mulher sentada em sofá vermelho lendo

Com tantas opções de entretenimento disponíveis, nem sempre é fácil começar a ler. A nova temporada da série que você gosta, as infinitas opções de podcasts disponíveis, as redes sociais…

Parece ser mais fácil ter tempo para se dedicar a qualquer uma dessas atividades do que arranjar um espaço na rotina para colocar a leitura em dia. 

Se você tem essa dificuldade, separamos algumas dicas que podem te ajudar a desenvolver o hábito de leitura em 2021! 

 

 

Lembre-se que esse deve ser um processo leve e que irá te trazer momentos de tranquilidade, sem cobranças ou culpa por não ler tanto quanto você gostaria. 

O importante é começar e tornar essa atividade prazerosa!

#1 Comece pelo que você mais gosta

Na hora de fazer com que um novo hábito vire parte do seu dia a dia, quanto mais fácil, melhor. Por isso, escolha títulos que você tem 100% de certeza que irá se conectar. 

Gosta de esportes? Que tal procurar pela biografia de um atleta que você admira? 

Amou um filme que foi produzido a partir de um livro? Que tal ler a sua versão original? O importante é buscar por histórias interessantes e que irão te despertar curiosidade. 

Evite livros muito complexos e grandes para não desanimar!  

Não sabe o que ler? Confira 10 leituras que os CEOs indicam neste texto do Na Prática.

#2 Encontre os melhores momentos da sua rotina para ler

A leitura exige a sua atenção completa. E talvez seja até por isso que muita gente sente dificuldade em conseguir criar esse hábito

Não é possível ler e mexer no celular ou ficar com a TV ligada igual você faz enquanto arruma o seu quarto. 

Por isso, diante das suas obrigações de trabalho e estudo, é importante entender quais são os melhores horários para encaixar essa atividade. 

Será que você gosta mais de ler durante o café da manhã ou antes de dormir? Perceba o que funciona melhor para você e faça disso um ritual de autocuidado. 

Só tome cuidado para não deixar a rotina extremamente rígida, se obrigando a ler em horários pré-determinados mesmo que você não esteja com vontade.  

#3 Não se pressione

Como acabamos de falar, o momento da leitura tem que ser prazeroso. Encontre o seu ritmo e aproveite o momento. 

Começou e não está conseguindo se concentrar? Tente de novo amanhã. 

Você não está gostando daquele livro que todo mundo te indicou? Por que não parar e retomar essa leitura em um outro momento da vida?

Forçar a leitura é a pior coisa que você pode fazer!

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre criar bons hábitos

#4 Leia com outras pessoas

Quer um incentivo a mais para a leitura? Junte pessoas próximas que também tem o objetivo de ler mais para trocarem opiniões sobre um mesmo livro. 

Além de tornar a leitura mais dinâmica, você ainda vai conhecer diferentes pontos de vista sobre a mesma narrativa, enriquecendo a sua experiência. 

Assumir um compromisso que envolve outras pessoas também pode te ajudar a ter mais motivação para priorizar a leitura ao invés de outras atividades. 

#5 Peça indicações 

Pense quem são as pessoas que dividem muitos interesses em comum com você. Alguma delas já tem o hábito da leitura desenvolvido?

Se sim, uma ótima opção é pedir sugestões com os títulos mais recomendados por ela. Como você já sabe que os gostos de vocês são parecidos, existem grandes chances de você também gostar do livro indicado. 

Essa é uma maneira de você escolher os livros mais assertivamente, sem correr muitos riscos de se surpreender negativamente e acabar desistindo da leitura.

Além disso, conversar com pessoas que já conseguem ler com a frequência com que você gostaria é uma boa alternativa para descobrir como elas conseguiram chegar onde você quer. 

Pergunte sobre a criação desse hábito, suas preferências, dicas… Quem sabe você não sai desse papo com ainda mais vontade de ler? 

Quer colocar essas dicas em prática e já escolher o próximo livro? Então dá uma olhada nesta lista com 50 títulos recomendados pelo Bill Gates

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!
O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: