Homem, com um celular na mão, leva os dedos À testa, em sinal de dúvida.

No mundo das empresas, nada pode ser mais cruel do que o sentimento de você não se encaixar no trabalho que está fazendo. É como se nós ficássemos presos à companhia e como se nossa vida perdesse um pouco de sentido. Afinal, ficamos muito tempo em nossos locais de trabalho.

Pensando nisso, o site Thrive Global compilou, em artigo, 3 perguntas que você pode se fazer para entender se o trabalho vale a pena ou não. Serve para quem já está empregado e para quem ainda está tentando se decidir.

3 perguntas para se fazer antes de assinar um contrato de emprego

#1. Minha personalidade se encaixa com a cultura da empresa?

O cotidiano das empresas engloba muitos detalhes que não estão descritos nas letrinhas pequenas dos contratos. Por isso, é muito importante fazer perguntas sobre a cultura da companhia antes de aceitar o trabalho

Oprah Winfrey, por exemplo, a famosa apresentadora americana, disse recentemente em uma entrevista que ela deixou o 60 minutes porque a personalidade dela não combinava com o papel que tinha que desempenhar no programa.

“Eu estava trabalhando enquanto deixava a mim mesma de lado e esmagava a minha personalidade”, afirmou ela ao Hollywood Reporter. “Eu gostava das pessoas, mas o formato do programa não era o melhor pra mim”.

Embora aquela parecesse uma oportunidade promissora, Oprah saiu da empresa porque ela não combinava com a sua natureza – e, olhando agora, a decisão permitiu a ela passar mais tempo em um trabalho muito mais significativo e que a projetou para o mundo (como bem sabemos).

Leia também: Entenda porque a cultura da empresa importa em 4 pontos

#2. Esse trabalho é significativo para mim?

Dois terços da força de trabalho dos Estados Unidos sofre com a síndrome de burnout, e especialistas dizem que uma justificativa para esse número em ascensão está associada ao número de pessoas que não encontram significância no que fazem.

Portanto, antes de aceitar um trabalho, pergunte-se sobre a missão por trás da companhia e entenda se ela está alinhada com os seus valores.

Se você encontrar um senso de propósito no trabalho que está fazendo, é muito mais provável que você se sinta realizado e feliz. Por outro lado, se você está passando pelos desafios do seu trabalho sem se sentir conectado a eles, você pode acabar vivendo os sinais do burnout mais rápido do que imagina.

#3. Posso ser eu mesmo nesse trabalho?

A maneira como você escolhe se mostrar no trabalho pode impactar seriamente a maneira como você se sente sobre o trabalho que está fazendo. Logo, é muito importante encontrar um local em que você se sinta confortável para demonstrar quem você é de verdade.

Quando estiver pensando no emprego que estão te oferecendo, lembre-se que existe uma diferença entre dar o melhor de si e não se sentir livre para ser você mesmo. Se você sente que precisa esconder parte de quem você é, é bem provável que essa empresa não seja a certa para você, e você pode estar se encaminhando para uma experiência estressante.

Leia ainda: Entrevista de emprego: guia completo para você mandar bem e conquistar a vaga

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: