Como causar uma boa primeira impressão em qualquer ambiente

Capa da matéria Como causar uma boa primeira impressão em qualquer ambiente

Redação, do Na Prática

Publicado em 18 de agosto de 2020 às 09:00h.

Embora a expressão “a primeira impressão é a que fica” seja apenas um ditado popular bem conhecido, a ciência corrobora a ideia. Ao longo do tempo, estudos confirmam que o primeiro contato impulsiona um julgamento inicial que influencia fortemente a opinião que uns têm dos outros.

“A primeira impressão tem um grande viés cognitivo. Formamos uma opinião com base naquilo que interpretamos pelo nosso vocabulário interno, nossa percepção. O olho (sensação) vê e a mente interpreta com base no que sabemos, gostamos, enfim…”, explica Emerson Weslei Dias, coach e consultor de carreira.

“É instintivo, não temos como controlar. Tomamos a decisão de gostar ou não gostar a partir do nosso julgamento, que é um ato psíquico”, completa.

São poucos os que têm mais entendimento sobre os vieses cognitivos e, consequentemente, conseguem estar mais cientes – e mais flexíveis – sobre a primeira impressão que formam de alguém. “Geralmente, essas pessoas se questionam se não estão formando um julgamento precipitado”, afirma o coach.  

Em todos os outros casos, na maioria das vezes, a primeira impressão é tida quase que como definitiva. Por isso, se esforçar para um bom primeiro contato é o ideal em situações em que a primeira impressão pode ser decisiva – como entrevistas de emprego ou networking.

Recentemente, estudiosos foram ainda mais longe em relação ao assunto e listaram, a partir de resultados de pesquisa, atitudes que mais causam uma primeira impressão desfavorável. São elas:

  • Disfarçar realizações em uma reclamação ou com (falsa) humildade
  • Elogios sarcásticos
  • Hipocrisia
  • Arrogância

Ou seja: apesar de a primeira impressão ser um julgamento incontrolável por parte da mente dos outros, existem comportamentos que a modificam.

Dicas para causar uma boa primeira impressão

Segundo Emerson, não existe uma receita para que o primeiro contato seja positivo, mas alguns elementos são essenciais, principalmente para fazer networking ou em uma entrevista. Em suma, o especialista sugere combinar “empatia, boas perguntas e escuta ativa”. Confira suas dicas.

1. Sorrir sinceramente

Se não for sincero, provavelmente não vai fomentar empatia no outro.

2. Aperto de mão firme

Mas, cuidado: não exagere a ponto de causar desconforto.

3. Usar tom de voz agradável

Não fale muito baixo, nem grite; ajuste o tom de voz de acordo com as circunstâncias, mas garanta que é agradável e claro.

4. Usar roupas neutras

Em um contexto profissional, o coach aconselha vestimentas neutras que não desviem a atenção, em um primeiro contato.

5. Ser pontual

Chegar atrasado – e até suado ou ofegante – pode contribuir para uma opinião desfavorável sobre você.

6. Fazer perguntas pertinentes

Fazer perguntas que mostrem interesse e que você pesquisou o assunto (ou a organização).

7. Ouvir com atenção

Não fale sem dar espaço para o outro – e pratique escuta ativa.

Leia também: 5 dicas para desenvolver sua habilidade de comunicação

Depois da primeira impressão… como criar uma boa reputação?

Você conseguiu o emprego e, apesar de a primeira impressão ter valido, agora você precisa fixar as opiniões positivas. O que fazer?

“Ofereça-se para ajudar os novos colegas, principalmente naquelas atividades que ninguém gosta muito de fazer, ouça as histórias deles, demonstre interesse em entendê-los”, diz Emerson. Também tente criar conexões em várias áreas, se valendo do benefício de ser novo e poder “perguntar até mesmo o óbvio”, completa ele.

Além de ser empático, focar em fazer boas perguntas e escuta ativa – dicas que valem para o primeiro contato – e manter interesse nas pessoas, ter coerência entre o que diz e faz é peça-chave para uma boa reputação.

“Reputação tem a ver com atitude demonstrada e percebida. Faça o que diz que fará, mantenha sempre coerência entre o que diz, o que faz e o que as pessoas percebem.”

Ao longo do tempo, tente obter a percepção das pessoas sobre você pedindo feedbacks dos colegas e chefe. E, atenção: evite comparar a antiga empresa com a atual, o que pode ser contraprodutivo se quer criar relacionamentos significativos no novo ambiente.

Leia também

Faça parte da nossa comunidade de protagonistas