Fundação Lemann e Elos Educacional oferecem formação de professores e gestores

A Fundação Lemann e a Elos Educacional anunciam para 2016 dois programas de formação para ajudar as redes e escolas a promoverem o aprendizado efetivo dos alunos.

O primeiro deles, Gestão de Sala de Aula tem como objetivo promover uma cultura escolar de altas expectativas e uma gestão eficiente e democrática que tenha como foco o trabalho pedagógico para garantir que todos os alunos aprendam. Para professores, o curso é 100% online e envolve videoaulas, leituras conceituais, fóruns de discussão e exercícios. A parte prática, que acontece dentro da escola, demanda a elaboração de quatro planos de aula e a realização de três filmagens da aplicação das técnicas estudadas.

Na versão desenhada para gestores, o curso é semipresencial, com dois encontros no início de cada semestre com carga horária de seis horas e atividades pela internet. Ao longo do programa, cursistas deverão realizar seis reuniões pedagógicas e participar de atividades que incluem também a observação de sala de aula.

Leia também: “Primeiro Livro” e o desafio de empreender um projeto em educação

No Gestão para Aprendizagem, é incentivada a cultura escolar de planejamento e observação das classes, com altas expectativas de aprendizagem e um melhor uso do tempo, apoiada na gestão de sala de aula e no importante papel multiplicador dos gestores escolares na atuação direta com os professores. O programa é formado por dois módulos temáticos e por um módulo de acompanhamento para implementação do plano de ação. O primeiro é comum a todos os cursistas e vai abordar o tema gestão estratégica.Ao final do primeiro módulo, a dupla gestora deverá escolher entre os temas: gestão pedagógica e formação de professores, gestão pedagógica e planejamento, gestão de pessoas e clima escolar, gestão de pessoas e liderança, gestão de resultados.

No encontro presencial, que acontecerá no início do curso, serão abordados os temas de liderança e gestão estratégica, com apresentação de casos e oficinas práticas. Ao final do semestre, a dupla gestora desenvolverá um plano de ação como atividade final. Este será implementado na escola pela equipe gestora ao longo do semestre seguinte e acompanhado pelos formadores.

As inscrições para participar das formações no ano letivo de 2016 para professores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos da educação básica da rede pública de ensino e secretários de educação vãoa até o dia 19 de novembro. 

Acesse o edital e conheça os benefícios, os requisitos e as contrapartidas necessárias para a seleção de participantes e o estabelecimento de parcerias para o ano letivo de 2016. Para obtenção de certificado, os cursistas devem completarem no mínimo 75% das atividades.

 

Este artigo foi originalmente publicado em Porvir

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts recentes

Business Intelligence: o que é, para que serve e como aprender?

Business Intelligence (BI) é um conjunto de estratégias, tecnologias e ferramentas que capacitam as organizações…

6 dias a

Trabalho em equipe: 5 passos para desenvolver essa habilidade

O trabalho em equipe é uma necessidade que acompanha os profissionais desde a fase inicial…

1 semana a

Técnica Pomodoro: saiba como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo

Você sabia que a técnica pomodoro promete ajudar quem tem dificuldade em terminar as suas…

2 semanas a

TI: O que é Tecnologia da Infomação, curso e mercado de trabalho

A área da Tecnologia da Informação (conhecida popularmente como TI) é uma das que mais…

2 semanas a

Raízen abre inscrições para Programa de Estágio 2024

A Raízen, uma das principais empresas do setor de energia do país, está em busca…

2 semanas a

Fundação Estudar promove primeira edição internacional do curso Liderança Transformadora

A Fundação Estudar, renomada instituição brasileira dedicada ao desenvolvimento de líderes, realizou com sucesso a…

2 semanas a