momento para arriscar na carreira
Planning, risk and strategy in business, businessman and engineer gambling placing wooden block on a tower.

Seja em um cenário de grande instabilidade no mercado de trabalho como o atual ou não, os profissionais de diversos setores podem ficar receosos sobre qual é o melhor momento para arriscar na carreira. Os riscos estão relacionados às incertezas do futuro, mas também podem abrir portas para grandes oportunidades. Para auxiliar nesta importante decisão de carreira, o Na Prática convidou especialistas para darem dicas de como escolher o momento de arriscar na carreira.

O que ter em mente antes

Sócio diretor e consultor do Netas Treinamento & Desenvolvimento, Fabio Abate acredita que o melhor momento para arriscar na carreira depende do campo de atuação do profissional. “Ele precisa entender qual é a situação do mercado dele. Existem áreas que mesmo na crise estão crescendo como o setor de saúde, porque esse cenário propicia o aparecimento de complicações de saúde. Já com outras áreas isso não acontece. O momento para arriscar na carreira depende de uma avaliação do profissional sobre a área de atuação que ele quer se desenvolver e das oportunidades oferecidas”, pondera.

Mas a maior preocupação dos profissionais deve ser com a forma que essa transição será feita. “É preciso estar organizado, analisar se já tem as competências necessárias para desenvolver o trabalho pretendido, se for empreender, precisa ter uma reserva financeira suficiente para se manter durante alguns meses, ter contatos na área, entre outros. É importante entender o que o mercado espera, em termos de competências técnicas e comportamentais e levar em consideração também, quando se trata de sair de uma empresa, de não deixar o antigo empregador na mão”, orienta.

Leia também: Síndrome do impostor: o que é e como pode atrapalhar profissionais a se desenvolverem na carreira

Preparação também é plano B

E mesmo fazendo todo o preparo possível, quando se trata de arriscar na carreira, o profissional deve considerar imprevistos, segundo Fabio. “Algumas coisas podem não sair do jeito que se espera. Nesse caso, você precisa ter tanto um plano B como recursos para lidar com esses contratempos. É interessante conversar com pessoas da área e pesquisar vagas similares à pretendida no LinkedIn ou em sites de busca de emprego para entender a posição dentro do mercado, tanto em modelos de contratação, salário ou nível hierárquico como verificar se o setor cresce ou está estagnado”, aconselha.

Para alguns, não existe receita

Consultora e mentora de carreira, Adriana Gomes opina que, de forma geral, não existe o momento ideal para arriscar na carreira. “Depende muito do momento de vida, projetos e dos objetivos do profissional. É importante que a pessoa esteja com a vida equilibrada, emocionalmente, financeiramente e profissionalmente. É bom se arriscar em um cenário que te favoreça minimamente. Na hora de pedir um aumento ou promoção, por exemplo, o recomendado é que a pessoa esteja em uma posição em que performa melhor e apresenta resultados positivos porque ela vai ter mais argumentos”, exemplifica.

Adriana também desaconselha deixar que a situação chegue a um ponto crítico ou insustentável antes de decidir. “Tudo tem que ser feito de maneira planejada e organizada, e não pela pressão do momento. É importante ter em mente quais são as medidas que vão ser traçadas para alcançar a meta desejada, levando em conta vários cenários, caso algo dê errado. Isso dá trabalho, mas crise também é sinônimo de oportunidade e pode ser uma boa chance de crescimento. As mudanças sempre vão causar um pouco de ansiedade ou angústia, então quem se adaptar mais rapidamente e tiver mais resiliência estará em vantagem”, analisa.

A psicóloga afirma que se arriscar na carreira faz com que os profissionais descubram novas alternativas, aumenta o grau de percepção do meio onde elas estão inseridas e também descubram coisas novas sobre si mesmas e desenvolver o autoconhecimento.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: