plantação

Mineiro de Manhumirim, César Augusto Silva sonhava com a Petrobrás. Formou-se em química na Universidade Federal de Viçosa em 2014, preparando-se ao longo dos anos para os concursos públicos. Acabou esbarrando na realidade difícil da estatal nos últimos anos e precisou mudar de ideia – e de estado – para encontrar uma alternativa. Hoje, toca o Solum Brasilis, laboratório de análise agroquímica de solo em Guarapuava, no Paraná – e que ele mesmo criou.

A ideia de trabalhar (e empreender!) na área surgiu em 2011, mas começou a germinar mesmo em fevereiro de 2014. Se Goiás era dominada por latifúndios – e, portanto, poucos clientes – e Minas Gerais tinha um mercado saturado, passou a considerar o Paraná como boa oportunidade, com seus produtores de pequeno, médio e grande porte. 

Quando César visitou um amigo agrônomo com quem tinha discutido a ideia em Guarapuava, sede de uma grande produção agrícola no Sul, viu o potencial da região. “Descobri que só havia um laboratório do tipo, e foi aí que empreender deixou de ser meu plano B para ser o plano A”, resume.

Imersão - Solum Brasilis
[acervopessoal]

Para atingir altos níveis de produção, o solo precisa ter as quantidades certas de nutrientes. É aí que entra a análise realizada pelos laboratórios: para diagnosticar seu estado nutricional, em termos de substâncias como cálcio, magnésio e enxofre. “Com a adoção da chamada agricultura de precisão, que visa aumentar a produção sem expansão da área cultivada, a demanda por esse tipo de serviço irá aumentar em todo o país”, aposta. Essa modalidade de agricultura, que combina técnicas sofisticadas de gerenciamento com tecnologias avançadas, é apontada como tendência no Brasil e exterior. 

Motivação Para entender melhor o que o esperava, César participou em dezembro daquele ano do Imersão Empreendedorismo, programa de decisão e preparação de carreira do Na Prática. “Foi um choque de realidade chegar ao centro financeiro do país e ver de perto empresas em franco desenvolvimento”, lembra ele, que ainda mantém contato com empreendedores que conheceu na época.

Entre aprender sobre como lidar com produtos, clientes e funcionários, impressionou-se em especial com a Acesso, empresa especializada em gestão de processos e que participou do Imersão. “Entretanto, a maior contribuição do programa foi me fazer encontrar a motivação necessária para sair do ‘vou fazer’ para ‘estou fazendo’.”

Especial Na Prática: tudo sobre a carreira empreendedora

Em julho de 2015, com as ferramentas em mãos e já decidido, reformou o espaço do escritório paranaense e foi atrás da papelada, que só foi concluída este ano – como ele faz questão de frisar, a lentidão da burocracia é um dos obstáculos que costumam esperar o empreendedor brasileiro.

Desafios Financiado inicialmente pela família, César está aprendendo na prática o que uma empresa exige, como conquistar os clientes. “Vir para um lugar com uma cultura diferente, onde ninguém te conhece e fazer surgir daí um negócio novo é um desafio”, conta. É o único funcionário, e bate de porta em porta oferecendo seus serviços.

Lidar com a natureza também significa lidar com obstáculos imprevisíveis, como o excesso de chuvas que atualmente atrapalha a colheita de soja, principal cultura paranaense. A marcha lenta, no entanto, deve terminar em breve.

Atualmente, a Solum Brasilis está em fase de testes com alguns clientes em potencial – o que significa receber amostras com valores conhecidos pelo cliente – e, se tudo der certo, terá seus primeiros contratos e um grande número de amostras para trabalhar. E logo que os movimentos de preparo do solo começarem pela cidade, César terá uma visão mais clara do que pode fazer por lá e entrar de vez no mercado.

“Meu sonho é ser a maior empresa do ramo”, diz, sem medo. Entre os muitos planos futuros, que incluem expandir o negócio para outros tipos de análises e setores laboratoriais, ele quer investir em pesquisas e inovação para avançar o desenvolvimento brasileiro. “Quero que de alguma maneira meu desenvolvimento possa causar um impacto além do setor em que atuo”, conclui.

Gostou desse conteúdo colabore aqui

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: