O livro Conversas Desafiadoras, de Harvard Businesse Review, estipula ações para lidar com conversas difíceis (Foto de Alexander Suhorucov via Pexels)

Em geral, é comum que as pessoas criem motivos para evitar uma conversa difícil. Pode haver razões psicológicas, razões práticas, mas, via de regra, toda motivação para evitar diálogos duros são consideradas pouco justificáveis.

Não entende como?

Bom, o caso é que, para a maioria dos principais motivos que criamos para evitar esses embates, existe uma ação que pode ser realziada para evitar a omissão.

Quem aponta isso é o livro Conversas desafiadoras, elaborado pela Harvard Business Review Press, que indica uma solução para cada mau motivo para evitar conversas difíceis.

Confira a seguir.

Motivos ruins para evitar conversas desafiadoras (e soluções)

#1. Você teme conflitos

O medo do conflito, ou seja, de discordâncias, é uma das principais razões para que as pessoas se omitam em momentos nos quais conversar é importante.

Para esse temor, o livro da HBR explica que é importante reconhecer o teor corriqueiro das conversas difíceis no cotidiano profissional.

“Olhar o que está ocorrendo superficialmente pode ajudar você a se concentrar na cusa fundamental e reduzir seu desconforto.”

#2. Você nega que exista um problema

A negação é algo muito comum para muitas pessoas, e não somente quando é preciso conversar algo desafiador. Trata-se, no fim das contas, de um mecanismo de defesa que, na maior parte do tempo, não ajuda.

“Pénsa em suas relações no local de trabalho”, indica o livro. “Perceba quem parece tenso, frustrado ou improdutivo. Considere que esses fatores negativos estão impedindo você de dar o melhor de si e de colaborar com eficiência.”

#3. Você tem certeza de que a outra pessoa não mudará

Nem sempre, e isso é libertador, será possível mudar as pessoas. Conversas não precisam ser um sucesso apenas quando convencemos alguém de algo.

Por essa razão, Conversas Desafiadoras indica que é preciso encarar as conversas com um novo objetivo em mente.

“Você quer melhoras suas interações e pode fazer isso ajustando seu modo de pensar e modificando seu comportamento.”

#4. Você acha que pode contornar o problema

Na vida profissional, quase sempre será necessário resolver os problemas com a ajuda de terceiros. Isso porque não existe, em quase canto algum, equipes de uma pessoa só. Assim, os problemas de um sempre são os problemas de todos nas organizações.

Para isso, Harvard indica: “Avalie se os benefícios de uma situação melhorada são maiores do que os riscos de abordar o problema. Se não forem, observe suas interações; você pode precisar rever sua abordagem.”

#5. Você acha que o problema será solucionado por conta própria

Pessoas que costumam “deixar pra lá” seus prolemas acabam criando outros problemas ainda maiores. Erros pequenos, quando não têm atenção, acabam crescendo muito.

“A maioria dos problemas não desaparece do nada”, explica o livro Conversas Desafiadoras. “Se forem ignorados, podem piorar. Envolver-se em uma conversa habilidosa pode aproximar você de uma solução positiva.”

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