Fundação Estudar - Na prática - Desenvolvimento pessoal e profissional de jovens

3 segredos das empresas que dão certo

empresas que deram certo

Startup é o nome que se dá para um negócio recém criado. Desse estágio, vem uma série de estruturações e angariação de fundos, o que pode se dar de diversas formas.

Para o capitalista de risco Shahin Farshchi, no entanto, a tendência futura é que, com a abundância de novos empreendimentos, entre outros fatores, o capital torne-se escasso e os investidores sejam mais criteriosos.

Farshchi é sócio da Lux Capital, uma renomada companhia investidora. Tendo avaliado inúmeras startups, ele identificou alguns fatores que, no futuro, acabaram por influenciar positivamente e contribuir para empresas que deram certo. Selecionamos as melhores dicas, detalhadas por ele em um artigo no TechCrunch.

3 diferenciais das empresas que deram certo (desde a arrecadação de capital)

#1 Ênfase em pontos que representem sua missão

Ainda que a receita seja uma das principais ênfases quando empreendedores apresentam-se a investidores, Farshchi considera que, se tal receita não representa nada quando se trata da visão geral da companhia, ela tem pouco significado.

Em vez disso, atesta ele, o esforço deve ser direcionado em provar três hipóteses, focadas no que de fato importa para os investidores:

  • A startup é capaz de construir um produto “especial”?
  • É fácil de convencer os clientes a pagar pelo produto?
  • Esses clientes representam um mercado potencialmente massivo?.
  • É pouco atrativo para os clientes mudarem para empresas alternativas?

#2 Talentos com experiência

No começo de uma organização, os times que a formam devem ser capazes de convencer os primeiros investidores de que conseguem superar os principais obstáculos. Mas não é só: também precisam mostrar que conseguem recrutar pessoas que, na prática, façam a visão maior acontecer.

“Infelizmente, mais fundadores lutam quando se trata de recrutar pessoas com experiência real para reduzir uma tecnologia à prática, executando um produto que os clientes desejam e traçando o caminho para expandir seu mercado”, afirma o sócio da Lux Capital.

Embora, segundo ele, existam várias exceções de pessoas que conseguiram fazer isso pela primeira vez em uma empresa que nasce, as startups que vieram a se tornar grandes organizações já tinham grande definição sobre o tipo de talento que precisavam para executar o desafio – e como atraí-lo.

#3 Métricas que realmente importam

O tipo de validação que as empresas SaaS (sigla em inglês para “software como serviço”) utilizam se popularizou e o que acontece hoje é que muitas companhias fora desse setor aplicam as mesmas métricas. Para Farshchi, os investidores mais experientes não consideram números ligados a métricas não representativas para o negócio.

“Desenvolva uma compreensão clara de como seu negócio será medido. Não inunde seu investidor com números; apresente uma hipótese concisa para a sua vantagem ‘injusta’ em um mercado em crescimento com sua tração atual sendo evidência para apoiá-lo.”

 

Busca cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional?

Então se liga nessa curadoria que a Fundação Estudar fez para você! Com aulas 100% online
e a participação de grandes nomes do mercado de trabalho, esses materiais vão te ajudar
desde a entrevista até os desafios que aparecerão na sua carreira!

Clique para garantir seu acesso gratuito!

 

“Espero que os fundadores engenhosos de hoje procurem parceiros, sejam funcionários, consultores ou investidores, para ajudá-los a responder a essas perguntas”, finaliza o sócio da Lux Capital. Ele atribui a maior responsabilidade, no entanto, a times cognitivamente diversos, que seriam os protagonistas no processo de acelerar a evolução das companhias e trazer inovações disruptivas para o mundo.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

MAIS DO AUTOR

EM DESTAQUE

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!