Foto por Tingey Injury Law Firm via Unsplash

Muitos advogados encontram dificuldade para crescer profissionalmente após o fim da graduação. Em um universo onde encontrar um caminho e um espaço é muito duro, falta referências, bons mentores e norte para a maioria dos jovens profissionais do Direito.

Foi pensando esse cenário que o Na Prática entrevistou o diretor geral da Septem Capulos, uma organização focada no aperfeiçoamento jurídico no Brasil. João Mapurunga Gurgel falou do desafio que se impõe para os profissionais e dos caminhos para resolver o problema.

Como se aperfeiçoar para ter sucesso no mercado jurídico brasileiro?

Reportagem: O Brasil é um dos países que mais formam advogados em todo o mundo. Ou seja: há muitos cursos. O que torna necessário um aperfeiçoamento desses profissionais? 

Gurgel: Hoje, existem mais de seis milhões de advogados, estudantes e bacharéis em direito no Brasil e esse número só cresce, tendo entrado mais de 900 mil estudantes na faculdade de Direito só em 2021. É uma quantidade assustadora de profissionais presente no mercado de trabalho. Por isso, aqueles que não se destacam da maioria não conseguem espaço para atuar nem de forma autônoma, nem dentro dos grandes escritórios. O que muitos não sabem é que, devido à formação deficitária das faculdades de Direito, a oportunidade de se destacar no mercado é grande. Conversando com as maiores referências da advocacia brasileira, por meio das nossas mentorias, ouvimos sempre a mesma coisa: aqueles que adquirem as habilidades profissionais exigidas pela profissão, se mantêm atualizados, têm bons relacionamentos e buscam ter uma visão multidisciplinar conseguem sim espaço para se tornar um advogado muito bem sucedido.

Reportagem: Por que esse cenário deficitário é presente?

Gurgel: Existe esse cenário deficitário no mercado, primeiro, em razão das faculdades de Direito que se preocupam muito com o ensino teórico, ignorando quase que totalmente a realidade prática da profissão. Assim, aqueles estudantes que confiam no que é apresentado durante sua educação formal nem mesmo ficam sabendo do que mais é exigido dele quando sai do ambiente acadêmico. Além disso, aqueles que entendem a importância e buscam se aperfeiçoar através de cursos complementares, palestras e outros eventos diversos, se deparam com outras dificuldades. Todo o conteúdo está muito disperso, não existindo um único local para reunir tudo que eles precisam aprender. Além disso, como são diferentes cursos e eventos, precisa-se pagar individualmente por cada um deles, o que torna o custo extremamente alto

Reportagem: Quando falamos em aperfeiçoamento, estamos nos referindo a um foco ou a um conjunto de habilidades e ferramentas que precisam ser dominadas. Quais são essas ferramentas? O que o mercado quer que os profissionais não estão entregando?

Gurgel: O aperfeiçoamento necessário para um profissional do Direito se desdobra em diferentes pontos. Primeiro, competências jurídicas práticas que envolve ser muito bom tecnicamente em determinada área, como tributário, penal, empresarial, família, etc. Essa questão já leva a outro ponto que é a especialização tanto de mercado, onde se define a área de atuação e o nicho de mercado, quanto especialização de serviço, em que se define quais atividades específicas serão exercidas (contratos, assessorias empresariais, ações judiciais, etc.).

Para além do técnico-jurídico, outro ponto extremamente relevante é o desenvolvimento de habilidades práticas complementares, como vendas, negociação, prospecção de clientes, como criar e gerenciar uma empresa, entre outros assuntos. 

Assim, como se percebe, o mercado hoje busca profissionais que tenham essa visão estratégica de entender não só sobre o direito, mas das mais diversas áreas que afetam a sua atuação. Além disso, o mercado não quer apenas aqueles advogados que sabem resolver os problemas que já estão acontecendo, mas também os problemas que ainda vão acontecer e que já devem ser solucionados ou mitigados de antemão.

Reportagem: Como se dão os processos de aperfeiçoamento na prática? Quais processos envolvem a preparação de um profissional para o mercado?

Gurgel: O aperfeiçoamento prático, como o nome indica, tem como pilar a prática do exercício profissional. Isso significa que todo conteúdo a ser ensinado, em vez de estar pautado em conceitos e fundamentações teóricas, têm como base a seguinte pergunta: como aplicar esse determinado conhecimento na prática? Assim, garante-se que tudo o que for ensinado terá aplicabilidade na vida profissional.

Depois do planejamento do conteúdo, a visão prática continua presente em como a matéria é transmitida. Na Septem, utilizamos muito de cases práticos, disponibilização de materiais a serem utilizados no quotidiano profissional e muitos exemplos.

Para entender como funciona, podemos citar o nosso curso de LGPD na prática, no qual o professor ensinou como realizar o projeto de adequação à LGPD nas empresas. Durante suas aulas, ele trouxe uma situação prática, similar ao que ele já havia trabalhado no escritório, e mostrou o passo a passo do seu trabalho. Além de mostrar o que deveria ser feito, ele disponibilizou todos os documentos e ferramentas que ele utiliza, assim, todos os membros que assistem o curso já saem com um material bastante robusto para utilizar na sua própria prática profissional.

Reportagem: Que dica podemos dar a um jovem profissional sobre os desafios do mercado jurídico? O que ele tem que ter para se destacar?

São inúmeras as dicas que podemos dar aos jovens profissionais que buscam se inserir no mercado jurídico. Aqui, dividiremos essas dicas em 3 partes: capacitação, direcionamento profissional e networking.

Em primeiro lugar, capacite-se adquirindo tanto conhecimento técnico-jurídico, quanto habilidades profissionais de gestão, soft skill, negócios, empreendedorismo e vários outros. 

Busque também direcionamento profissional, busque referências profissionais que admira e entenda como essa pessoa chegou no patamar que está hoje. Se você ainda não sabe onde quer chegar, pesquise profissionais bem sucedidos da mesma forma, porque assim consegue entender quais os caminhos e objetivos possíveis.

Por fim, relaciona-se com pessoas, faça networking com esses grandes profissionais que você admira, com colegas da sua faculdade, professores, profissionais que você teve a chance de conhecer em eventos ou estágios, entre outros. Aqui é importante frisar, criar relacionamento não é apenas seguir a pessoa no LinkedIn, é entrar em contato de fato, mandar uma mensagem relevante e se fazer presente.

Evento conecta jovens a empresas 

Estão abertas as inscrições para o Conferência Mercado Jurídico, no qual jovens profissionais e estudantes do Direito têm acesso a grandes empresas do ramo.

Trata-se de uma oportunidade para se apresentar às empresas. O Conferênciia Mercado Jurídico é um evento gratuito.

Saiba detalhes do evento e inscreva-se aqui até dia 25 de julho

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: