Um Projeto: Fundação Estudar
pessoas conversando

O que você precisa saber sobre mentoria e mentores?

Por Rafael Carvalho

Executiva escreve sobre os benefícios da experiência de mentoria, e esclarece como o mentorado deve se comportar nesse processo

Todo profissional e empreendedor cresce mais com um bom mentor ao lado. Mas mentoria só se recebe?

Conforme você constrói a sua rede, identifique pessoas que podem se tornar seus fiéis conselheiros. Pessoas que vão te dar um feedback honesto e te guiar em situações que podem ser difíceis de discutir com alguém que você veja como superior (porque você não quer que ele saiba), com seus pais (porque eles não entenderiam) ou com seu melhor amigo (porque vocês têm assuntos mais importantes para falar). Ter esse conselho “dos bastidores” vai impulsionar sua confiança para lidar com cenários que estão fora da sua zona de conforto.

Leia também: Entenda a diferença entre coach e mentor, e veja como cada um pode ajudar a acelerar sua carreira

Então como você utiliza bem um mentor? Aqui vão algumas dicas:

Respeite o tempo do mentor:

A melhor forma de fazer isso é estar preparado com perguntas específicas, para que ele possa focar em te dar suporte com elas.

Na mentoria, compartilhe também as coisas boas:

Mentores gostam de saber que seus mentorados estão botando pra fazer, então não foque apenas nos seus problemas.

Faça o follow up da mentoria você mesmo:

Fazer o follow up é sua responsabilidade, e depende de você manter o relacionamento ativo e interessante.

Pergunte como você pode ajudar seu mentor:

Isso indica que você entende que a relação entre mentor e mentorado não deve ser uma via de mão única.

Saiba que você também pode ser um mentor, independente de sua idade ou experiência. Sempre haverá alguém na sua rede que pode ter você como referência, se receber abertura. Quando eu era recém-formada na faculdade, eu procuraca pessoas mais velhas e mais inteligentes para me dar conselhos. E isso era ok. O que eu perdi foi que eu poderia também ter buscado ajudar alguns formandos com minha nova experiência de pós-graduação! Olhe para frente no seu desenvolvimento, mas também olhe para trás para ajudar a desenvolver outros!

Inscreva-se no Autoconhecimento Na Prática, programa para jovens que querem construir uma carreira com propósito

E um mentor que você não percebe que pode ser um mentor?

No meu caso, a pessoa com maior influência na minha vida foi meu avô. Quando eu era uma menina, ele passava seu tempo lendo livros comigo sobre suas paixões, e nós tínhamos discussões sobre os livros quase todo fim de semana. Ele era um auto-didata e me contagiou com a crença fundamental de que ter uma educação te permitia ter escolhas. Apesar de ter falecido quando eu tinha treze anos, seu impacto me deixou um carimbo irremovível e me deu um rumo. Ele me ajudou a desenvolver a confiança na filosofia do “você pode”, que eu desejo a todas as pessoas.

Mentoria é se relacionar por realmente querer ajudar outra pessoa em sua jornada. Não importa onde você esteja em sua carreira, você pode fazer a diferença na escalada de um outro profissional ou empreendedor.

Jane Miller é autora e fundadora do JaneKnows.com, e tem mais de trinta anos de experiência executiva de gestão. Ela escreveu este artigo para o site Unreasonable Institute.

Este artigo foi originalmente publicado em Endeavor 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo