Gerenciador de tarefas: 8 opções para usar e ganhar produtividade

Para quem trabalha com muitas demandas, é quase que obrigatória a escolha de um bom gerenciador de tarefas.

Seja ele em formato de lista ou KanBan, mais simples ou mais complexo, não importa: nos dias atuais, com tantas distrações, precisamos organizar nossas atividades com o auxílio da tecnologia.

Para ajudar nas sua escolha, o Na Prática separou 10 opções de sites/aplicativos que fornecem gerenciadores de tarefas práticos e com diferentes formatos.

Confira a seguir.

10 opções para quem busca um gerenciador de tarefas

#1. Trello

Ferramenta de gerenciamento de projetos que utiliza o conceito de quadros e cartões para organizar tarefas. É baseada no método Kanban e serve tanto como gerenciador de tarfefas quanto como uma ferramenta para gerenciar equipes e projetos complexos.

#2. Asana

Permite criar projetos, atribuir tarefas, definir prazos e acompanhar o progresso em equipe. Trata-se de uma ótima ferramenta para líderes que precisam gerenciar equipes com demandas complexas e que convergem para a realização de um objetivo.

#3. Todoist

Um aplicativo de gerenciamento de tarefas simples e intuitivo que permite criar listas de afazeres, definir prioridades e acompanhar o progresso. Em formato de lista, o Todoist permite que o usuário separe suas tarefas por dias  por níveis de prioridade. Nele, é possível ainda criar projetos e organizá-los etapa a etapa.

#4. Microsoft To Do

Oferece uma interface intuitiva para criar listas de tarefas, definir lembretes e sincronizar com outros dispositivos. Nele, é possível etiquetar suas demandas em diferentes níveis e para diferentes áreas da vida – do pessoal ao profissional.

#5. Any.do

Ajuda a criar listas de tarefas, definir lembretes, colaborar com outras pessoas e acompanhar o progresso. Também utiliza o formato KanBan e é indicado para uso individual e coletivo.

#6. Remember The Milk

Um aplicativo de gerenciamento de tarefas com recursos avançados, como integração com calendários e lembretes por e-mail. Com ele, você recebe lembretes que te dizem qual tarefa você precisa se lembrar de você, como pegar o leite, por exemplo, ou buscar as crianças na escola.

#7. TickTick

Permite criar listas de tarefas, definir lembretes, acompanhar o progresso e sincronizar com outros dispositivos para ter acesso contínuo aos seus lembretes.

#8. Notion

Uma plataforma versátil que combina notas, documentos, listas de tarefas e muitas outras aplicações. Com o Notion é possível gerendciar não só tarefas mas até produtos inteiros.

Como aproveitar melhor um gerenciador de tarefas

Organize suas tarefas

Crie categorias ou listas para agrupar suas tarefas de acordo com projetos, prioridades ou contexto. Isso facilita a localização e o acompanhamento das tarefas.

Defina prazos e prioridades

Atribua prazos e prioridades às suas tarefas para ajudar a manter o foco e garantir que as tarefas mais importantes sejam concluídas primeiro.

Utilize etiquetas ou tags

Se a ferramenta suportar, use etiquetas ou tags para marcar tarefas com informações adicionais, como contexto, tipo de tarefa ou qualquer outra categorização relevante.

Acompanhe o progresso

Marque as tarefas conforme você as completa. Isso ajuda a acompanhar o seu progresso e a visualizar o que ainda precisa ser feito.

Defina lembretes

Seja por meio de notificações por e-mail, pop-ups ou lembretes dentro da própria ferramenta, defina lembretes para tarefas importantes ou prazos iminentes para evitar esquecimentos.

Colabore com outros

Se você trabalha em equipe, aproveite os recursos de colaboração da ferramenta para atribuir tarefas a outras pessoas, compartilhar listas ou notas e acompanhar o progresso em conjunto.

Integre com outras ferramentas

Verifique se a ferramenta permite integrações com outras ferramentas que você usa regularmente, como calendários, e-mails ou aplicativos de comunicação. Isso facilita a sincronização de informações e agiliza o fluxo de trabalho.

Estabeleça um ritual de revisão

Dedique um tempo regularmente para revisar suas tarefas, atualizar prioridades, ajustar prazos e garantir que tudo esteja atualizado. Isso ajuda a manter sua lista de tarefas organizada e atualizada.

Mantenha a simplicidade

Evite sobrecarregar sua ferramenta de gerenciamento de tarefas com um número excessivo de tarefas ou informações desnecessárias. Mantenha-a simples e focada nas tarefas essenciais.

Faça uso dos recursos extras

Explore os recursos adicionais oferecidos pela ferramenta, como a capacidade de anexar arquivos, adicionar notas ou criar lembretes recorrentes. Esses recursos podem ajudar a melhorar sua produtividade e organização.

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts recentes

Protagonistas da Mudança: Isabel Aché Pillar

Em mais um vídeo da nossa série sobre protagonismo feminino em posições de liderança, o…

1 dia a

Protagonistas da Mudança: Kelly Baptista

Em mais um vídeo da nossa série sobre protagonismo feminino em posições de liderança, o…

1 dia a

Guia de profissões: conheça 87 carreiras, cursos e atuações

Depois que nós chegamos ao ensino médio, é comum que passemos a questionar qual será…

2 semanas a

Quais são os desafios de aprender a liderar em tech, segundo fundadora da Cuidas

Quem gosta de tecnologia costuma dar sinais cedo. Deborah Alves, fundadora da Cuidas e ex-aluna…

2 semanas a

Planejamento: 7 passos para se organizar e alcançar objetivos

Você já ouviu a frase: "Quem falha em planejar, planeja falhar"? Essa máxima não poderia…

2 semanas a

Business Intelligence: o que é, para que serve e como aprender?

Business Intelligence (BI) é um conjunto de estratégias, tecnologias e ferramentas que capacitam as organizações…

3 semanas a