O mercado de consultoria movimenta alguns bilhões de reais todos os anos no Brasil em negócios de diversas áreas. São empresas e mais empresas que impactam diretamente a vida de milhões de pessoas em um setor em expansão.
Dados da Associação Brasileira de Consultores mostram que esse mercado deve dobrar de tamanho. Até 2025, segundo a organização, o setor deve crescer cerca de 50% e atrair cada vez mais profissionais.
Para entender melhor essa potencial oportunidade de carreira, o Na Prática ouviu o Managing Partner Vinicius Garcia, da consultoria Heartman House. Ele explicou como funciona o trabalho, quais são as habilidades necessárias e deu dicas para futuros profissionais.
De modo geral, segundo Vinicius Garcia, uma consultoria pode ser definida como um agente externo às organizações que:
Para isso, explica ele, é preciso que as consultorias, e consequentemente seu consultores, dominem:
Ou seja:
Na maior parte das vezes, as empresas contratam consultorias para que elas ajudem em questões técnicas que, por várias razões, elas não dominam.
No Brasil, hoje, existem mais de 100 mil empresas consideradas como de consultoria ou assessoramento. Desse total, as mais comuns são consultorias nos ramos de:
#1. Gestão e estratégia
#2. Reestruturação
#3. Fusões e Aquisições
#4. Marketing
#5. ONGs
#6. Software e TI
#7. Recursos Humanos
Para Vinícius, não existe uma carreira específica que permita atuar no mercado de consultoria.
A multidisciplinaridade, aliás, é um ponto forte dos profissionais que atuam nas melhores empresas do ramo.
“Qualquer pessoa que goste de lógica e de resolver problemas [pode atuar como consultora]”, analisa o especialista. “Os profissionais na nossa consultoria, por exemplo, podem se desenvolver para que se tornem especialistas ou líderes de projeto. Esses dois profissionais são indispensáveis para para um bom projeto em consultoria.”
Por essa lógica, Vinicius elenca as habilidades fundamentais para se tornar um consultor ou uma consultora:
“Aprender sobre contabilidade e finanças, resolução de problemas, comunicação, são conhecimentos básicos em uma consultoria de gestão e estratégia ou reestruturação”, elenca ele. “O consultor precisa acima de tudo gostar de estar desafiado, da exposição [ao desafio] e é preciso que essas pessoas tenham a capacidade de aprender rápido.”
Depois que nós chegamos ao ensino médio, é comum que passemos a questionar qual será…
Quem gosta de tecnologia costuma dar sinais cedo. Deborah Alves, fundadora da Cuidas e ex-aluna…
Você já ouviu a frase: "Quem falha em planejar, planeja falhar"? Essa máxima não poderia…
Business Intelligence (BI) é um conjunto de estratégias, tecnologias e ferramentas que capacitam as organizações…
O trabalho em equipe é uma necessidade que acompanha os profissionais desde a fase inicial…
Você sabia que a técnica pomodoro promete ajudar quem tem dificuldade em terminar as suas…
Deixe um comentário