Está em busca do emprego dos seus sonhos ou quer tirar do papel projetos e planos? Não é novidade para ninguém que na internet é possível encontrar diversas fontes que auxiliem no direcionamento desses objetivos. Inclusive, muitas palestras TED são uma boa fonte de inspiração para dar pequenos passos rumo a uma vida melhor.

Baixe agora: Guia definitivo para descobrir e conquistar o trabalho dos sonhos

Afinal, as chamadas talks apresentam conteúdos com o objetivo de fazer o espectador refletir sobre o tema proposto. Mas não apenas isso. Os palestrantes costumam ter experiência, seja por expertise técnica ou por vivência prática, nos assuntos abordados. A linguagem, além disso, é simples e direta – como um bate-papo informal.

Por isso, quer seja você um jovem profissional a fim de traçar os seus objetivos ou alguém que está buscando motivar a própria rotina, é muito provável que uma palestra TED irá ajudar. Não acredita? Então, prossiga a leitura e confira a nossa seleção de vídeos que irão inspirar a sua carreira.

15 palestras TED para inspirar a carreira

#1 Como tornar o estresse seu amigo

 

Uma das mais populares palestras TED é “Como tornar o estresse seu amigo”. Nele, a psicóloga e pesquisadora Kelly McGonigal explica como porque devemos abraçar os momentos estressantes. Segundo um estudo apresentado por ela, aqueles que acreditam que o estresse é ruim para eles sofrem um efeito adverso em seus expectativa de vida. Por isso, incita a encarar o estresse como uma coisa positiva e nos apresenta um mecanismo desconhecido para redução do estresse: aproximar-se dos outros.

#2 Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir

 

Você já se sentiu como se, ao falar, ninguém ouvisse? Julian Treasure, presidente da The Sound Agency, uma empresa que aconselha negócios globais acerca do uso do som, está aqui para ajudar. Neste TED Talk, o especialista em sons demonstra como falar poderosamente – ensinando desde exercícios vocais até dicas de como falar com empatia.

#3 O perigo de uma única história

 

Nossas vidas, nossas culturas são compostas de muitas histórias sobrepostas. A escritora Chimamanda Adichie conta a história de como ela encontrou sua autêntica voz cultural – e adverte que se ouvimos somente uma única história sobre uma outra pessoa ou país, corremos o risco de gerar grandes mal-entendidos. Essa é uma das palestras mais assistidas da plataforma e conta atualmente com uma versão em livro.

#4 Sucesso, fracasso e motivação

 

Você muito provavelmente conhece o livro – que virou filme – “Comer, Rezar, Amar”, porém não deve saber que a sua autora foi uma garçonete desolada por cartas de rejeição. Nesta palestra, Elizabeth Gilbert conta que mesmo no despertar do sucesso, ela ainda se identificava fortemente com a pessoa que era antigamente.

Com uma a descoberta, Elizabeth reflete sobre como o sucesso pode ser tão confuso quanto o fracasso e oferece um jeito simples, porém difícil, de continuar, independentemente dos resultados.

#5 Construa uma torre, construa uma equipe

 

Tom Wujec, escritor e pesquisador da Autodesk, apresenta uma surpreendente pesquisa sobre o “problema do marshmallow” – uma dinâmica de grupo simples que envolve espaguete seco, um metro de fita adesiva e um marshmallow.

Quem conseguirá construir a torre mais alta usando estes ingredientes? Neste talk, Wujec demonstra por que um grupo inesperado sempre se sai melhor que a média.

Leia também: 7 exercícios mentais para estimular o pensamento crítico

#6 Escutando a vergonha

 

Existe a probabilidade muito grande de você já conhecer Brené Brown – se não, confira aqui um artigo sobre ela. Especialista em vulnerabilidade, coragem e empatia, ela também fala sobre a vergonha, que, segundo ela, é uma epidemia silenciosa e o segredo por trás de várias formas de desvios comportamentais. Nesta palestra ela explora o que pode acontecer quando as pessoas se confrontam com suas vergonhas.

#7 Do que é feita uma vida boa? Lições do mais longo estudo sobre felicidade

 

O que nos mantêm felizes e saudáveis ao longo da vida? Se você pensa que é fama e dinheiro, você não está sozinho – porém, segundo o psiquiatra Robert Waldinger, pode estar equivocado. Como diretor de um estudo de 75 anos sobre desenvolvimento de adultos, Waldinger tem acesso sem precedentes a dados sobre a felicidade e satisfação.

Nesta palestra, ele compartilha três importantes lições aprendidas com o estudo, assim como alguns conhecimentos práticos e antiquíssimos sobre como construir uma vida longa e plena.

#8 Tudo o que é preciso são 10 minutos conscientes

 

Quando foi a última vez que você ficou sem fazer nada por 10 minutos? Sem enviar mensagens de texto, conversar e até mesmo pensar? O especialista em meditação, Andy Puddicombe, descreve o poder transformador de fazer apenas isso: revigorar a sua mente com dez minutos por dia, simplesmente estando consciente e experienciando o momento presente – sem precisar de incenso ou sentar em posições diferentes.

#9 Eu tenho 99 problemas… a paralisia é só um deles

 

“Eu tenho paralisia cerebral. Eu tremo o tempo todo”, conta Maysoon Zayid no início desta palestra emocionante e hilária. “Eu sou como Shakira junto com Muhammad Ali”. Com graça e humor, a comediante árabe-americana nos leva em uma turnê das suas aventuras como atriz, comediante stand-up, filantropa e defensora das pessoas com deficiência.

#10 Um jardineiro guerrilheiro no Centro-Sul de Los Angeles

 

Ron Finley é um designer de moda para atletas profissionais e que planta jardins de vegetais na zona centro-sul de Los Angeles – em terrenos baldios, canteiros de rua, meios-fios. Por quê?

Por diversão, por rebeldia, pela beleza, para oferecer alguma alternativa ao fast food e mostrar que alimentos frescos devem ser acessíveis para todos. Conhecido como o jardineiro gangster, é dele a frase que você já deve ter ouvido por aí: “plantar a própria comida é como imprimir o próprio dinheiro.”

#11 Como grandes líderes inspiram ações?

 

Nós já falamos sobre Simon Sinek, porém é possível assistir a uma de suas mais populares palestras. Ambos os conteúdos tratam sobre um modelo simples, mas poderoso, para uma liderança inspiradora baseada em um círculo dourado e na questão “Por quê?”.

Seus exemplos incluem a Apple, Martin Luther King, e os irmãos Wright – e de contraponto TiVo, marca popular de gravador de vídeo digital que estava fazendo um grande esforço para se manter.

#12 Como ter controle sobre seu tempo livre

 

Há 168 horas em cada semana. Como encontrar tempo para o que mais importa? A especialista em gerenciamento do tempo, Laura Vanderkam, estuda como as pessoas ocupadas levam suas vidas. Segundo ela, muitos de nós superestimamos drasticamente os compromissos a cada semana, enquanto subestimamos o tempo que dispomos para nós mesmos.

Leia também: Por que você procrastina? Faça o teste e descubra como driblar a procrastinação de acordo com sua personalidade!

Nesta palestra TED, Laura oferece algumas estratégias práticas para ajudar a encontrar mais tempo para aquilo que nos interessa. E, assim, podermos “construir as vidas que queremos no tempo que temos”.

#13 Minha jornada de militar a ator

 

Não, este aqui não é um artigo sobre lideranças de Star Wars ou sobre qualquer obra ficcional. Porém, sim, há uma palestra TED com o ator Adam Driver e ela pode ser interessante para quem está buscando um novo caminho. Afinal, antes de estrelar a franquia, ele era fuzileiro naval dos Estados Unidos na Primeira Divisão.

Neste vídeo, Driver conta a história de como se tornou fuzileiro e ainda discute a transição de soldado à carreira de ator. Além disso, ele fala sobre “Artes nas Forças Armadas”, uma organização sem fins lucrativos que leva teatro a militares estadunidenses criada por ele. “A autoexpressão é uma ferramenta tão valiosa quanto um rifle em seu ombro”, diz Driver.

#14 Por que a melhor contratação não precisa ter o currículo perfeito?

 

A executiva de recursos humanos Regina Hartley tem uma estratégia diferente na hora recrutar um talento. Calma! Essa não é uma boa palestra apenas para quem está na posição de contratar pessoas, mas para quem está na jornada de encontrar um trabalho – e, principalmente, sentindo-se subestimado.

Quando tem de escolher entre um candidato a emprego com um currículo perfeito e outro que lutou e venceu com dificuldade, a executiva sempre dá uma chance ao segundo. Como ela mesma cresceu na adversidade, Hartley acredita que os que prosperam nos meios mais penosos são dotados de força para perseverar em um ambiente de trabalho sempre mutável. “Escolha o candidato subestimado, cujas armas secretas são o fervor e a determinação”, ela diz.

#15 Como encontrar um trabalho que você ame

 

Scott Dinsmore largou um emprego que o deixava infeliz e passou os quatro anos seguintes se perguntando como encontrar um trabalho que lhe proporcionasse alegria e significado.

Depois de pesquisar o que milhares de funcionários realmente queriam da vida, ele fundou a organização Live Your Legend. Nesta palestra, ele compartilha o que aprendeu sobre como encontrar aquilo que é importante para você, e como colocar mãos à obra.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: