Redação, do Na Prática
Publicado em 2 de abril de 2018 às 19:00h.
O dia a dia de um presidente de empresa costuma ser, no mínimo, corrido. Eles têm rotinas malucas, acordam cedo e são bombardeados por demandas, além de carregarem nas costas a responsabilidade que vem com liderar uma companhia. Por isso, ter truques para aumentar a produtividade é fundamental. CEOs brasileiros revelaram à Época NEGÓCIOS o que fazem para ser mais produtivos. Esses executivos entrevistaram uns aos outros para a nossa edição especial de aniversário, que está em março nas bancas.
O que faz para ser mais produtivo: Faz parte do grupo de presidentes que tenta tornar as reuniões mais eficientes. Uma dica? “Fazer reunião em pé.”
O que faz para ser mais produtiva: Disciplina com horários e agenda, além de saber priorizar. Tentar fazer reuniões curtas, muitas vezes remotas — até mesmo de dentro do carro.
O que faz para ser mais produtivo: Diz seguir a ideia de “get things done” — não deixa para depois o que pode ser feito em um ou dois minutos. Busca manter a caixa de e-mails vazia e acha importante “perder” cinco minutos para planejar o que vai fazer.
O que faz para ser mais produtivo: Assim como os colegas, tenta sempre fazer reuniões mais rápidas.
O que faz para ser mais produtivo: Usa o e-mail como se fosse uma to-do list. “Nunca deixo nenhuma mensagem na caixa sem resposta”, diz. “Tudo que ainda está lá é porque sei que tenho uma ação para tomar sobre aquilo.”
O que faz para ser mais produtivo: Tenta marcar reuniões curtas, para que as pessoas sejam mais objetivas, com “baixíssima tolerância a atraso” e sem celular. Gosta de usar a hora do almoço para fazer reuniões.
Esta matéria foi originalmente publicada pela Época Negócios.
Foto: Fabio Coelho / Reprodução Época Negócios