Ícones coloridos de homens

Recentemente, nós lançamos um curso com o mentor Daniel Castello sobre liderança transformadora. A proposta do curso, diferentemente de outras abordagens, é que o desenvolvimento aconteça de dentro para fora. Entender como você funciona, qual o seu momento e como melhorar é o primeiro passo antes de começar a gerir outras pessoas. Afinal, você não pode ajudar a administrar o tempo dos seus funcionários se ainda não souber gerir o seu ou ser a âncora que acalma o time se não souber controlar as próprias emoções.

Com estes testes profissionais, desenvolvidos pela Endeavor em parceria com a Runrun.it, você pode aprofundar o conhecimento que tem sobre o próprio perfil de liderança, de acordo com as respostas que der às situações hipotéticas, apresentadas nos testes.

Faça os testes abaixo e identifique o seu perfil

Lembre-se de ser completamente sincero nas respostas –isso vai garantir que o resultado seja mais assertivo e útil para o seu desenvolvimento.

1. A sua equipe é engajada?

Mais do que satisfeitos com o salário, o plano de carreira e o ambiente de trabalho, seus funcionários são engajados? Um time motivado tem a clareza de que faz parte de algo maior, compartilha objetivos comuns e tem perspectiva de crescimento constante para desenvolver ideias e projetos com autonomia e responsabilidade. Faça o teste e descubra se o seu time chegou nesse estágio de sintonia –e, principalmente, o que você pode fazer para desenvolvê-lo.

2. Você é melhor gestor ou líder?

Por um lado, é preciso garantir que os esforços sejam transformados em resultado, analisando o cenário e tomando dezenas de decisões todos os dias. Já liderar significa mobilizar as pessoas em direção a um objetivo, o que exige uma habilidade de comunicação e de relacionamento interpessoal. Você convive bem com os dois lados ou sente que um deles pesa mais do que o outro? Descubra nesse teste.

3. Que tipo de líder você é?

Guardião, idealista, visionário ou inspirador? O jeito com que você se relaciona com seus funcionários, com seus pares e, principalmente, como enfrenta situações de conflito diz muito sobre o seu estilo de liderança. Nesse teste, você identifica seu perfil para, a partir disso, trabalhar suas forças e seus pontos a desenvolver.

4. Com que grande líder você se parece?

Você é a favor do conflito ou prefere criar ambientes onde as pessoas se sintam mais seguras? É mais passional ou racional? A resposta a essas perguntas vai indicar a qual grupo de líderes você pertence –e quem foram os grandes nomes da história que se encaixam nesse perfil. Assim, você pode se aprofundar na biografia de cada um deles para entender o que tornou suas jornadas tão fascinantes.

5. Você sabe falar em público?

A comunicação é a habilidade-chave de todo líder. Da conversa individual ao discurso para o time, saber expressar suas ideias, persuadir as pessoas e dar as notícias difíceis são um desafio. Nesse teste você pode identificar os pontos que pode desenvolver em suas próximas apresentações.

6. Você sufoca seu time?

Você dá autonomia às pessoas ou costuma praticar o “micromanaging”? Pode não perceber, mas às vezes o excesso de controle pode impedir o surgimento de ideias mais criativas e disruptivas. Conheça os hábitos mais comuns que você pode adquirir para trabalhar a confiança nos seus colaboradores.

Com essas informações em mãos, reserve um tempo para refletir sobre os resultados e os materiais complementares dos testes que fez. São essas características que vão guiá-lo para se tornar, a cada dia, um líder capaz de formar times engajados e de alta performance.

Inscreva-se no Curso por Email: 8 Ferramentas para ser um(a) líder melhor

 

Este artigo foi publicado originalmente em Endeavor

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: