Há 28 anos trabalhando com seleção e desenvolvimento de jovens, aprendemos bastante sobre o que faz com que alguns consigam preencher todo o seu potencial em carreiras que geram significado (pra dentro) e impacto (pra fora).
Este aprendizado foi consolidado no nosso arquétipo – um modelo de competências e valores que ajudam os jovens a fazerem a diferença sem perder a sua individualidade. E são essas competências e valores que oferecemos através dos nossos cursos e ferramentas digitais, em uma trilha de desenvolvimento.
Nossa missão, com o Estudar Na Prática, é que esta trilha crie oportunidade para que todos os jovens do país se tornem a sua melhor versão e, assim, cheguem mais longe.
A base do arquétipo – e da trilha de desenvolvimento – são os 7 valores da nossa cultura de Liderança Transformadora:
Percebemos que para fazer a diferença é preciso estabelecer objetivos ambiciosos e acreditar que pode atingi-los. Mas também é preciso colocar a mão na massa, buscando se embasar em conhecimento de referência e se cercar de pessoas que subam sua régua. Isso tudo fazendo as coisas do jeito certo – sem atalhos! – com muito senso de responsabilidade e de olho no impacto que está tendo em seu meio e que terá no futuro.
Aliado a isso, buscamos desenvolver uma série de habilidades que ajudarão o jovem em seu crescimento pessoal e profissional – as soft skills, ou habilidades socioemocionais.
Além de serem consideradas super importantes no mercado de trabalho, pesquisadores e psicólogos já demonstraram que habilidades como inteligência emocional, liderança, comunicação e resolução de problemas são mais relevantes como indicativos de sucesso profissional do que conhecimento técnico.
Quer pensemos nelas ou não, usamos habilidades socioemocionais todos os dias, e através delas somos capazes de melhorar nossa relação com as pessoas, nossa satisfação com o ambiente de trabalho e até mesmo nossa saúde mental. Cá entre nós – usos bem mais amplos até do que o Excel.
Seguimos teorias da educação que prezam pelo aprendizado ativo, com o conhecimento sendo gerado a partir do pensar, sentir e agir da turma. Todos os nossos cursos, presenciais e online, abrangem 6 pilares metodológicos para garantir uma experiência dinâmica e profunda.
Todos os cursos são embasados na bibliografia mais recente sobre as temáticas, incluindo as maiores referências globais, e são constantemente atualizados por um time de especialistas em educação.
Os conceitos são sempre acompanhados por histórias e exemplos reais, que inspiram e demonstram, na prática, que é possível fazer mais.
Os conceitos também promovem reflexões individuais, para que cada participante aprenda com a sua própria história e tenha uma experiência única a partir da sua bagagem e do seu repertório.
Um dos maiores valores de todos os cursos são as redes que se estabelecem entre os participantes de cada edição. O aprendizado é gerado a partir das experiências do grupo, que se conecta através de atividades e se estabelece como uma rede de apoio mesmo depois do fim do programa.
Todos os cursos têm atividades mão na massa, e é através da prática, de vivências e de simulações que o conhecimento é gerado e fixado com maior profundidade.
Mas tudo isso seria em vão se os participantes saíssem dos programas e não fizessem nada de diferente na vida real. Por isso, ao longo dos cursos temos momentos para esclarecer e planejar como aplicar os aprendizados no dia-a-dia.
Não espere fazer anotações freneticamente enquanto alguém transmite sua sabedoria na frente da sala; ao contrário, os participantes são convidados a compartilhar conhecimentos e experiências para que os outros aprendam com elas.
Quem conduz os cursos são nossos facilitadores. E eles não são detentores do conhecimento, e sim profissionais capacitados para conduzir o processo de aprendizagem de forma didática a partir dos conceitos e da bagagem do grupo presente. Além disso, eles estão no mercado de trabalho, e por isso têm experiência prática e conseguem se identificar com muitas das situações que surgem ao longo do curso.
Acreditamos em uma experiência de aprendizado diferente para cada participante, de acordo com a sua história e suas reflexões.
Discutimos (e agimos sobre) o mundo real. Todo o conhecimento é transportado para o dia a dia através de reflexões e atividades práticas. Espere colocar muito a mão na massa e descobrir fazendo.
Todo o embasamento do conteúdo está disponível a partir da Bibliografia para quem quiser se aprofundar. Mas não é obrigatório – o coração do aprendizado está no curso e nas interações.
Os cursos da Fundação Estudar começaram a ser desenvolvidos em 2011, a partir de entrevistas em profundidade com a rede de Líderes da Fundação Estudar e outros parceiros importantes, como o trio fundador Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.
Nestas entrevistas – e, posteriormente, em pesquisas quantitativas, qualitativas e estudos da principal bibliografia sobre desenvolvimento humano e liderança – buscamos identificar o que lideranças transformadoras tinham em comum. Deste aprofundamento saíram as premissas do nosso portfólio: trabalharemos com desenvolvimento de habilidades socioemocionais, disseminação de valores de liderança e amplificação de histórias inspiradoras.
Para promover esse desenvolvimento através de experiências educacionais, criamos os seis pilares da nossa metodologia. Eles são baseados em estudos sobre aprendizagem de adultos e antroposofia, metodologia que entende o aprendizado como uma experiência que deve passar pelo entendimento conceitual, reflexão sobre sentimentos e vivências práticas.
O primeiro curso foi lançado em 2012 e desde então especializamos nossa equipe em curadoria de conteúdo de ponta, metodologias ativas de aprendizagem e facilitação.
A cada lançamento, convidamos especialistas nas temáticas para apoiar no desenvolvimento do conteúdo, e buscamos referência nos maiores centros de excelência internacionais.
Por exemplo, o Interpersonal Dynamics da Escola de Negócios de Stanford inspirou nosso Curso de Facilitação, e o Design Your Career, da Escola de Engenharia de Stanford, inspirou o Decisão de Carreira.
Com isso, ampliamos o portfólio procurando atender às necessidades de uma geração inquieta e de um país que anseia por profissionais de impacto.
Em 2017, realizamos uma pesquisa de mensuração de impacto para avaliar e, felizmente, confirmar as percepções que tínhamos a partir de inúmeros relatos de participantes.
Para garantir a precisão científica e a isenção das avaliações, contratamos o Laboratório de Pesquisa e Avaliação em Aprendizagem da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em um projeto que durou quase 2 anos. Usamos todo o ferramental estatístico à disposição para selecionar e analisar as amostras, reduzindo ao máximo desvios e vieses, e chegamos a conclusões significativas.
Identificamos que a participação nos nossos cursos está relacionada a maiores salários no mercado formal de trabalho. Também percebemos a persistência desses resultados salariais até três anos após o curso, mostrando que os efeitos vão além do curto prazo.
Vimos que os cursos influenciam em assertividade, iniciativa, perseverança, otimismo e protagonismo dos jovens, além de torná-los mais engajados e satisfeitos com o seu trabalho.
“Resultados positivos em avaliações de impacto na área de Educação não são a norma, e, sim, exceção. Felizmente, as conclusões dos projetos de mensuração de impacto da Fundação Estudar indicam que os programas estão indo na direção correta e têm impacto real na vida das pessoas.
Igor Lima, Líder Estudar e apoiador do projeto de mensuração de impacto
Para saber mais: confira nosso Relatório Anual
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