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“Especialista em B2B” é um termo que você provavelmente já viu por aí, seja entre colegas da rede de networking ou no LinkedIn. Trata-se de um modelo de negócios um pouco diferente do tradicional, em que o consumidor “pessoa física” é o alvo principal. Neste post, vamos explicar o que é B2B, qual é a diferença para o B2C e como é trabalhar com esse tipo de estratégia!

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CONCEITO DE B2B

B2B é uma sigla para o termo Business to Business, que, na tradução livre, significa “Empresa para Empresa”. Na prática, portanto, o conceito fala de um negócio voltado para outro, diferentemente do B2C, Business to Customer, quando o foco é o consumidor-final como conhecemos. 

No B2B, as companhias oferecem soluções e produtos – geralmente bem específicos – para outras empresas. Uma das principais vantagens da estratégia está na clientela recorrente. Isso está ligado à conquista da confiança de uma empresa para um serviço do qual ela vai precisar rotineiramente.

ÁREAS MAIS COMUNS PARA ESTRATÉGIAS B2B

Se você já tinha ouvido falar em B2B, não surpreende que tenha sido pelo marketing, que é uma das áreas que mais aplicam suas estratégias. Podemos citar exemplos de empresas que oferecem serviços de automação – como RD Station e Rockcontent – cujo objetivo é otimizar captação de leads e fortalecer os negócios.

Há, no entanto, outros tipos de empresa que trabalham para o setor corporativo, como de logística para e-commerce B2B; consultorias; escritórios de contabilidade focados em pessoas jurídicas etc.

COMO É O TRABALHO EM B2B

Como vimos, existe uma série de ramos em que os experts em B2B são demandados. Mas como é, de fato, o dia a dia de quem trabalha com Business to Business? Se pensarmos na necessidade básica de se criar negócios para outras organizações e vende-los para “compradores profissionais”, veremos que uma premissa do B2B é a assertividade. 

Um vendedor da área, por exemplo, precisa ser mais racional, analítico e paciente, entendendo que a venda pode demorar mais para se concretizar, já que provavelmente passará por mais de uma pessoa. À rotina de trabalho deve se somar uma visão ampla do contexto corporativo, pois há desafios em comum que só quem está imerso no dia a dia de uma empresa consegue antever – e solucionar!

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