Professora de Duke explica 3 estratégias para evitar o maior erro de sua carreira

Dorie Clark tem um currículo que impressiona mais e mais conforme as linhas vão passando. Excepcionalmente inteligente, ela se formou aos 18 anos pela Smith College e obteve seu mestrado aos 20, na Harvard Divinity School.

Depois disso, foi repórter, porta-voz de uma campanha presidencial e diretora executiva de uma ONG, entre muitos trabalhos acadêmicos em escolas de negócios de alto nível, como Harvard Business School, Graduate School of Business da Stanford University e Wharton School of Business, entre outros.

Hoje é autora de dois bestsellers sobre negócios e consultora de estratégias de marketing – entre seus clientes como Google, Banco Mundial e Bill & Melinda Gates Foundation –, além de professora de de administração de negócios da Fuqua School of Business, da Duke University.

Ela tem, portanto, experiência e conhecimento de causa para falar sobre uma carreira de sucesso. E o maior erro que você pode cometer, segundo Clark? Assumir que os outros saibam o que você anda fazendo profissionalmente.

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“A verdade é que a maioria das pessoas provavelmente têm uma visão muito desatualizada de quem você é e do que é capaz”, escreveu ela na rede social Quora. “Nós só reavaliamos nossas percepções dos outros quando somos forçados.”

Forçar essa reavaliação, portanto, é crucial para não perder conexões e oportunidades que possam estar no ar. Clark diz que, para isso, é preciso assumir o controle da sua própria narrativa e investir na proatividade.

“Temos que garantir que os ostros estejam conscientes do que estamos fazendo e para onde estamos indo para que possam nos conectar com as oportunidades certas.”

Confira abaixo as três estratégias que ela criou para tornar esse erro menos corriqueiro:

1. Tenha uma resposta pronta (e boa)
Se alguém perguntar o que você anda fazendo, não dê respostas vagas. É melhor ter uma anedota pronta sobre seu trabalho atual para que a pessoa entenda o que é o trabalho e como sua carreira avançou.

2. Tenha um companheiro de networking
Identifica um colega similar a você e sejam ‘colegas de networking’. O que isso significa? Já que muitos se sentem envergonhados com autopromoção, a outra pessoa a fará por você e vice-versa. “Isso tira a pressão de você, mas assegura que outros ouvirão sobre suas conquistas”, escreve Clark.

3. Comece a criar conteúdo
Não é qualquer conteúdo, mas aquele relacionado ao seu campo de trabalho atual. Pouco a pouco, conforme você compartilha suas ideias publicamente, as pessoas poderão entender sozinhas quão bem você domina o assunto e aumentar o respeito pelo seu trabalho.

Leia também: O que você precisa saber antes de decidir sua carreira

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