Um estudo publicado no fim de 2021 pela Brasscom mostrou que o mercado de tecnologia deve demandar algo entorno de 797 mil novos profissionais até 2025. A estimativa, de acordo com os dados do setor, é de que haja em média 159 mil novas vagas por ano (já considerando o ano de 2021).

A nova tendência acompanha o movimento iniciado a partir de 2020, no qual 123 mil pessoas foram contratadas para atuar com software, serviços TIC e TI In House. Naquele ano, o crescimento nas contratações foi superior a 180%, na comparação com o ano anterior que chegou à marca de 43 mil contratações.

Os tecnologias de Nuvem e Big Data são onde a maior parte das vagas estão alocadas hoje. Mas internet das coisas, robótica e segurança da informação também possuem números expressivos no setor que movimentou 154 bilhões de reais em 2020 – cerca de 2,1% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB).

A maior parte das oportunidades em tecnologia hoje, cerca de 44% delas, concentra-se em empresas de São Paulo. No entanto, a preferência dos profissionais pelo trabalho home office não torna o quadro um problema para profissionais de outras regiões, já que as empresas têm se adaptado à nova realidade.

Inscreva-se no Conexão Tech, um evento que coloca talentos e empresas frente a frente

Falta de profissionais pode ser desafio

Os salários no setor de tecnologia são, em média, 2,5 vezes maior do que o salário médio total do brasileiro. Enquanto em tech as pessoas costumam receber algo próximo de 5,8 mil reais por mês, na média geral o brasileiro recebe cerca de 2 mil reais por mês.

Ainda assim, há um déficit de profissionais, segundo o mesmo estudo da Brasscom, que precisará ser superado para suprir a demanda de trabalho. De acordo com os dados, cerca de 53 mil pessoas de áreas com perfil tecnológico se formam anualmente no Ensino Superior.

Considerando a previsão de abertura de 158 mil vagas por ano, mais de 100 mil vagas ainda ficarão em aberto.

O estudo da Brasscom sugere que as universidades deverão realizar uma espécie de preparação tecnológica dos seus alunos, como foco nas atuações de mercado, para auxiliar no processo de diminuição do déficit de talentos.

 

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: