Uma mulher escreve um bloco de notas, tentando aprender como decorar um texto
Foto por Marcos Paulo Prado, via Unsplash

Para todas as pessoas, seja no trabalho ou antes de uma grande apresentação, chega um momento no qual precisamos saber como decorar um texto. Pode ser que tenhamos uma reunião de resultados, uma entrevista de emprego ou mesmo um TCC na faculdade. Não importa. Se não temos as habilidades certas, encontramos dificuldades.

O que a maioria das pessoas não sabe, porém, é que nem sempre o ideal é tentar memorizar tudo, linha por linha, imaginando cada detalhe da apresentação

Quer saber como? Então confira as 4 dicas do Na Prática a seguir (muito mais simples do que você imagina) sobre como decorar um texto.

Leia ainda: Entrevista de emprego: guia completo para você mandar bem e conquistar a vaga

4 passos para decorar um texto antes de uma apresentação

#1. Cuide do seu corpo

Antes de qualquer plano super elaborado para memorizar textos, lembre-se: não é possível ter uma boa memória se não estamos bem fisicamente e mentalmente.

Por isso, antes de apresentar algo que você memorizou ou mesmo antes de estudar um texto:

  • Durma bem à noite (vá para a cama sem celular e defina um bom horário padrão)
  • Coma alimentos que fazem bem para a memória (ingredientes com vitaminas do complexo B)
  • Faça exercícios regulares (ainda que pequenas caminhadas ou alongamentos simples)

Se nosso corpo está descansado, nutrido e funcionando da forma correta, o mais provável é que o processo de memorização e fixação de conteúdos.

#2. Planeje-se

Sim, muitas vezes é difícil se preparar com uma grande antecedência para apresentações. Mas, se a ocasião for importante, priorize-a dessa maneira e leia o texto que precisa memorizar com antececêndia.

De preferência, considere:

  • A complexidade do que vai expor;
  • O seu nível de conhecimento sobre o assunto; e
  • O tempo que tem disponível diariamente.

Com base nessas informações, determine o tempo que será necessário para ler, estudar e fixar o conteúdo.

#3. Foque em aprender o conteúdo

Se você guardou o tempo ideal para estudar e decorar o texto que vai apresentar, utilize esse tempo para aprender o conteúdo – e não somente memorizá-lo.

Pense assim: quando você vive uma experiência marcante ou quando descobre algo novo durante o dia, o mais comum é que, em algum momento, você conte sua história para alguém.

Nessa hora, estruturamos mentalmente o que vimos, ouvimos e sentimos e compartilhamos nossa visão para as pessoas. Esse processo, natural e até prazeroso, ocorre porque nós fixamos as experiências a partir do aprendizado e não só por memorizá-las.

Trate de ler tentando entender o texto que vai falar. Questione-se sobre os pontos principais de cada parte da apresentação. Assim, ao apresentar o conteúdo, não estará reproduzindo o que leu e poderá até improvisar.

#4. Treine antes

Por fim, use o máximo de tempo possível para treinar sua apresentação. Especialmente quando se tratar de uma ocasião muito importante, recrute amigos, familiares e companheiros para apresentar previamente a eles o conteúdo.

Para fixar, peça a eles que façam perguntas – as mais difíceis que encontrarem – e ao passo que você os ensina o que leu e memorizou, também estará aprendendo através de revisões e através do estímulo da memória.

Lembre-se: nossa memória precisa ser estimulada. Quando questionamos fatos e eventos passados, produzimos conexões que nos conduzem a aprender e relembrar.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: