança. Com base nisso, eles estipularam um percentual de adequação dos respondentes a cada um dos três pilares. Aqueles que pontuaram com 60% ou mais em todos os fatores tiveram um percentual geral de confiança equivalente a 80%. Entenda melhor a seguir:

COMPORTAMENTOS QUE FUNDAMENTAM A CONFIANÇA

De acordo com a publicação, a confiança se baseia em comportamentos que a fundamentam. Dito isso, vamos aos elementos propriamente ditos:

# 1: Relacionamentos positivos

A confiança se baseia na capacidade de criar relacionamentos positivos com outras pessoas e grupos. Para tornar-se confiável, um líder deve entrar em contato com as preocupações dos outros, gerar cooperação entre as pessoas, resolver conflitos e dar feedbacks honestos de forma útil.

# 2: Bom julgamento

Outro fator para saber se as pessoas confiam em um líder é até que ponto ele é bem informado e, a partir disso, capaz de fazer bom juízo das situações. Aquele que está em posição de liderança deve, portanto, entender aspectos técnicos do trabalho, bem como ter uma experiência profunda. Deve, ainda, se antecipar aos problemas e usar do bom senso ao tomar decisões, tendo consciência de que os outros buscam suas opiniões.

# 3: Consistência

O elemento final da confiança é até que ponto os líderes praticam o que falam e fazem o que dizem que farão. As pessoas classificam um líder como altamente confiante quando dá bons exemplos, honra compromissos, cumpre promessas e está disposto a ir além do que precisa ser feito.

NÍVEL DE CONFIANÇA E EFICÁCIA DA LIDERANÇA

A Harvard Business Review comparou as pontuações altas (acima de 60%) e baixas (abaixo de 40%) para examinar o impacto real dos três elementos da confiança. Basicamente, estar 10 pontos percentuais acima da média pode ter um efeito positivo profundo. Já quem está 10 pontos abaixo da média pode ser um claro indicativo de alguém “não confiável”. 

A publicação também descobriu que o nível de confiança está relacionado à forma como as pessoas avaliam a eficácia geral de um líder. Ou seja: quanto maior sua pontuação, mais eficaz em seu papel de comando.

O LÍDER PRECISA MESMO TER TODOS OS ELEMENTOS DA CONFIANÇA?

Um líder não precisa “ter” os três elementos da confiança para, de fato, ser classificado com uma confiabilidade alta. Isso porque o experimento da HBR levou a um resultado que permite supor que o pilar dos “relacionamentos positivos” é o mais importante. A lógica é que não ter consistência ou não fazer bom julgamento pode até ser “perdoável”, mas não criar bons relacionamentos praticamente destrói a imagem confiável da liderança.

Entretanto, quem consegue combinar os três elementos – sobretudo ficar acima da média em cada um deles – tem, como já destacamos, altas chances de confiabilidade. 

 

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